Posso usar o mesmo protetor solar para o rosto e para o corpo?

Posso usar o mesmo protetor solar para o rosto e para o corpo?
Tabla de contenidos

Protetor solar para o rosto e corpo: São iguais? Seja por conveniência, por carregar menos coisas na bolsa, por economizar ou simplesmente por desconhecimento, muitos usam o mesmo protetor solar para o rosto e corpo. Vamos te contar por que você está fazendo isso errado.

Pode-se usar o mesmo protetor no rosto e no corpo?

Esta é, sem dúvida, uma das perguntas que mais nos fazem. E embora ambos sejam hidratantes, incluam proteção solar e sejam específicos para cada tipo de pele, não são adequados para rosto e corpo.

Nossa pele precisa de produtos diferentes dependendo da área onde serão aplicados. Por quê? Muito simples, porque a derme do rosto é mais sensível do que a do corpo.

Protetor solar para o rosto

E se eu usar o creme do corpo no rosto? Além de não seguir corretamente sua rotina, você está usando em sua pele produtos que não hidratam e protegem o suficiente, por exemplo. Além disso, isso pode resultar em brotoejas ou ressecamento.

No caso dos protetores solares faciais, a textura costuma ser mais leve, rica em antioxidantes, filtros UV e agentes específicos que atendem às necessidades como acne, pigmentação ou envelhecimento.

Protetor solar para o corpo

No caso dos protetores solares corporais, a situação muda. Sua textura costuma ser mais densa e espessa, formulada com ingredientes como DMAE (agentes firmadores), filtros UV, agentes hidratantes e anti-envelhecimento, mas com uma composição menor do que o protetor solar facial.

Até mesmo fragrâncias que para o rosto podem ser irritantes e causar reações na pele.

Por que não usar o mesmo protetor solar para o rosto e corpo?

Como mencionamos no início do post, o uso do mesmo produto pode resultar em brotoejas, que surgem ao obstruir os poros e não permitir que a pele respire.

Outro efeito é o da pele sem brilho, sem sua luminosidade e tom natural. Assim como a falta de hidratação, já que o creme corporal não proporciona hidratação suficiente para o rosto.

Até mesmo um excesso de lipídios e a falta de antioxidantes e filtros que a pele do rosto necessita para combater esses efeitos dos quais falamos antes: envelhecimento, manchas, proteção solar...

Por tudo isso, o melhor protetor solar para o rosto e corpo é um diferente para cada um.

O que fazer então? Sim, sabemos que é chato preparar a bolsa para ir à praia e à piscina e ter que adicionar um protetor solar para o rosto e outro para o corpo. Mas como dizem, 'Quem quer algo, custa algo', certo?

Então deixe a preguiça de lado, escolha seu protetor solar facial e corporal favorito, aproveite as ofertas e aplique antes de sair de casa, guarde na bolsa e reaplique quando necessário.

Prom etemos que logo você se acostumará a levar dois protetores e um cuidado solar e que isso não será mais um incômodo. Sua pele agradecerá!