Retinal vs retinol: diferenças e qual é o melhor para a sua pele

Diferenças entre retinol e retinal e como saber qual é o melhor para si
Tabla de contenidos

No mundo dos cuidados da pele, os retinóides desempenham um papel fundamental devido à sua poderosa ação no combate ao envelhecimento da pele.
Neste post vamos ver as diferenças entre o retinol e o retinal, os seus benefícios e em que produtos podemos encontrar cada um deles.

Diferenças entre retinol e retinal, qual é o melhor?

O mais famoso e conhecido é o retinol, mas o retinal, também conhecido como retinaldeído, está a ganhar cada vez mais terreno. Embora sejam da mesma "família", cada um tem caraterísticas fundamentais que o tornarão o mais adequado consoante cada situação ou tipo de pele.

O que é o retinol?

O retinol é uma das formas de vitamina A mais utilizadas na cosmética. É tão conhecido porque a sua eficácia é apoiada por muitos estudos que o comprovam; é um dos poucos que tem provas científicas da sua ação contra o envelhecimento da pele. As suas funções mais importantes são:

  • Estimulação da renovação celular.
  • Favorece a produção de colagénio.
  • Reduz as rugas.
  • Reduz as manchas.

Mas nem tudo o que reluz é ouro. Se não o utilizarmos corretamente e sob certas regras, pode ser demasiado irritante para a pele, provocando descamação, secura ou vermelhidão da pele.

Além disso, para que o retinol seja convertido na forma ativa utilizada pela pele, ou seja, para se tornar ácido retinóico, tem de sofrer dois metabolitos.
Por outras palavras, o retinol que aplicamos será convertido em retinal quando estiver na nossa pele, e este será convertido em ácido retinóico. Este processo torna os efeitos um pouco mais suaves e os resultados demoram um pouco mais a aparecer.

O que é o retinal?

Neste caso, como mencionado acima, o retinal é outro derivado da vitamina A. A diferença em relação ao retinol é que o retinol necessita apenas de uma etapa para ser transformado na molécula ativa, o ácido retinóico.
Isto significa que seria mais potente e mais rápido nos seus efeitos. Mas sem ser tão irritante como o ácido retinóico (requer receita médica).
As principais vantagens do retinal são:

  • Actua mais rapidamente do que o retinol.
  • Tem uma ação antimicrobiana, o que o torna mais adequado para a pele com tendência acneica.
  • Menor risco de irritação, uma vez que é mais bem tolerado do que outras moléculas como o retinol ou o ácido retinóico.

Então, o que é melhor, retinol ou retinal?

A escolha de um ou de outro dependerá sobretudo do seu tipo de pele ou do seu estado no momento em que vai utilizá-lo e da sua experiência com estes princípios activos.
Por exemplo:

  • Pele jovem ou principiante que nunca utilizou retinóides: o retinol seria uma óptima opção para nos iniciarmos na utilização destes activos.
  • Pele madura, com rugas marcadas, resistente ou com manchas: o retinol , neste caso, ajudará a conseguir efeitos visíveis em menos tempo.
  • Pele com acne adulta: como mencionámos anteriormente, devido às suas propriedades antibacterianas, um produto com retinal seria uma melhor opção para conseguir uma dupla ação: renovação da pele e antibacteriana.

No entanto, é sempre importante seguir os conselhos sobre como introduzi-lo na nossa rotina sem causar danos, ou seja, baixas concentrações, noites alternadas ou duas noites por semana e, acima de tudo, proteção solar diária. A paciência e a perseverança neste tipo de tratamento são fundamentais para obter resultados sem danificar a nossa pele.

Como integrá-los na nossa rotina de cuidados faciais?

Se quiser potenciar a sua rotina de cuidados faciais, pode incorporar os retinóides, complementando-os com outros ativos que reforcem a hidratação, a reparação e a proteção da pele. Eis uma série de produtos recomendados:

  • Avene Hyaluron Activ Procedure, formulado com retinal, ácido hialurónico puro e niacinamida. Os produtos desta gama vão proporcionar-nos os benefícios do retinal, além de melhorar a firmeza e ajudar a repor e reforçar a barreira cutânea da pele.
  • Endocare Pack Sérum + Contorno De Ojos Retinol, um pack inicial de retinol que ajuda a reduzir as rugas, a melhorar a textura e a luminosidade da pele e também a rejuvenescer o contorno dos olhos com uma fórmula de libertação sustentada.
  • Medik8 Retinal Rewind Pack, produtos com retinal altamente eficazes, de ação rápida e adequados para peles com tendência acneica, além de hidratantes e renovadores.
  • Darphin Stimulskin Plus Sculpting, um creme nutritivo e reafirmante ideal para peles normais que complementa o tratamento com retinóides, hidratando e melhorando a firmeza da pele.

Em conclusão, podemos dizer que escolher os produtos certos é tão importante como saber utilizá-los corretamente. Se quiser saber mais sobre esta gama de produtos, visite a nossa farmácia online.