Queda de cabelo pós-parto, o que tomar?

Queda de cabelo pós-parto, o que tomar?
Tabla de contenidos

A gravidez e o pós-parto estão repletos de mudanças físicas e emocionais para as mulheres. Entre as preocupações que surgem frequentemente está a queda de cabelo pós-parto, um fenómeno completamente normal e temporário, embora possa causar ansiedade. No post de hoje, dizemos-lhe qual o tratamento a seguir para parar a queda de cabelo e melhorar a densidade do cabelo. Continue a ler!

Pós-parto e queda de cabelo: porque é que acontece?

Então, quanto tempo dura a queda de cabelo pós-parto? Durante a gravidez, os níveis de estrogénio no corpo aumentam significativamente. Isto prolonga a fase de crescimento do cabelo, resultando numa menor queda de cabelo e muitas mulheres notam que o seu cabelo está mais bonito, mais espesso e mais brilhante.

No entanto, após o parto, os níveis hormonais voltam ao normal e todos os cabelos que teriam caído durante a gravidez entram na sua fase de repouso, conhecida como fase telógena. O que acontece então é que há uma queda temporária que pode parecer alarmante.

O que é que acontece então? Ocorre uma queda de cabelo temporária, que pode parecer alarmante, pois tende a aparecer "do nada", mas faz parte do ciclo natural do cabelo.

Quanto tempo dura a queda de cabelo pós-parto?

A queda de cabelo pós-parto, também conhecida como eflúvio telógeno, começa geralmente entre 2 e 4 meses após o parto. A sua intensidade varia de mulher para mulher: algumas mulheres podem notar uma queda de cabelo moderada, enquanto outras podem sentir que perdem grandes quantidades de cabelo, especialmente durante a lavagem ou a escovagem.

Em termos de duração, este processo dura geralmente entre 6 e 12 meses. Na maioria dos casos, o cabelo volta à sua densidade normal no espaço de um ano, embora factores como o stress, a falta de sono e as deficiências nutricionais possam prolongar o processo.

Queda de cabelo pós-parto O que fazer para a travar?

Embora não possa ser completamente evitada, existem soluções que ajudam a minimizar a queda de cabelo e a promover o seu crescimento. Para além de manter uma dieta equilibrada e reduzir o stress, pode incorporar produtos específicos que fortalecem o couro cabeludo e o folículo piloso. Alguns dos tratamentos que recomendamos para a queda de cabelo pós-parto incluem:

1. Comprimidos de Iraltone AGA

Iraltone AGA é um suplemento alimentar que se concentra no fortalecimento do cabelo de dentro para fora. Contém ingredientes como a biotina, o zinco, as vitaminas B e os antioxidantes que promovem a saúde do cabelo. Estes nutrientes ajudam a reduzir a queda de cabelo e estimulam o crescimento de um cabelo mais forte e saudável .

Recomenda-se a toma de um comprimido por dia, de preferência durante pelo menos 3 meses, para obter resultados visíveis.

2. Ampolas Reaccionais Trifásicas Rene Furterer

Estas ampolas de Rene Furterer foram concebidas para combater a queda de cabelo reactiva, como a queda de cabelo pós-parto. Contêm uma combinação de óleos essenciais, extractos de plantas e péptidos que actuam diretamente no couro cabeludo, fortalecendo os folículos capilares e estimulando o crescimento do cabelo a partir do interior.

Aplicam-se facilmente no couro cabeludo limpo, sem enxaguamento, e recomenda-se a sua utilização uma ou duas vezes por semana durante um período de, pelo menos, três meses.

3. Champô anti-queda Vichy Dercos

Este champô é ideal para complementar o tratamento capilar. A sua fórmula inclui aminexil, uma molécula que fortalece a raiz do cabelo e evita o endurecimento do colagénio no folículo.

Além disso, o champô anti-queda Vichy Dercos contém vitaminas e agentes nutritivos que revitalizam o couro cabeludo e dão brilho ao cabelo. É um champô de uso frequente que pode ser utilizado várias vezes por semana.

Dicas para cuidar do cabelo no pós-parto

Para além de incorporar estes produtos na sua rotina capilar para travar a queda de cabelo pós-parto, existem hábitos que podem ajudar a manter o seu cabelo saudável:

  • Reduzir a utilização de ferramentas de calor, como secadores e alisadores, para evitar danificar o cabelo enfraquecido.

  • Utilize uma escova de cerdas macias e evite escovar o cabelo molhado, que é mais propenso a quebrar-se.

  • Aplique máscaras nutritivas semanalmente para manter o cabelo protegido. A nossa recomendação: Máscara nutritiva Rene Furterer Absolue Keratine para um cabelo sedoso e hidratado.

Se a queda de cabelo pós-parto persistir para além de um ano ou for muito grave, consulte um dermatologista para excluir outras causas, como desequilíbrios hormonais ou deficiências nutricionais.