Higiene dentária nos cães

Higiene dentária nos cães
Tabla de contenidos

A higiene dental em cães, assim como em humanos, é de grande importância. Ter uma cavidade oral saudável ajuda a prevenir o aparecimento de certas doenças cardíacas, renais ou hepáticas. Portanto, mantê-la cuidada garante-lhes uma vida plena e mais feliz, independentemente da raça. Vamos ver quais são as técnicas mais apropriadas para a limpeza dental em cães e os problemas de uma má higiene.

Sintomas principais de uma má higiene bucal em cães

A higiene bucodental em cães é necessária para evitar o acúmulo de tártaro e placa, que podem desencadear problemas dentários. Algumas das complicações que ocorrem nesses animais são as seguintes:

  • Halitose ou mau hálito. Os restos de comida transformam-se em placa dentária devido à falta de higiene na cavidade oral. Os resíduos se decompõem devido à ação das bactérias e causam esse odor característico. É muito comum em raças de cães médias e pequenas.
  • Doenças periodontais. São doenças que afetam as estruturas de suporte dos dentes e gengivas. As bactérias que se acumulam na placa dentária são as responsáveis e podem causar doenças:
    • Periodontite. Ocorre quando a estrutura de suporte do dente fica inflamada. A ação bacteriana causa retração e destruição do tecido, levando à perda dos dentes.
    • Gengivite. É a inflamação e infecção das gengivas.
  • Doenças gastrointestinais. Às vezes, o acúmulo de placa bacteriana faz com que os animais a ingiram com os alimentos. Isso pode causar diarreia aguda e vômitos.

Além disso, estudos recentes indicam uma estreita relação entre a doença periodontal e alguns tipos de câncer e a mortalidade precoce dos animais.

Como manter uma adequada higiene dental em cães?

Uma dieta equilibrada e uma adequada higiene dental em cães são as chaves para limitar a formação de placa bacteriana. Cuidar dos dentes dos animais de estimação é uma medida preventiva para mantê-los saudáveis e fortes. Como garantir a limpeza dental em cães? Assim como acontece com os humanos, escovar os dentes é um trabalho diário se você quiser manter a placa bacteriana sob controle. Essa rotina de higiene deve ser aplicada desde filhotes, e a melhor maneira de fazer isso nas primeiras etapas é estimulando as gengivas com algodão úmido ou uma gaze. O objetivo neste momento é se familiarizar com o contato. Existem dois recursos que podem ser usados para controlar a saúde bucal dos animais:

  • Serviço odontológico veterinário. Profissionais especializados podem realizar uma limpeza bucal profunda e remover o tártaro. Eles também tratam de problemas dentários causados por qualquer condição ou mesmo questões estéticas.
  • Controle da dieta. Para alimentar corretamente um animal de estimação, você pode projetar uma dieta equilibrada. No entanto, se você não souber como fazer isso, sempre pode recorrer a dietas comerciais. Eles geralmente têm um alto teor de fibra, controlam a formação de placa e reduzem a inflamação gengival. No entanto, nossa recomendação é que antes de iniciar uma dieta dental, consulte a clínica veterinária de confiança. É a melhor maneira de adicionar suplementos e vitaminas que atendam satisfatoriamente às necessidades diárias dos animais de estimação.

Dicas para uma boa escovação dentária de animais de estimação

Para proceder à higiene dental em cães, é conveniente usar uma escova veterinária que se ajuste ao tamanho do animal. Da mesma forma, você precisa de uma pasta de dentes especializada e projetada para promover esse novo hábito. É importante salientar que não se deve usar pasta de dentes para humanos porque pode causar problemas digestivos. Também não é recomendável usar receitas caseiras feitas com bicarbonato de sódio, pois podem causar infecções urinárias e alterar o pH se ingeridas. Por esses motivos e para promover a higiene bucal adequada de animais de estimação, é recomendável usar produtos como os seguintes, que ajudam a remover a placa bacteriana.

Kit dental Stangest Dentican

No kit dental Stangest Dentican inclui uma escova de três cabeças que é flexível, confortável e eficaz. Para promover uma higiene bucodental adequada em cães, a escova é projetada para que os proprietários possam limpar com segurança todos os cantos da boca. Além disso, para completar a limpeza, possui uma pasta de dente reforçada com papaína. É uma enzima proteolítica que potencializa a ação antibacteriana e tem um efeito branqueador. Além disso, é indicado para eliminar o mau hálito e combater a formação de tártaro. A forma correta de aplicá-lo é colocar uma pequena quantidade na escova e escovar vigorosamente sobre os dentes em todas as direções. Ao contrário do que acontece com os humanos, esse tipo de limpeza dentária não requer enxágue.

Dentican spray Stangest

Uma verdadeira revolução para a higiene dental em cães. Este spray é uma fórmula inovadora, muito conveniente e com ação tripla para eliminar o mau hálito, combater a placa bacteriana em cães e gatos e controlar o tártaro. Basta algumas pulverizações, uma vez ao dia, nos dentes dos animais de estimação e deixar agir. Não é necessário escovar ou enxaguar, pode ser usado também em filhotes e garante uma higiene bucal completa.

Petiscos dentais Virbac

As lâminas mastigáveis vegetais VeggieDent da Virbac combatem o tártaro e evitam a formação de placa nos animais de estimação. Seu sabor delicioso e sua textura os tornam irresistíveis para os cães. Além disso, estão disponíveis em quatro formatos diferentes, de acordo com o tamanho do seu animal de estimação. Por sete minutos, eles podem mastigar este produto que lhes deixará um hálito fresco, já que seu design favorece a abrasão do tártaro e da placa. Além disso, seu aporte calórico é moderado. É perfeito para cuidar da higiene bucal de cães grandes, médios e pequenos. A higiene dental em cães começa com uma boa alimentação do animal de estimação, que vai influenciar no estado de seus dentes. No entanto, com estes produtos para higiene dental em cães disponíveis na Farmaciasdirect, também é possível contribuir para melhorar a limpeza dos dentes e reduzir significativamente a chance de os animais de estimação sofrerem de doença periodontal.