O sono das crianças Como restabelecer o horário de sono das crianças depois do verão?

O sono das crianças: retomar o ritmo de sono dos seus filhos
Tabla de contenidos

O verão para muitas crianças significa mudanças nos seus horários, não só na escola, mas também nas horas das refeições e até na hora de dormir, mas o problema surge quando chega a altura de voltar à rotina. O problema surge quando chega a altura de voltar à rotina, por isso neste post vamos dar algumas dicas e conselhos sobre como podemos restabelecer a rotina de sono das crianças de uma forma eficaz e saudável.

O verão e o sono das crianças, como é que isso as afecta?

Uma das principais razões é o número de horas de luz do dia; a exposição prolongada à luz natural atrasa o ciclo do sono. A alteração dos horários das refeições, tanto do almoço como do jantar, também afecta a hora a que o nosso corpo pede para dormir. No caso das crianças, isto pode fazer com que se deitem mais tarde, durmam menos horas ou tenham um sono que não é totalmente repousante, mas mais superficial.

Mas o problema surge quando chega a altura de voltar à escola, e temos inevitavelmente de restabelecer um novo horário, tanto para as refeições como para o sono, de forma a ter um bom desempenho e energia para o dia a dia.

Como criar uma rotina de sono para as crianças?

Se quer saber como criar uma rotina de sono eficaz para as crianças, aqui ficam algumas dicas com conselhos básicos para o conseguir:

  • Antecipar a hora de deitar progressivamente e não de um dia para o outro. Por outras palavras, nos dias que antecedem o regresso às aulas, comece com este processo gradual. Cerca de 15-30 minutos todos os dias, durante 2 ou 3 dias, até conseguirmos atingir a hora que queremos ou a hora que tínhamos antes das férias.
  • Manter um hábito constante: as crianças precisam das suas rotinas, algo que as informe de que a hora de dormir, por exemplo, está a aproximar-se. As rotinas eficazes seriam: um jantar leve e cedo, um banho com água morna, não usar ecrãs pelo menos uma hora antes de se deitarem e até um livro ou uma história para ajudar.
  • Na hora de dormir, reduza a exposição à luz: tente criar um ambiente com pouca luz solar, uma vez que esta luz é responsável por regular a produção da hormona do sono, mais conhecida como melatonina. Podemos usar cortinas que criem um ambiente de luz mais fraca, evitar ecrãs, como já referimos, e não praticar desporto ou actividades ao ar livre horas antes de deitar.

Problemas com o horário de sono das crianças E se isso não for suficiente?

Se vir que os hábitos acima mencionados não são suficientes, podemos recorrer a suplementos alimentares para os ajudar a regular este desfasamento horário. Mas lembre-se de recorrer a eles apenas quando for necessário e os métodos anteriores não funcionarem. Quanto aos suplementos especiais de sono para crianças, recomendamos:

  • Zzzquil Kids: Trata-se de um suplemento sob a forma de gomas que ajuda as crianças a terem menos relutância em tomá-las. Além disso, têm um agradável sabor a frutos silvestres. Contém melatonina em doses baixas, adequadas para crianças com mais de 3 anos de idade, e é enriquecido com outros ingredientes naturais, como a camomila e a lavanda, para promover o relaxamento e ajudar as crianças a adormecer. Além disso, não produzem efeito de ricochete, nem dependência, nem efeito de ressaca no dia seguinte.
  • PranaBB Oil Massage sleep: Se preferir um método tópico, pode utilizar óleos essenciais para massagem. Neste caso, recomendamos este da Pranarom, com óleo como a lavanda, ideal para usar no seu pequeno depois do duche e antes de dormir. Também pode ser utilizado em crianças e bebés a partir dos 3 meses de idade.

Ambos os produtos podem ser utilizados de forma complementar, mas lembre-se que esta ajuda deve ser sempre acompanhada de uma adaptação da rotina de sono da criança, para o conseguir o mais rápido e naturalmente possível.

Mesmo assim, se o seu filho continuar a ter problemas de sono persistentes e tiver dificuldade em descansar mesmo depois de ter tentado tudo, é melhor consultar um especialista antes de aumentar as doses ou utilizar um medicamento.