O guia definitivo dos retinóides

O guia definitivo dos retinóides
Tabla de contenidos

São derivados da vitamina A, atuam tanto na derme quanto na epiderme, são considerados os ativos antienvelhecimento mais potentes e são um dos ingredientes mais utilizados na rotina de skincare. Sim, estamos nos referindo ao retinol e aos diferentes retinoides. Hoje, neste guia sobre retinoides, vamos te contar quais são seus benefícios e em quais produtos podemos encontrá-los. Continue lendo! O retinol é um ingrediente que faz parte do grupo de retinoides e é derivado da vitamina A. Dentro dessa categoria, encontramos o ácido retinoico, que é o utilizado normalmente em peelings, retinaldeído ou retinil. Por que existem diferentes tipos? Todos agem da mesma forma? Vamos explicar a seguir.

Tipos de retinoides

Como mencionamos, os retinoides são compostos por diferentes tipos de derivados da vitamina A, entre os quais se destaca o retinol. Mas... O que consideramos ao fazer essa divisão? Sim, o número de conversões até que o ingrediente se converta na forma de ácido retinoico, que está presente naturalmente em nossa pele. Isso faz com que sua eficácia na nossa derme e epiderme seja maior, devido à sua absorção. Para simplificar, existem diferentes tipos de retinoides, cada um com composição diferente. Quanto mais próximo o tipo de retinoide estiver do ácido retinoico, maior será sua eficácia, mas também a probabilidade de irritar a pele. Bem, agora que você sabe que o ácido retinoico é o ativo mais potente, você deve estar se perguntando por que usar outro tipo de retinoide, certo? O ácido retinoico só pode ser adquirido em farmácias físicas e com prescrição médica, já que não é indicado para todos os tipos de pele ou para todas as necessidades. Além disso, é importante saber que esses derivados da vitamina A, embora sejam muito eficazes, também têm contra-indicações e é muito importante saber como aplicá-los, com que frequência, em qual etapa da rotina...

Esteres de retinol ou Esters de Retinyl

No INCI do produto ou lista de ingredientes, você encontrará: acetato de retinilo, linolato de retinilo, propionato de retinilo ou palmitato de retinilo, sendo este último o mais comum. Trata-se de um ativo muito suave, em comparação com o restante da categoria de retinoides, e a opção perfeita para iniciar no mundo do retinol ou se sua pele for muito sensível ou reativa. No entanto, levará mais tempo para notar os resultados, pois são necessárias até 3 conversões para se tornar ácido retinoico, de acordo com o processo de conversão explicado no início do post.

Retinol

É o derivado da vitamina A mais conhecido e utilizado em skincare. É mais potente que os esteres de retinol, pois só precisa de 2 conversões para chegar ao ácido retinoico. Também é outra opção para iniciar a retinização da pele. No entanto, é recomendável aplicá-lo em dias alternados, em concentrações diferentes, sempre na rotina noturna e combinado com hidratação.

Ácido Trans-retinóico ou Ácido Retinoico

Sem dúvida, o ingrediente mais potente em termos de tipos de retinoides, embora também seja o mais irritante. Como mencionamos no início do post, requer receita médica, devido à sua alta potência. Quando falamos de Dercutane, com certeza vocês já ouviram essa palavra, certo? É um tipo de retinoide que, junto com o Accutane e Roaccutane, é usado para tratar acne severa principalmente, embora também atue contra rugas e envelhecimento. Além desses derivados da vitamina A, existem outros como Adapaleno, Tazaroteno ou HydroxyPinacolone. No entanto, embora possamos encontrá-los em algumas formulações e alguns especialistas consideram que são muito melhores do que os outros tipos de retinoides mencionados devido à sua alta tolerância, ainda não há estudos suficientes que o comprovem. Agora que você tem o guia sobre retinoides disponíveis e com qual deles é melhor começar no mundo do retinol... O que você está esperando para retinizar sua pele? Conte-nos sua experiência e se tiver dúvidas, já sabe que pode escrever para nossa equipe farmacêutica para receber orientação sobre sua rotina de skincare.