Tabla de contenidos
A síndrome pré-menstrual não é apenas "coisas do período" - é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que podem perturbar o seu bem-estar todos os meses. Descubra por que razão acontece, como aliviá-la e o que pode fazer para se sentir melhor antes do seu período.
O que é a síndrome pré-menstrual?
A síndrome pré-menstrual pode ser definida como o conjunto de sintomas, tanto físicos como emocionais, que podem aparecer na segunda metade do ciclo menstrual.
Chama-se pré-menstrual porque aparece antes do início da menstruação e afecta geralmente 75% das mulheres em idade fértil, embora nem todas sofram de todos os sintomas.
Síndrome pré-menstrual, quando é que começa?
Geralmente começa durante a segunda metade do ciclo menstrual, concretamente nos dias após a ovulação e antes do início do período menstrual. Estes sintomas aparecem geralmente 5 a 14 dias antes do início da menstruação e desaparecem normalmente nos primeiros dias.
Sintomas da síndrome pré-menstrual
Estes podem variar e, como já referi, nem todas as mulheres sofrem de todos os sintomas. Mesmo assim, os mais comuns são:
- Os que afectam o nível físico: como as dores, a tensão mamária, o aumento da retenção de líquidos (sente-se mais inchada), as alterações do apetite, a fadiga ou as dores de cabeça.
- Ou os que afectam a nível emocional ou mental: são dias de maior oscilação de humor, irritabilidade, tristeza, ansiedade, problemas de sono e até maior dificuldade de concentração.
Causas: Porque é que acontece?
Sabe-se que estes sintomas estão associados à síndrome pré-menstrual, mas não se conhece a causa exacta, sobretudo porque tem sintomas muito diferentes que afectam diferentes sistemas do organismo. A causa conhecida, mas não o mecanismo, é hormonal. Poderíamos dizer que a síndrome pré-menstrual tem origem em variações das hormonas do ciclo menstrual, nomeadamente o estrogénio e a progesterona.
Tratamento da síndrome pré-menstrual
Embora não exista um tratamento único para os sintomas da síndrome pré-menstrual ou TPM, podemos ajudar-nos com algumas técnicas para torná-la mais suportável ou para aliviar a intensidade desses sintomas. Por exemplo
- Hábitos saudáveis: Os hábitos saudáveis podem ajudar com o inchaço, o humor ou mesmo com a inflamação, por exemplo, fazer uma dieta equilibrada, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável.Por exemplo, fazer uma dieta equilibrada, comer muita fruta, reduzir o consumo de álcool, cafeína e açúcares simples, fazer exercício físico regular ou aplicar técnicas de relaxamento como o ioga ou a meditação.
- Tratamento farmacológico: Se sofremos muitas dores, o ideal é que, sob prescrição médica, façamos o tratamento farmacológico que o médico considerar mais adequado para o nosso caso pessoal.
- Suplementos naturais: Especialmente se os sintomas são incómodos, mas não de intensidade moderada ou grave, e preferimos optar por suplementos que ajudam a reequilibrar o organismo de forma natural.
Que opções recomendamos?
- Pranarom aromafemina conforto pré-menstrual: trata-se de um suplemento natural à base de óleos vegetais, como o óleo de onagra, que ajuda a regular o equilíbrio hormonal.
- Óleo de onagra de encapsulamento puro: Tal como o anterior, graças à sua composição em óleo de onagra, conseguimos esse equilíbrio para o bem-estar da mulher.
- Extrato de Vitex Agnus Castus Bonusan: Este suplemento contém extrato de vitex agnus castus que ajuda a aliviar os sintomas da TPM e a regular o ciclo ao mesmo tempo.
Embora os sintomas sofridos durante o período pré-menstrual sejam comuns nas mulheres, mencionámos anteriormente que nem todas as mulheres sofrem da mesma forma, quer em termos do número de sintomas, quer da intensidade dos mesmos. Por isso, o ideal, se sofre de algum deles, é consultar um especialista, seja o seu médico ou farmacêutico, para que este a oriente sobre o tratamento mais adequado para melhorar os seus sintomas.


























