Devoluções

Posso devolver medicamentos?

Conforme estabelecido no artigo 12.º do Real Decreto 870/2013, de 8 de novembro, que regula a venda à distância ao público, através de sítios Web, de medicamentos para uso humano não sujeitos a receita médica, a Farmaciasdirect não aceitará devoluções de medicamentos uma vez dispensados e entregues ao cliente. 

Exceções: 

Medicamentos danificados pelo transporte: Tem um prazo de 24 horas para nos enviar a reclamação, seguindo o mesmo procedimento de devolução que no ponto 3 (Produto danificado/partido). 

Medicamentos fornecidos por engano: Tem um prazo de 7 dias de calendário para nos enviar a reclamação, seguindo o mesmo procedimento para devolver o produto errado. 

Nestes casos, a Farmaciasdirect será responsável pela recolha destes produtos para posteriormente proceder à sua destruição.

Desistência da encomenda ou devolução do produto pelo cliente

Pode devolver uma encomenda ou produto se: 

Recebe uma encomenda e muda de ideias ou não é o que esperava (mesmo que o produto recebido corresponda ao produto adquirido). 

Você deseja cancelar um pedido confirmado e ele já está no estado de preparação ou envio quando o incidente é tratado por nossos agentes. Neste caso, você deve recusar o pacote quando a agência de transporte proceder com a entrega do pacote. 

Procedimento de Pedido de Retirada de Pedido ou Produto 

1) Deverá contactar-nos, no prazo máximo de 14 dias de calendário a contar da receção da encomenda, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações: 

Referência da encomenda (# 5 dígitos). 

Produto a devolver ou indicar se é a encomenda completa. 

Fotos do produto ou encomenda a devolver (Apenas no caso de já ter recebido a encomenda). 

Motivo da devolução. 

De acordo com o artigo 103.º da Lei n.º 3/2014, de 27 de março, dispõe de um prazo de 14 dias de calendário a contar da data de receção do pedido de reembolso, salvo se se aplicar alguma das exceções ao direito de rescisão. 

2) Uma vez recebido o pedido de devolução e verificada a documentação pelo departamento responsável, enviaremos um estafeta que irá recolher o produto em questão. 

Para a devolução, deverá tentar utilizar a mesma caixa e embalagem com que recebeu o produto ou, caso não a tenha, utilizar qualquer outro tipo de embalagem disponível, o que garante que o produto chega em boas condições às nossas instalações. Não precisa de imprimir qualquer etiqueta, será a transportadora a fornecê-la. 

Os produtos selados que não possam ser devolvidos por razões de proteção da saúde ou de higiene não deveriam ter sido desselados. 

3) Quando o produto chegar às nossas instalações, o departamento correspondente procederá a uma revisão do produto de forma a processar o reembolso do valor, deduzindo o valor de 3,99€ correspondente aos custos de recolha e que será suportado pelo cliente. 

4) Para iniciar uma reclamação, será necessário anexar fotografias da caixa de origem Farmaciasdirect onde o seu estado pode ser verificado e onde a etiqueta da encomenda pode ser vista. 

*IMPORTANTE 

Para fazer uma devolução, será necessário que o produto esteja bem embalado. Caso contrário, a devolução e/ou envio do novo produto ou reembolso será valorizada. 

*Exceções ao direito de retratação: 

Os seguintes produtos não são adequados para devolução, a menos que estejam defeituosos ou em mau estado: 

Produtos que podem deteriorar-se ou expirar rapidamente, como, por exemplo: produtos alimentares em geral (leite infantil, papinhas, suplementos alimentares, entre outros), por razões de proteção da saúde, uma vez que se perde o controlo de qualidade. 

Produtos selados que não são adequados para devolução por motivos de proteção da saúde ou higiene que tenham sido deslacrados após a entrega. 

Produtos que, após a entrega e tendo em conta a sua natureza, foram inseparavelmente misturados com outros produtos. 

Produtos personalizados. 

*As embalagens de produtos devem ser devolvidas na íntegra, ou seja, todos os itens da embalagem devem ser devolvidos juntos. Não serão aceites devoluções parciais ou produtos individuais que façam parte de um pacote.

Produto danificado/partido durante o transporte

Se recebeu um produto danificado ou partido durante o transporte, tem 24 horas para reclamar este incidente 

PROCEDIMENTO DE RECLAMAÇÃO PARA PRODUTOS DANIFICADOS OU QUEBRADOS EM TRÂNSITO: 

1)Deverá contactar-nos, no prazo máximo de 24 horas, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações: 

Referência da encomenda (# 5 dígitos). 

Produto reclamado 

Anexar fotos: 

A partir da caixa quando chegou, onde a etiqueta de transporte com os seus dados é claramente exibida 

Da caixa, uma vez aberta, onde o produto ou produtos danificados e sua embalagem interna e proteções que tinha podem ser vistos. 

Foto do produto danificado, uma vez fora da caixa. 

Uma vez recebida a reclamação e verificada a documentação pelo departamento responsável, procederemos ao envio do(s) produto(s) avariado(s). 

Assim que a nova remessa for retirada pela agência de transporte, você receberá um e-mail com o rastreamento dela. 

*Caso o valor dos produtos danificados não exceda 5€, a Farmaciasdirect não enviará o produto danificado, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra no valor correspondente aos referidos produtos. 

IMPORTANTE 

Se receber uma encomenda com danos aparentes (aberta, com a caixa enrugada, molhada ou partida), é essencial que o cliente deixe um registo da mesma na própria nota de entrega, o entregador, sem isso, não poderemos aceitar tal reclamação. 

Para fazer uma devolução, será necessário que o produto esteja bem embalado. Caso contrário, a devolução e/ou envio do novo produto ou reembolso será valorizada. 

Período de reclamação: 24 horas 

Se, por outro lado, receber uma embalagem em que o dano não pode ser visto com a caixa fechada, mas quando abre a embalagem o seu conteúdo está danificado (danos ocultos), tem 24 horas para fazer uma reclamação.

Produto defeituoso/mau estado

Se recebeuum produto defeituoso, danificado ou errado, tem 3 dias de calendário para reclamar este incidente. 

PROCEDIMENTO DE RECLAMAÇÃO POR PRODUTOS DEFEITUOSOS OU DANIFICADOS 

1) Deverá contactar-nos, no prazo máximo de 3 dias de calendário, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações: 

Referência da encomenda (# 5 dígitos). 

Produto reclamado. 

Anexar fotos: do produto recebido, como chegou, onde o defeito indicado pode ser apreciado. No caso de testes de antigénio, deverá enviar-nos uma fotografia do resultado do teste se este tiver sido reprovado ou do produto se estiver avariado ou em mau estado. 

2) Uma vez recebida a reclamação, e a documentação verificada pelo departamento responsável, e aceite, procederemos ao envio do produto correto. 

3) Assim que a nova remessa for retirada pela agência de transporte, você receberá um e-mail com o rastreamento dela. Na entrega da nova remessa, o entregador solicitará os produtos que chegaram com defeito ou em mau estado. 

Para a devolução, deverá tentar utilizar a mesma caixa e embalagem com que recebeu o produto ou, caso não a tenha, utilizar qualquer outro tipo de embalagem disponível, o que garante que o produto chega em boas condições às nossas instalações. Não precisa de imprimir qualquer etiqueta, será a transportadora a fornecê-la. O produto a devolver deve estar em perfeitas condições, sem abrir o selo, sem manipular, mantendo intacta a sua embalagem original e todos os seus acessórios, sem autocolantes ou fita adesiva no produto ou na sua embalagem. 

*IMPORTANTE 

Para fazer uma devolução, será necessário que o produto esteja bem embalado. Caso contrário, a devolução e/ou envio do novo produto ou reembolso será valorizada. 

*No caso de a quantidade de produtos defeituosos ou danificados não exceder €5, Farmaciasdirect não enviará o produto, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra para a quantidade correspondente dos referidos produtos.

Produto errado

Se recebeu o produto errado, tem 7 dias de calendário para reclamar o incidente. 

PROCEDIMENTO DE RECLAMAÇÃO POR PRODUTOS INCORRETOS 

1) Deverá contactar-nos, no prazo máximo de 7 dias corridos, através do nosso formulário de contacto e fornecer as seguintes informações: 

Referência da encomenda (# 5 dígitos). 

Produto reclamado. 

Anexar fotos: 

Do produto recebido. 

Do produto recebido, onde é visível o Código Nacional (NC), que é composto por 6 dígitos numéricos. 

Qualquer outra foto que nos ajude a verificar onde está o erro (data de validade, etc). 

2) Uma vez recebida a reclamação, e a documentação verificada pelo departamento responsável, e aceite, procederemos ao envio do produto correto. 

3) Assim que a nova remessa for retirada pela agência de transporte, você receberá um e-mail com o rastreamento dela. Na entrega da nova remessa, o entregador solicitará os produtos que chegaram por engano. 

Para a devolução, deverá tentar utilizar a mesma caixa e embalagem com que recebeu o produto ou, caso não a tenha, utilizar qualquer outro tipo de embalagem disponível, o que garante que o produto chega em boas condições às nossas instalações. Não precisa de imprimir qualquer etiqueta, será a transportadora a fornecê-la. 

O produto a devolver deve estar em perfeitas condições, sem abrir o selo, sem manipular, mantendo intacta a sua embalagem original e todos os seus acessórios, sem autocolantes ou fita adesiva no produto ou na sua embalagem. 

*IMPORTANTE 

Para fazer uma devolução, será necessário que o produto esteja bem embalado. Caso contrário, a devolução e/ou envio do novo produto ou reembolso será valorizada. 

No caso de o valor dos produtos errados não exceder €5, Farmaciasdirect não enviará o produto, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra para a quantidade correspondente dos referidos produtos.

Falta de produto na encomenda. Encomenda incompleta

Se recebeu uma encomenda e algum dos produtos está em falta, tem 3 dias de calendário para reclamar este incidente através do nosso formulário de contacto, fornecendo as seguintes informações: 

1) Referência da encomenda. 

Indique o produto que não chegou e as unidades. 

2) Uma vez recebida a reclamação e verificada a documentação pelo departamento responsável, procederemos ao envio do(s) produto(s), se aplicável. 

3) Para iniciar o processo de reclamação, será necessário anexar fotografias da caixa de origem para verificar o seu estado. 

4) Assim que a nova remessa for retirada pela agência de transporte, você receberá um e-mail com o rastreamento da mesma. 

*Caso o valor dos produtos em falta não exceda os 5€, a Farmaciasdirect não enviará o produto, mas emitirá um cupão de desconto para a sua próxima compra no valor correspondente aos referidos produtos. 

Prolongamos o prazo de devolução durante o período de Natal:

Prorrogamos o prazo de devolução dos produtos electrónicos e cosméticos em embalagens retrácteis até 10 de janeiro de 2025 para as encomendas efectuadas a partir de 28 de novembro.