Tabla de contenidos
A alopécia areata é uma forma de queda de cabelo de origem autoimune. Provoca uma queda de cabelo súbita em zonas localizadas e em formas bem definidas, como por exemplo sob a forma de círculos no couro cabeludo ou na barba. Vejamos as suas causas, os seus sintomas e o melhor tratamento a seguir.
O que é a alopecia areata?
A alopecia areata é uma doença autoimune em que o sistema imunitário ataca os folículos pilosos, provocando a queda de cabelo em áreas localizadas do corpo, geralmente sob a forma de pequenas manchas redondas no couro cabeludo. Também pode afetar a barba.
Ao contrário de outras formas de alopecia, na alopecia areata a pele afetada pode ter um aspeto normal, sem inflamação, vermelhidão ou descamação. Existem diferentes tipos, pode aparecer em qualquer altura da vida e é mais comum em crianças e rapazes adolescentes.
Não é uma doença contagiosa, mas pode afetar o estado emocional do doente devido ao desconhecimento social que a rodeia.
Causas da alopecia areata
Porque é que a alopecia areata ocorre? Embora a causa exacta ainda não seja totalmente conhecida, sabe-se que o sistema imunitário ataca erradamente os folículos pilosos e que factores genéticos e ambientais podem influenciar o seu aparecimento. Estas são as causas mais comuns:
- Factores genéticos.
- Stress.
- Desequilíbrio imunitário.
- Infecções virais ou certos medicamentos.
- alterações hormonais
- doenças auto-imunes como a diabetes tipo 1, tiroide, alergias, psoríase, asma ou vitiligo.
Sintomas comuns
Os sintomas da alopecia areata variam desde a queda de cabelo sem outros sinais até sensações de ardor ou comichão. Os sintomas mais comuns são:
- Queda de cabelo irregular em áreas redondas ou ovais.
- O cabelo nas extremidades das manchas é frequentemente mais fino ou quebradiço.
- Em alguns casos, pode haver uma sensação de comichão, ardor, formigueiro, irritação ou sensibilidade ligeira.
Tratamento da alopecia areata
Como parar a alopecia areata? É importante referir que, se sofre ou pensa sofrer deste tipo de alopecia areata, deve consultar previamente o seu dermatologista para que este possa avaliar o tratamento a seguir de acordo com o seu caso.
Eis uma seleção dos produtos de farmácia mais recomendados nestes casos, tanto para o tratamento interior como exterior. O objetivo: fornecer uma solução para a alopecia areata, fortalecendo o folículo piloso e parando a queda de cabelo.
Suplemento Iraltone AGA Plus
Iraltone AGA PLUS é um suplemento alimentar para ser tomado por via oral, recomendamos estas cápsulas de Iraltone com ingredientes activos como saw palmetto repens, zinco, biotina e outros antioxidantes que promovem o crescimento e o cuidado do cabelo e do folículo piloso, reduzindo o stress oxidativo. É aconselhável tomar estes minerais e vitaminas para a alopecia areata durante pelo menos 3 meses; idealmente 3 a 6 meses.
Loção anti-queda de cabelo Iraltone
Loção anti-queda de cabelo Iraltone: neste caso, actuaríamos de forma tópica e mais localizada. Seria aplicada diretamente sobre o folículo piloso. Podemos aplicá-la nas zonas que vemos mais afectadas ou enfraquecidas. Conseguiremos estimular o folículo piloso, já que o aplicamos, como disse, localmente, e prolongaremos a fase de crescimento. Embora não seja gorduroso, e muito menos irritante, o ideal é aplicá-lo à noite antes de dormir, para que a loção para a alopecia areata faça efeito durante toda a noite.
Champô anti-queda de cabelo Iraltone
Champô fortificante Iraltone: Este champô para a alopecia areata seria mais um champô complementar, não tanto um tratamento, pois é um produto de enxaguamento. No entanto, recomendamos a sua utilização como complemento dos tratamentos anti-queda de cabelo, uma vez que proporciona força, densidade e brilho extra em comparação com um champô normal. É também adequado para couros cabeludos sensíveis, uma vez que proporciona uma limpeza muito suave.
Alopecia areata, quanto tempo é que o cabelo demora a crescer?
O tempo estimado para o crescimento do cabelo é de vários meses, mesmo sem tratamento específico. Com um tratamento adequado, a melhoria pode ser observada mais cedo, entre 4 e 6 semanas, embora o crescimento mais pronunciado ocorra cerca de 12 semanas após o tratamento.
Em suma, a alopecia areata é uma doença do couro cabeludo para a qual devemos consultar um dermatologista para um tratamento completo. Se formos constantes e pacientes, podemos conseguir uma melhoria dos sintomas. Lembre-se de que, em caso de dúvida, deve consultar o seu dermatologista ou a nossa equipa farmacêutica de confiança.








































