Tabla de contenidos
O ácido glicólico está a ganhar importância pela sua poderosa ação esfoliante e de renovação celular. Este ingrediente ativo faz parte da família dos alfa hidroxiácidos ou vulgarmente conhecidos como AHAs. Neste artigo, vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre ele, como utilizá-lo, que precauções deve ter em conta para evitar danificar a sua pele e onde o pode encontrar.
O que é o ácido glicólico e para que serve?
O ácido glicólico é um tipo de alfa-hidroxiácido (AHA) obtido principalmente a partir da cana-de-açúcar e é famoso pela sua utilização nos cuidados da pele, especialmente em produtos para esfoliação ou peelings químicos.
Então, o que é que o ácido glicólico faz? A principal função que este ingrediente ativo teria na pele é a esfoliação e a renovação celular, o que faz ao dissolver as ligações que mantêm as células unidas, as células mortas na superfície da pele. E o que este ácido glicólico esfoliante faz é promover a eliminação. O que é que vamos notar na nossa pele?
Benefícios do ácido glicólico
- Mais luminosidade e um tom mais uniforme.
- Uma textura mais homogénea.
- Uma redução das imperfeições da pele, tanto das borbulhas como dos pontos negros.
- E, ao mesmo tempo, estimulará a formação de colagénio. Melhorando a firmeza e suavizando as linhas finas.
Como utilizar o ácido glicólico na nossa rotina cosmética
Embora seja um ingrediente ativo bem tolerado pela maioria das peles, especialmente as mais resistentes, devemos ter em mente algumas dicas para garantir que seja bem recebido pela nossa pele.
- Comece com concentrações baixas e aumente-as gradualmente; não utilize o produto com a concentração mais elevada de uma só vez. Uma fórmula de 3-5% seria boa para começar, aumentando progressivamente.
- Utilize-o na rotina nocturna, não só porque durante o dia estamos expostos ao sol e este pode danificar a nossa pele desprotegida, mas também porque é nesta altura que a pele se renova; portanto, ao aplicar glicólico, o que vamos fazer é dar-lhe energia extra para esta renovação.
- Proteção solar: Para que, como já referi, o sol não danifique a pele desprotegida, devemos aplicar fotoprotector todas as manhãs se quisermos obter resultados satisfatórios e, sobretudo, se não quisermos que a nossa pele seja danificada por isso.
- Com que frequência o devo utilizar? A frequência, assim como a concentração, deve ser aumentada progressivamente. O ideal é começar a usá-lo 3 vezes por semana no início, ou seja, em dias alternados, e quando vemos que a nossa pele tolera bem este ingrediente ativo, podemos usá-lo todas as noites, dependendo do resto dos produtos que usamos na nossa rotina.
Melhores opções de ácido glicólico para a acne
No mercado podemos encontrar muitas fórmulas com concentrações altas ou baixas, misturadas com outros princípios activos que potenciam a sua função renovadora e de combate às manchas, como o ácido salicílico. Da mesma forma, podemos encontrar diferentes formatos: em sérum, creme, tónicos e até máscaras.
Um exemplo que temos no nosso site é o Cleanance Comedomed Peeling da Avene, um creme com ácido glicólico que não só melhora o acne e as manchas, como também estimula a renovação celular devido às suas propriedades de renovação celular.Estimula também a renovação celular através da sua ação queratolítica, esfoliando e melhorando assim as pequenas marcas residuais de acne pós-inflamatórias.
A escolha de um produto ou de outro dependerá do que queremos alcançar, do nosso tipo de pele ou mesmo dos outros produtos da rotina, embora o ideal seja utilizar aqueles que têm uma sinergia.
Por isso, se tiver dúvidas, aconselhamos que escreva à nossa equipa de farmacêuticos para que lhe possamos dar um conselho personalizado.

























![Nuxe Super Serum [10] Deluxe 50 ml](http://www.farmaciasdirect.pt/cdn/shop/files/nuxe-super-serum-10-deluxe-50-ml_e3e55897-6206-40d5-b0c1-3921e8eff694.webp?v=1730221265&width=533)


















