Devoluções

Posso devolver um medicamento?

De acordo com o artigo 12 do Real Decreto 870/2013, de 8 de novembro, que regula a venda à distância ao público, através de páginas web, de medicamentos para uso humano não sujeitos a receita médica, a Farmaciasdirect não aceitará devoluções de medicamentos depois de estes terem sido dispensados e entregues ao cliente.

Excepções:

Medicamentos danificados pelo transporte: Dispõe de um prazo de 24 horas para nos enviar a reclamação, seguindo o mesmo procedimento de devolução do ponto 3 (Produto danificado/avariado).

Conforme estabelecido no artigo 12 do Real Decreto 870/2013, de 8 de novembro, que regula a venda à distância ao público, através de sites, de medicamentos para uso humano não sujeitos a receita médica, a Farmaciasdirect não aceitará devoluções de medicamentos depois de terem sido dispensados e entregues ao cliente.

Desistência da encomenda ou devolução do produto pelo cliente

Pode devolver uma encomenda ou produto nos seguintes casos:

Recebe uma encomenda e muda de ideias ou não é o que esperava (embora o produto recebido corresponda ao comprado).

Deseja cancelar uma encomenda confirmada e já está em estado de preparação ou expedição quando o incidente é gerido pelos nossos agentes. Neste caso, terá de rejeitar o pacote quando a agência de transporte proceder à entrega deste.

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAR A DESISTÊNCIA DE UMA ENCOMENDA OU PRODUTO

1) Deve contactar-nos, num prazo máximo de 14 dias de calendário a partir da recepção da encomenda, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações:

Referência da encomenda (que consiste em 9 letras maiúsculas).

Produto a ser devolvido ou indicar se é a encomenda completa.

Fotos do produto ou da encomenda a devolver (apenas se já tiver recebido a encomenda). -

Motivo para a devolução ·

Nos termos do artigo 103 da Lei 3/2014 de 27 de Março, tem um prazo de 14 dias de calendário a contar da recepção da ordem para solicitar a devolução, a menos que se aplique qualquer uma das Excepções ao direito da desistência.

2) Uma vez recebido a solicitação de devolução e verificada a documentação pelo departamento responsável, enviaremos um estafeta para recolher o produto em questão.

Para a devolução deve tentar utilizar a mesma caixa e embalagem com que recebeu o produto ou, se não estiver disponível, utilizar qualquer outro tipo de embalagem disponível, o que garante que o produto chega em boas condições às nossas instalações. Não é necessário imprimir qualquer etiqueta, será o estafeta que a fornecerá.

Os produtos selados que não podem ser devolvidos por razões de protecção da saúde ou higiene não deveriam ter o selo aberto.

3) Quando o produto chegar às nossas instalações, o departamento correspondente efectuará uma revisão do produto para processar o reembolso, deduzindo o montante de 4,99 euros correspondente ao custo da recolha e que será suportado pelo cliente.

4) Para iniciar uma reclamação, será necessário anexar fotografias da caixa original da Farmaciasdirect onde se possa verificar o seu estado e onde se possa ver a etiqueta da encomenda.

*Excepções ao direito de desistência

Os seguintes produtos não são adequados para devolução, a menos que sejam defeituosos ou estejam em mau estado:

Produtos que podem deteriorar-se ou expirar rapidamente, tais como, por exemplo: produtos alimentares em geral (fórmula infantil, alimentos para bebés, suplementos alimentares, entre outros), por razões de protecção da saúde, uma vez que o controlo de qualidade se perde.

Produtos selados impróprios para devolução por razões de protecção sanitária ou higiene e que tenham sido abertos após a entrega.

Produtos que, após a entrega e tendo em conta a sua natureza, foram inseparavelmente misturados com outros produtos.

Produtos que tenham sido abertos manipulados, que não mantenham intactas a sua embalagem original e todos os seus acessórios, ou que tenham tido autocolantes ou qualquer outro tipo de fita adesiva colocada sobre o produto ou embalagem. -

Produtos personalizados.

*Os pacotes de produtos devem ser devolvidos na sua totalidade, ou seja, todos os elementos do pacote devem ser devolvidos em conjunto. Não serão aceites devoluções parciais ou devoluções de produtos individuais que façam parte de um pacote.

Produto danificado/quebrado no transporte

Se tiver recebido um produto danificado ou partido durante o transporte, tem 24 horas para reclamar o incidente.

PROCEDIMENTO DE RECLAMAÇÃO PARA PRODUTOS DANIFICADOS OU PARTIDOS DURANTE O TRANSPORTE

1) Deve contactar-nos, num prazo máximo de 24 horas, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações:

Referência da encomenda (consiste em 9 letras maiúsculas).

Produto reclamado

Anexar fotos:

Da caixa tal como chegou até si, onde a etiqueta de transporte com os seus dados aparece claramente.

Da caixa, uma vez aberta, onde se pode ver o produto ou produtos danificados e a sua embalagem interior e protecções.

Foto do produto danificado, uma vez fora da caixa. No caso de testes de antigénios, deve enviar-nos uma fotografia do resultado do teste se este não tiver sido bem sucedido ou do produto se este estiver partido ou em mau estado.

Uma vez recebida a reclamação, e verificada a documentação pelo departamento responsável, procederemos à recolha do(s) produto(s) danificado(s).

Quando a nova remessa for recolhida pela agência de transportes, receberá um e-mail com o seguimento da mesma.

*No caso do montante dos produtos danificados não exceder 5€, a Farmaciasdirect não enviará o produto danificado, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra para o montante correspondente de tais produtos.

Importante!

Se receber um pacote com danos aparentes (aberto, com a caixa enrugada, molhada ou partida), é indispensavel que o cliente deixe um registo do mesmo na nota de entrega do estafeta, sem ela, não podemos aceitar a reclamação.

Período de reclamação: 24 horas.

Se, por outro lado, receber um pacote onde o dano não possa ser visto com a caixa fechada, mas quando abre o pacote o seu conteúdo está danificado (dano oculto), tem 24 horas para fazer uma reclamação.

Produto defeituoso/mau estado

Se tiver recebido um produto defeituoso, em mau estado ou errado, tem 3 dias de calendário para reclamar o incidente.

PROCEDIMENTO DE QUEIXA POR PRODUTOS DEFEITUOSOS OU EM MAU ESTADO

1) Deve contactar-nos, num prazo máximo de 3 dias de calendário, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações:

Referência da encomenda (consiste em 9 letras maiúsculas).

Produto reclamado.

Anexar fotos: Do produto recebido, tal como chegou até si, onde o defeito que nos indica pode ser apreciado

2) Uma vez recebida a reclamação, e depois de a documentação ter sido verificada pelo departamento responsável, e de a reclamação ter sido aceite, procederemos ao envio do produto correcto.

3) Quando a nova remessa for recolhida pela agência de transportes, receberá um e-mail com o seu seguimento. Na entrega da nova remessa, o estafeta pedirá os produtos que chegaram defeituosos ou em mau estado.

Para a devolução deve tentar utilizar a mesma caixa e embalagem com que recebeu o produto ou, se não estiver disponível, utilizar qualquer outro tipo de embalagem disponível para garantir que o produto chega em boas condições às nossas instalações. Não é necessário imprimir qualquer etiqueta, será o transportador que a fornecerá.

O produto a ser devolvido deve estar em perfeito estado, com selo, não manipulado, mantendo intacta a sua embalagem original e todos os seus acessórios, sem autocolantes ou fita adesiva no produto ou na sua embalagem.

*No caso do montante dos produtos danificados não exceder 5€, a Farmaciasdirect não enviará o produto danificado, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra para o montante correspondente de tais produtos.

Produto errado

Se tiver recebido um produto errado, tem 7 dias de calendário para reclamar o incidente.

PROCEDIMENTO DE QUEIXA PARA PRODUTOS ERRADOS

1) Deve contactar-nos, num prazo máximo de 7 dias de calendário, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações:

Referência da encomenda (consiste em 9 letras maiúsculas).

Produto reclamado

Anexar fotos:

Do produto recebido.

Do produto recebido, onde o Código Nacional (CN) é visível, que consiste em 6 dígitos numéricos.

Qualquer outra fotografia que nos ajude a verificar onde se encontra o erro (data de validade, etc.).

2) Uma vez recebida a reclamação, e depois de a documentação ter sido verificada pelo departamento responsável, e de a reclamação ter sido aceite, procederemos ao envio do produto correcto.

3) Quando a nova remessa for recolhida pela agência de transportes, receberá um e-mail com o seu seguimento. Na entrega da nova remessa, o entregador irá pedir os produtos que chegaram por engano.

Para a devolução deve tentar utilizar a mesma caixa e embalagem com que recebeu o produto ou, se não estiver disponível, utilizar qualquer outro tipo de embalagem disponível, para garantir que o produto chega em boas condições às nossas instalações. Não é necessário imprimir qualquer etiqueta, será o estafeta que a fornecerá. ·

O produto a ser devolvido deve estar em perfeito estado, com selo, não manipulado, mantendo intacta a sua embalagem original e todos os seus acessórios, sem autocolantes ou fita adesiva no produto ou na sua embalagem.

*No caso do montante dos produtos danificados não exceder 5€, a Farmaciasdirect não enviará o produto, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra para o montante correspondente de tais produtos.

Produto em falta na encomenda - Encomenda incompleta

Se tiver recebido uma encomenda e faltam alguns dos produtos tem 3 dias de calendário para reclamar o incidente através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações:

Referência da encomenda (consiste em 9 letras maiúsculas).

Indicar o produto que não chegou e as unidades.

2) Uma vez recebida a reclamação, e verificada a documentação pelo departamento responsável, procederemos ao envio do(s) produto(s), se aplicável.

3) Quando a nova remessa for recolhida pela agência de transportes, receberá um e-mail com o seguimento da mesma.

*No caso do montante dos produtos em falta não exceder 5 euros, a Farmaciasdirect não enviará o produto, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra pelo montante correspondente destes produtos.