Tabla de contenidos
O melhor hidratante para a pele seca do rosto é aquele que trata a secura e a rigidez. A sua utilização é ideal para as mudanças bruscas de temperatura que danificam a pele no inverno, quando está frio no exterior e o aquecimento é muito elevado no interior. É por isso que é necessário utilizar cosméticos que contenham ingredientes como as ceramidas ou o ácido hialurónico, entre outros, nesta altura do ano.
Como escolher o melhor creme para a pele seca?
Cada tipo de pele tem as suas próprias caraterísticas e, no caso da pele seca, é necessário tomar as medidas adequadas para evitar a desidratação. Na pele seca, a barreira protetora não está muitas vezes nas melhores condições.
Além disso, ocorre frequentemente descamação, aperto, comichão e vermelhidão, especialmente nos meses mais frios do ano. O que deve procurar quando compra um hidratante para a pele seca?
A textura
Quando escolhemos cosméticos, precisamos de uma textura que se adeqúe aos nossos gostos e necessidades. Por exemplo, quem não gosta de uma sensação pegajosa deve optar por uma textura leve ou em gel.
Ingredientes
Os três tipos de ingredientes que devemos procurar nos nossos cremes para a pele seca são os seguintes:
- Hidratantes. Estes são ingredientes que atraem a água para a camada mais externa da pele. O ácido hialurónico ou a glicerina são os que dão melhores resultados.
- Emolientes. Este tipo de ingrediente ativo cria uma camada protetora de lípidos. Como resultado, ajudam a reter a hidratação proporcionada pelos ingredientes anteriores. Que tipo de ingredientes são mais emolientes? Óleos vegetais, manteigas, ceramidas e álcoois gordos.
- Oclusivos. Se um produto é oclusivo, isso significa que impede a evaporação da água da pele. Isto é conseguido por meio da formação de uma barreira protetora sobre a pele. Os ingredientes mais populares para este efeito são opetrolato ou a vaselina. Mas não são os únicos; outros com este tipo de propriedade são a cera de abelha, o esqualeno e a lanolina.
Zona do corpo
Nem todas as zonas do corpo têm as mesmas necessidades. Por isso, não se usam os mesmos cremes para a pele seca do rosto ou dos cotovelos, por exemplo.
Isto deve-se ao facto de a pele do rosto ser muito mais fina do que a de muitas outras zonas. Além disso, a perceção do cosmético que aplicamos nas pernas pode não nos incomodar, mas o mesmo produto pode ser desconfortável no rosto.
Isto significa que, embora possamos usar o creme de corpo no rosto, pode não ser tão confortável como gostaríamos.
Os melhores cremes para a pele seca
A combinação de produtos hidratantes e hidratantes é a melhor solução para ajudar a reter a humidade na pele seca ou muito seca. Se a desidratação é o principal problema de uma pele, deve ser combatida, mas também vale a pena cuidar de outras circunstâncias.
Assim, por exemplo, antes de comprar um hidratante para a pele seca, é aconselhável prestar atenção a todas as suas necessidades.
- Creme com proteção solar. Um creme para a pele seca estaria completo se incorporasse um fator de proteção solar. Este fator não só ajuda a proteger contra a radiação ultravioleta do sol, como também previne as rugas e o aparecimento de manchas.
- Creme para pele seca com acne. A acne é muito comum na pele oleosa. No entanto, não podemos ignorar o facto de a pele seca e desidratada ser mais suscetível à ação bacteriana. É, portanto, possível que desenvolvam acne. Neste caso, deve optar por hidratantes que limitem o teor de óleo na sua formulação.
Avène Hydrance creme de dia ligeiro
A textura fina e fresca deste creme de dia ligeiro da Avène deixa a pele hidratada de forma duradoura. Os seus agentes hidratantes optimizam a penetração e a difusão da água termal e controlam as perdas imperceptíveis de água.
A água termal é calmante e dessensibilizante, pelo que a pele fica envolta num véu de suavidade. Este cosmético não contém óleo e as suas cápsulas sebo-absorventes retêm o sebo e matificam o rosto.
Evita, assim, o brilho incómodo durante o dia. A pele fica flexível e fresca durante todo o dia e o produto está disponível com um fator de proteção solar SPF 30 e também numa versão BBcream com cor .
La Roche-Posay Effaclar Mat creme hidratante
Effaclar Mat é um tratamento hidratante que a La Roche Posay concebeu para regular o excesso de sebo, minimizar o aparecimento de poros abertos e matificar a pele.
A fórmula contém sebulyse, um ingrediente regulador da secreção sebácea mais potente do que o zinco. O produto tem uma textura sem óleo, enriquecida com esferas micro-absorventes e perlite.
Como resultado, o rosto fica instantaneamente mate. Por outro lado, proporciona à tez toda a hidratação de que necessita, ao mesmo tempo que suaviza o relevo cutâneo, o que o torna ideal para peles mistas com zonas secas e oleosas. Pode mesmo ser utilizado por pessoas com pele sensível.
Creme de rosto hidratante Cerave
Este creme de rosto hidratante leve e não oleoso é indicado para peles normais a secas e repara a barreira protetora da pele graças à sua fórmula com ceramidas essenciais, niacinamida e ácido hialurónico.
Graças à tecnologia MVE, proporciona uma hidratação intensa durante 24 horas e tem um efeito calmante na pele. Não tem perfume e é adequado mesmo para as peles mais sensíveis.
Creme de noite hidratante facial Cetaphil
Este creme nutritivo da cetaphil e de rápida aabsorção,muito calmante, pois repara e suaviza a pele durante a noite.
Contém ácido hialurónico para reidratar, extrato de azeitona e um complexo de vitaminas A, C e E. É perfeito para peles secas a normais e foi concebido para combater os sinais de pele sensível: irritação, tensão, aspereza, secura e uma barreira cutânea enfraquecida.
O nosso conselho é aplicar os cremes para peles secas acima referidos após o duche no corpo e depois de lavar o rosto com um produto de limpeza adequado. Isto ajudará a reter melhor a umidade. Isto deve ser feito algumas vezes por dia para o rosto e pelo menos uma vez por dia para o corpo.









































