Tabla de contenidos
Como cuidar da pele na menopausa? É uma pergunta feita por muitas mulheres que estão prestes a começar essa fase da vida. Sem dúvida, uma das mudanças mais importantes é a redução na produção de estrogênio ovariano e na espessura da epiderme. Mas também é preciso lidar com algumas outras mudanças.
O que acontece com a pele na menopausa?
O aspecto da pele na menopausa é modificado por uma série de fatores, entre os quais se destacam os seguintes:
- Menor secreção de gordura e fatores naturais de hidratação. Isso faz com que algumas mulheres associem a menopausa e coceira na pele, porque quanto menor for a hidratação, maior será a secura e a sensação de aperto.
- Baixo nível de estrogênio. A alteração hormonal fará com que a pele fique mais seca, sendo a melhor forma de evitar a coceira o uso de hidratantes tópicos e beber bastante água.
- Aumento da flacidez e perda de elasticidade. Durante a menopausa, o colágeno diminui e, consequentemente, a pele fica mais fina e menos elástica. Aproximadamente, pode ocorrer uma redução de 30% nos primeiros cinco anos. O efeito disso é o aparecimento de rugas, algo que se intensifica se tomar muito sol sem a proteção adequada.
- Acne. A aparição de erupções com essas características é mais comum do que muitas pessoas possam pensar.
- Manchas. Os estrogênios exercem um efeito regulador sobre a produção de melanina e a exposição solar sem proteção favorece o aparecimento de manchas devido às mudanças hormonais. Assim, as áreas expostas à radiação solar ao longo dos anos aumentam a síntese de melanina devido à ausência de estrogênio. As manchas que podem ser observadas são de cor marrom e costumam ocorrer nos braços, rosto, pescoço, peito e mãos.
- Outras mudanças. Durante esta nova fase, o pH vaginal aumenta, o que pode levar a infecções. Além disso, no cabelo, também podem ser observadas mudanças relacionadas à sua densidade e espessura.
Além de todas essas mudanças fisiológicas, existem outros fatores, como predisposição genética e alguns elementos ambientais (sol, poluição), que contribuem para o envelhecimento cutâneo.
Como combater as mudanças na pele na menopausa?
No Farmaciasdirect, fizemos uma pré-seleção de produtos que são de grande utilidade para quem está começando a experimentar mudanças na pele devido a esta nova fase da vida.
Vichy Neovadiol serum
O Vichy Neovadiol Serum é, sem dúvida, o passo que você precisa em sua rotina facial para combater os sinais da menopausa. Formulado com ingredientes de alta qualidade, este serum combate os efeitos do envelhecimento, como rugas, flacidez, manchas ou ressecamento. Sua fórmula única hidrata profundamente, restaura a elasticidade e melhora a luminosidade da pele.
Endocare Cellage Contorno de Olhos
Este contorno de olhos Endocare Cellage é um cuidado anti-idade reconstituinte, pois trata os sinais de envelhecimento ao redor dos olhos. Sua fórmula avançada à base de Vitamina E e Hyaloxyl combate problemas como olheiras, linhas finas e perda de firmeza nesta área delicada. Você pode aplicá-lo tanto na rotina diurna quanto noturna, pois proporciona um efeito iluminador e hidrata profundamente essa área.
Heliocare 360° Age Active Fluid
Para evitar na menopausa as manchas vermelhas na pele devido à exposição solar, recomenda-se o uso de um produto como este. Possui um alto fator de proteção solar (SPF50), é ultraleve e previne e corrige os sinais de envelhecimento gerados pelo fotoenvelhecimento. Além disso, Heliocare 360° Age Active Fluid oferece uma proteção de amplo espectro contra os quatro tipos de radiações (UVA, UVB, IRA e VL) e até mesmo contra a emissão de luz azul de dispositivos digitais. Da mesma forma, possui um sistema antipoluição e um triplo complexo anti-idade. É resistente à água e ao suor, deixa um acabamento sedoso e suave e difunde os sinais de envelhecimento devido à tecnologia soft focus.
Avène DermAbsolu Creme de Noite
Este bálsamo de noite DermAbsolu da Avène é um creme regenerador com efeito antienvelhecimento que regenera e nutre intensamente a pele. Foi projetado especialmente para combater a perda de densidade e flacidez, sendo perfeito para redefinir o oval do rosto. Contém bakuchiol e manteiga de karité, mas sem perfumes. Pode ser usado para melhorar a pele na menopausa porque, graças à água termal da Avène, acalma e hidrata. A pele recuperará rapidamente a vitalidade e luminosidade perdidas. Estes são alguns produtos que podem ser usados na pele na menopausa, mas nossa recomendação é que eles sejam acompanhados de hábitos saudáveis. Estamos falando, por exemplo, em evitar o tabaco, pois resseca a pele, reduz o fluxo sanguíneo e, portanto, o fornecimento de nutrientes. Da mesma forma, deve ser acompanhado por uma dieta saudável e equilibrada e a prática de exercícios físicos.