A proteção solar para cães é realmente necessária?

A proteção solar para cães é realmente necessária?
Tabla de contenidos

Atualmente, ninguém questiona se os humanos precisam ou não usar um produto para nos protegermos da radiação solar. Maaas... e se falarmos sobre usar protetor solar em cães? No post de hoje, explicamos por que eles também precisam se proteger do sol e como fazer isso. Continue lendo!

É necessária a proteção solar em cães?

Ao cuidar de um cachorro, é importante prestar atenção a diferentes fatores, como educá-lo, cuidar de sua alimentação, brincar com ele, cuidar de sua saúde...

E, quando falamos de saúde, também nos referimos a proteger sua pele e pelagem da radiação solar. Porque sim, a exposição ao sol também pode ser prejudicial para nossos cães e sua pele pode queimar e irritar.

O motivo é que, embora seja verdade que a pelagem os proteja, existem áreas em que mal têm, como o nariz. Além disso, eles geralmente têm sensibilidade à ação do sol.

Da mesma forma, cães de tons claros e pelagem fina e curta estão mais propensos a queimaduras. Portanto, o uso de um protetor solar para cães é fundamental quando o animal vai passar muitas horas ao sol.

Como e quando aplicar protetor solar para cães?

Apesar de alguns cães terem uma pelagem abundante e densa, que protege sua pele do sol, há raças como, por exemplo, os bull terrier, em que é curta e dura.

Portanto, a exposição ao sol em sua pele pode causar queimaduras ou irritações em áreas onde têm menos pelo, como a barriga ou o nariz, como mencionamos no início do post.

Essa falta de pelo e contato com o sol também pode causar outros problemas a longo prazo, como piodermites (infecções na pele) ou câncer. Por esse motivo, e embora ainda muitas pessoas não saibam, a proteção solar para cães é muito importante nas épocas de maior risco, especialmente com a chegada do calor.

Maaas como devemos aplicá-la? Em primeiro lugar, não é recomendável usar uma quantidade excessiva de produto. Para que seja eficaz, a pele deve absorvê-lo completamente. Além disso, se ficar na superfície, o animal pode ingeri-lo ao lamber.

Por outro lado, deve ser aplicado apenas nas áreas expostas à radiação e que têm maior sensibilidade. Estamos nos referindo à barriga, parte de trás das patas, ao redor do focinho e nas pontas das orelhas. Recomenda-se aplicar o protetor solar antes de sair para passear quando o animal estiver muito exposto à radiação.

Além disso, como após um tempo pode perder sua eficácia, recomenda-se reaplicar a cada duas horas ou sempre que nosso peludo se banhar se estiver na praia ou na piscina.

Por fim, é importante prestar atenção à pele do nosso animal de estimação, especialmente se ele tiver passado várias horas ao sol. Basta examiná-lo com frequência para perceber se ele sofreu algum tipo de queimadura, especialmente nas áreas mais sensíveis.

Que protetor solar para cães comprar?

Para prevenir danos do sol em animais de estimação, podemos optar por fotoprotetores específicos em diferentes formatos, como cremes ou sprays.

E por que falamos de fotoprotetores específicos? O principal motivo é que nosso pH é diferente. Além disso, alguns compostos, como o PABA (ácido para-aminobenzóico) ou o zinco, são muito tóxicos para os animais. Daí nossa recomendação é um protetor solar formulado para cães, como por exemplo:

  • Heliovet fotoprotetor creme SPF 50+: É eficaz contra os nocivos efeitos do sol (radiação UVA, UVB, IRA e luz visível). É formulado com a tecnologia Fernblock, da Cantabria Labs, e entre seus ingredientes encontramos fitoesfingosina, plâncton e chá verde. Além disso, o Heliovet creme solar SPF 50+ contém outros princípios ativos naturais que exercem uma ação reparadora e antioxidante, o que contribui para regenerar o dano que a pele do animal possa ter e sua barreira cutânea.
  • Heliovet fotoprotetor spray SPF 50+: Outra opção oferecida pela Heliovet é o fotoprotetor em formato spray, fácil de aplicar e com textura muito leve e de rápida absorção. Tem a mesma formulação e proteção contra os raios UVA, UVB, IRA e luz visível. E, assim como o creme solar com SPF 50+ da Heliovet, repara o dano solar e protege nosso peludo dos efeitos nocivos do sol.
Apesar da grande eficácia dos produtos de proteção solar para cães, na Farmaciasdirect queremos lembrar que seu efeito não dura o dia todo. Daí ser recomendável evitar passear com nosso peludo nas horas de maior radiação e reaplicar o fotoprotetor a cada 2 horas. E, mais importante ainda, não se esqueça de mantê-lo hidratado!