A queda de cabelo no outono é normal?

Queda de cabelo no outono: causas, se é normal e dicas para a evitar
Tabla de contenidos

A queda de cabelo no outono é um motivo comum de preocupação, mas na maioria dos casos é normal. Descubra porque é que isso acontece e como parar a queda de cabelo nesta estação.

É normal perder mais cabelo depois do verão?

Há várias alturas do ano em que tendemos a notar mais queda de cabelo, principalmente na primavera e no outono. Por isso, deixe-me dizer-lhe que sim, é normal. Não tem de se preocupar.

Neste post, vamos ver o que causa a queda de cabelo no outono, conhecida como queda de cabelo sazonal, as suas caraterísticas, possíveis complicações e, mais importante, como podemos preveni-la, pará-la ou reduzi-la o mais possível.

Porque é que o cabelo cai mais no outono?

Acontece que, na maioria dos casos, se não existir nenhuma patologia prévia, trata-se do ciclo de vida natural do cabelo. Embora em alguns casos possa ser alarmante, é muito comum e tem um período de tempo limitado.

Ciclo de vida do cabelo

Este tipo de queda de cabelo, que ocorre em alturas como a primavera e o verão, é designado por queda de cabelo sazonal. Pode ter caraterísticas comuns à queda de cabelo reacional, causada, por exemplo, pelo stress ou por uma má alimentação, mas a queda de cabelo que ocorre nos meses de primavera e verão é conhecida como queda de cabelo sazonal.

Durante o verão, o cabelo encontra-se na fase telógena, também conhecida como fase de repouso. E o que é que acontece nesta fase? O cabelo já terminou o seu crescimento e já teve a sua atividade, no entanto, permanece ancorado durante algumas semanas. Quando o novo cabelo começa a crescer, empurra-o até que este caia e abre espaço para o seu crescimento. Este fenómeno coincide com os meses de primavera e verão, razão pela qual a queda de cabelo ocorre no outono, por exemplo, quando se lava o cabelo ou se penteia. Mas não é por causa desta prática, mas sim porque os cabelos fracamente ancorados, à espera que os novos cabelos os empurrem para fora, acabam por se soltar para dar lugar aos novos cabelos.

Existem também outras causas que podem acelerar ou favorecer esta queda de cabelo, como os agentes a que submetemos os nossos cabelos durante os meses de verão, por exemplo, o cloro, o sal, o sol, o suor, os bonés ou os chapéus. Isto enfraquece a fibra capilar, contribuindo para a queda de cabelo subsequente.

Quando é que deixa de ser normal?

Normalmente, depende do tempo em que se nota a queda do cabelo, bem como da quantidade de cabelo que se perde. Normalmente, dura entre 8 a 12 semanas, mas se durar mais tempo, o ideal será visitar um dermatologista para que possa analisar a situação e ver a origem desta queda de cabelo acentuada.

Como podemos travar a queda de cabelo

Na verdade, a queda de cabelo é um processo natural na vida do nosso cabelo que irá diminuir por si só, pois é a sua forma normal de crescimento. No entanto, no nosso site temos alguns tratamentos para fortalecer o folículo piloso e ajudar a acelerar o crescimento para que a queda de cabelo ou a perda de densidade do cabelo não seja tão percetível. A nossa recomendação seria:

  • Anacaps Reactiv da Ducray. Com ingredientes como o ferro, a biotina, as vitaminas do complexo B e o zinco, essenciais para estimular o crescimento do cabelo, melhoram a microcirculação para que os nutrientes necessários cheguem aos folículos, prevenindo e reduzindo assim a queda precoce do cabelo.
  • Loção anti-queda de cabelo Iraltone. Esta loção actua a partir do exterior, localmente. Tem ingredientes muito interessantes, que também seriam úteis para diferentes tipos de queda de cabelo, como a queda de cabelo reacional ou mesmo a queda de cabelo hormonal. Aplicaríamos diariamente nas raízes, fazendo uma pequena massagem, para que actue localmente.
  • Champô Trifásico René Furterer. Recomendamo-lo como produto complementar, não como tratamento único. Podemos incluí-lo para ajudar o tratamento principal, que idealmente seria oral (cápsulas) + tópico (loção).
  • Se a queda de cabelo for mais notória, podemos utilizar medicamentos para a alopécia como o Regaine (Minoxidil). É preciso ter em conta que se trata de um medicamento e que aconselhamos sempre a sua utilização sob a supervisão de um médico ou farmacêutico.

Outros conselhos para travar a queda de cabelo

  • Manter uma alimentação equilibrada é muito importante para manter o cabelo saudável e cuidado.
  • O stress, já referido anteriormente, é um fator que pode acelerar a queda do cabelo, pelo que tentar reduzi-lo ajudará a travar a queda do cabelo devido ao stress.
  • A utilização de alisadores ou de penteados demasiado apertados também pode enfraquecer a fibra capilar ou causar alopecia de tração com os famosos "looks limpos". Na medida do possível, desaconselhamos estas práticas.

Embora a queda de cabelo sazonal possa ser normal, devemos observar atentamente o tipo de queda de cabelo, especialmente a quantidade e a duração, de modo que, se durar muito tempo, devemos consultar um médico para descobrir a causa.

No entanto, na nossa farmácia online pode encontrar diferentes produtos que o podem ajudar a parar.