A síndrome pré-menstrual não é apenas "coisas do período" - é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que podem perturbar o seu bem-estar todos os meses. Descubra por que razão acontece, como aliviá-la e o que pode fazer para se sentir melhor antes do seu período.
O que é a síndrome pré-menstrual?
A síndrome pré-menstrual pode ser definida como o conjunto de sintomas, tanto físicos como emocionais, que podem aparecer na segunda metade do ciclo menstrual.
Chama-se pré-menstrual porque aparece antes do início da menstruação e afecta geralmente 75% das mulheres em idade fértil, embora nem todas sofram de todos os sintomas.
Síndrome pré-menstrual, quando é que começa?
Geralmente começa durante a segunda metade do ciclo menstrual, concretamente nos dias após a ovulação e antes do início do período menstrual. Estes sintomas aparecem geralmente 5 a 14 dias antes do início da menstruação e desaparecem normalmente nos primeiros dias.
Sintomas da síndrome pré-menstrual
Estes podem variar e, como já referi, nem todas as mulheres sofrem de todos os sintomas. Mesmo assim, os mais comuns são:
Os que afectam o nível físico: como as dores, a tensão mamária, o aumento da retenção de líquidos (sente-se mais inchada), as alterações do apetite, a fadiga ou as dores de cabeça.
Ou os que afectam a nível emocional ou mental: são dias de maior oscilação de humor, irritabilidade, tristeza, ansiedade, problemas de sono e até maior dificuldade de concentração.
Causas: Porque é que acontece?
Sabe-se que estes sintomas estão associados à síndrome pré-menstrual, mas não se conhece a causa exacta, sobretudo porque tem sintomas muito diferentes que afectam diferentes sistemas do organismo. A causa conhecida, mas não o mecanismo, é hormonal. Poderíamos dizer que a síndrome pré-menstrual tem origem em variações das hormonas do ciclo menstrual, nomeadamente o estrogénio e a progesterona.
Tratamento da síndrome pré-menstrual
Embora não exista um tratamento único para os sintomas da síndrome pré-menstrual ou TPM, podemos ajudar-nos com algumas técnicas para torná-la mais suportável ou para aliviar a intensidade desses sintomas. Por exemplo
Hábitos saudáveis: Os hábitos saudáveis podem ajudar com o inchaço, o humor ou mesmo com a inflamação, por exemplo, fazer uma dieta equilibrada, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer muita fruta, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável, comer uma dieta saudável.Por exemplo, fazer uma dieta equilibrada, comer muita fruta, reduzir o consumo de álcool, cafeína e açúcares simples, fazer exercício físico regular ou aplicar técnicas de relaxamento como o ioga ou a meditação.
Tratamento farmacológico: Se sofremos muitas dores, o ideal é que, sob prescrição médica, façamos o tratamento farmacológico que o médico considerar mais adequado para o nosso caso pessoal.
Suplementos naturais: Especialmente se os sintomas são incómodos, mas não de intensidade moderada ou grave, e preferimos optar por suplementos que ajudam a reequilibrar o organismo de forma natural.
Que opções recomendamos?
Pranarom aromafemina conforto pré-menstrual: trata-se de um suplemento natural à base de óleos vegetais, como o óleo de onagra, que ajuda a regular o equilíbrio hormonal.
Óleo de onagra de encapsulamento puro: Tal como o anterior, graças à sua composição em óleo de onagra, conseguimos esse equilíbrio para o bem-estar da mulher.
Extrato de Vitex Agnus Castus Bonusan: Este suplemento contém extrato de vitex agnus castus que ajuda a aliviar os sintomas da TPM e a regular o ciclo ao mesmo tempo.
Embora os sintomas sofridos durante o período pré-menstrual sejam comuns nas mulheres, mencionámos anteriormente que nem todas as mulheres sofrem da mesma forma, quer em termos do número de sintomas, quer da intensidade dos mesmos. Por isso, o ideal, se sofre de algum deles, é consultar um especialista, seja o seu médico ou farmacêutico, para que este a oriente sobre o tratamento mais adequado para melhorar os seus sintomas.
Quando falamos de dor ciática, estamos a referir-nos a essa dor que é um formigueiro, ardor ou cãibras que sentimos no que vai da parte inferior das costas ou das nádegas até à perna. E quando aparece, pode ser tão intensa que tudo o que queremos é que desapareça rapidamente. Mas será que a dor ciática pode ser aliviada em 2 minutos?
Neste post damos-lhe a boa notícia de que, embora a dor ciática exija uma abordagem mais abrangente e tratamento médico, se ocorrer com frequência, existem alguns truques e dicas que podemos fazer em casa para nos ajudar a sentir melhor.
Dicas para aliviar rapidamente a dor ciática
Se quiser aliviar a dor ciática em apenas alguns minutos, siga as dicas abaixo:
1) Mude a sua postura ou adopte uma postura para alívio imediato: a dor ciática é muitas vezes pior quando estamos numa posição de sobrecarga na parte inferior das costas. Por isso, ajuda adotar posturas que descarreguem, tais como:
Deitar-se de barriga para cima no chão ou na cama.
Dobrar os joelhos e apoiar os pés. Se tivermos uma almofada à mão, podemos colocá-la debaixo dos joelhos para que as pernas fiquem ligeiramente elevadas.
Graças a estas posições, podemos notar que a pressão diminui.
2) Aplicar calor: Isto ajuda-nos a relaxar os músculos e a melhorar a circulação, aliviando assim a dor. Podemos ajudar-nos com:
Garrafas de água quente.
Cobertores eléctricos que fornecem calor.
Um duche quente dirigido à região lombar ou às nádegas, consoante o local da dor.
3) Alongar suavemente: Os alongamentos também ajudam e fazem a diferença. Um que é muito bom e eficaz é o alongamento do músculo piriforme; fazemo-lo deitando-nos de costas, cruzando a perna que dói sobre a outra e, com as mãos, trazemos a perna de apoio em direção ao peito.
Este movimento ajuda a descomprimir o nervo ciático e proporciona um alívio rápido. Se não souber como fazer este movimento ou precisar de ajuda para o aprender corretamente, não hesite em consultar um especialista, como um fisioterapeuta.
Remédios para a ciática
4) Utilizar produtos de ação rápida: Na Farmaciasdirect também pode encontrar tratamentos para a dor ciática para aplicar diretamente na zona dolorosa e fazer com que actuem localmente:
Voltadol: Trata-se de um gel com diclofenac. Trata-se de um anti-inflamatório que actua reduzindo a inflamação, como o seu nome indica, e assim acalma a dor.
Reflex: Podemos encontrá-lo em diferentes formatos, como gel ou spray. Quando o aplicamos, sentimos uma sensação imediata de frescura que ajuda a relaxar os músculos contraídos, que é o que por vezes causa a dor intensa da ciática.
Ambas as opções são dois aliados que podem ajudá-lo a aliviar rapidamente a dor sem a necessidade de medicação oral. Mas é sempre melhor consultar o seu médico ou farmacêutico que conhece o seu caso pessoalmente.
Então, como tratar rapidamente a dor ciática?
Em poucas palavras:
Altere a sua postura para aliviar as suas costas.
Aplicar calor.
Utilizar produtos que ajudem a aliviar a dor.
Alongar suavemente.
Se verificar que a dor se repete frequentemente, não alivia ou até se agrava, consulte um especialista para que ele possa avaliar a sua situação e fazer o melhor diagnóstico. Tratamentos para a dor ciática
Muitas vezes associamos dormir bem a dormir muitas horas, e por vezes o descanso está mais relacionado com a qualidade do sono do que com a sua duração.
Dormir bem está relacionado com a forma como passamos pelos diferentes ciclos e fases do sono. E se soubermos isto bem, podemos tentar melhorar o nosso sono, por exemplo, se formos pessoas que acordam cansadas, que têm despertares noturnos ou que têm dificuldade em começar o dia.
Quanto tempo dura um ciclo de sono e quais são as suas fases?
Naturalmente, os ciclos de sono estruturam-se em cerca de 90 a 110 minutos. Isto repete-se 4 a 6 vezes ao longo da noite. Dependendo da idade da pessoa ou de outros factores.
Por sua vez, cada ciclo divide-se em várias fases, cada uma com funções específicas que nos ajudam a recuperar física e mentalmente. Podemos dividi-las em:
Fase N1: sonolência
Esta é a fase de transição entre a vigília e o sono. Aqui o que acontece é que o corpo começa a relaxar, a respiração fica mais lenta e o cérebro reduz a sua atividade.
Fase N2: sono ligeiro
Esta fase ocupa quase 50% do sono total. A temperatura do corpo desce, assim como o ritmo cardíaco. Esta fase é muito importante, pois é quando a memória e a aprendizagem são consolidadas.
Fase N3: sono profundo ou sono de ondas lentas
Esta fase é a mais reparadora. Durante esta fase, o nosso corpo liberta hormonas como as hormonas de crescimento, repara os tecidos e até reforça o sistema imunitário.
Fase REM
Esta fase é caracterizada por movimentos rápidos dos olhos, daí o nome REM (Rapid Eyes Movement); consequentemente, há uma atividade cerebral mais intensa. É nesta fase que ocorrem os sonhos mais vívidos. Desempenharia também um papel muito importante na consolidação da memória emocional e da criatividade.
Por isso, um descanso correto e saudável implicaria passar por todas estas fases de forma equilibrada, ou seja, em duração e alternância. Por conseguinte, se o sono for interrompido ou se algum dos ciclos for encurtado, não teremos um descanso adequado e ficaremos mais cansados, irritáveis ou talvez com mais dificuldades de concentração.
Factores que afectam os ciclos do sono
Stress e preocupações.
Uso excessivo de ecrãs antes de dormir.
Ter um horário irregular e diferente todos os dias.
Consumo de cafeína, de álcool ou de grandes refeições ao jantar.
Por esta razão, aconselhamos também a ter hábitos de sono saudáveis, ou higiene do sono. Por outras palavras, ter uma rotina regular, criar um ambiente tranquilo antes de se deitar, evitar o consumo de estimulantes, deixar os ecrãs antes de dormir, etc. Estes hábitos podem ajudar-nos a melhorar o nosso descanso e a descansar de forma saudável.
Suplementos que nos podem ajudar a descansar
Muitas vezes, devido ao ritmo de vida que levamos ou às inevitáveis preocupações que temos no nosso dia a dia, não conseguimos melhorar o nosso descanso de uma forma natural. Por esta razão, na Farmaciasdirect temos diferentes opções que nos podem ajudar a consegui-lo. Quer seja porque precisamos dele ocasionalmente, um dia de insónia sem razão aparente, ou porque temos dificuldade em adormecer durante um determinado período.
Zzzquil adultos: Ajuda os adultos com insónias ocasionais a adormecer.
Zzzquil crianças: Neste caso, a fórmula está adaptada a crianças pequenas. No entanto, deve ser sempre tomado sob a supervisão de um adulto e com a recomendação de um especialista.
Zzzquil Forte: Esta referência teria um reforço de melatonina, ou seja, mais concentração, bem como outros ingredientes como a vitamina B6, camomila, valeriana e lavanda, também presentes no Zzzquil adulto.
Zzzquil comprimidos: A vantagem é que são comprimidos de duas camadas. Por outras palavras, têm uma camada de libertação rápida para ajudar a adormecer quando os toma, mas a outra camada é uma camada de libertação prolongada, ou seja, é libertada durante toda a noite para garantir o descanso e o sono reparador.
É aconselhável tomá-lo pelo menos 30 minutos antes de ir dormir, mas criando um ambiente que seja, como dissemos, calmo e ideal para o descanso.
Em conclusão, podemos dizer que descansar e dormir bem não está apenas relacionado com o número de horas que dormimos, mas também com a forma como dormimos, o descanso que temos e a qualidade do nosso sono. No caso de as técnicas para conseguir um sono reparador não funcionarem, podemos ajudar-nos com algumas das referências de Zzzquil que pode encontrar em Farmaciasdirect.
No entanto, se esta insónia ou falta de sono se prolongar por muito tempo, devemos consultar um médico para que ele possa avaliar a nossa situação.
Em épocas de mudanças de temperatura, temos tendência a adoecer com mais frequência, a constipar-nos mais do que o habitual, a ter menos energia ou simplesmente a notar que não estamos ou que o nosso corpo não está como deveria estar. E isso é um sinal de que as nossas defesas precisam de mais atenção. Vamos então ver como reforçar as suas defesas.
Como reforçar o sistema imunitário rapidamente?
Neste post dizemos-lhe como reforçar as suas defesas de uma forma simples, que mudanças pode fazer na sua rotina diária e, se necessário, que produtos tomar especificamente para este fim.
O que é bom para reforçar as defesas?
A chave está no nosso quotidiano e, por isso, explicamos-lhe que hábitos da sua rotina são essenciais para reforçar as suas defesas.
A alimentação é a base de todos os bons hábitos saudáveis. Coma muita fruta, legumes, leguminosas e proteínas de qualidade e beba muita água. Os alimentos que nos podem ajudar neste sentido são, por exemplo, os citrinos, os kiwis e os pimentos, que são ricos em vitamina C. Os frutos vermelhos e o chá verde também são ricos em antioxidantes que protegem as nossas células contra os radicais livres.
Por outro lado, dormir bem e relaxar também ajuda a reforçar as nossas defesas. Quando dormimos o suficiente, o nosso sistema imunitário é reforçado. Para além do sono, também é bom relaxar, gerir o stress com técnicas de relaxamento, meditar, controlar a respiração, respirar fundo ou mesmo dar um passeio ao ar livre, o que nos pode ajudar a dormir e a descansar melhor. Isto porque o stress, especialmente durante longos períodos de tempo, é um dos grandes inimigos do sistema imunitário.
Fazer exercício e movimentar-se diariamente também traz muitos benefícios para o nosso corpo, e não é necessário um grande esforço. Basta uma caminhada de 30 minutos, que ativa a circulação e ajuda as nossas células a oxigenarem-se e as células de defesa a chegarem a todo o corpo.
Por último, podemos também recorrer à fitoterapia e aos suplementos vitamínicos para reforçar as nossas defesas e atuar como complemento dos pontos anteriores.
Suplementos para reforçar as defesas
Para além dos hábitos que recomendámos acima, também pode tomar suplementos vitamínicos para reforçar as suas defesas e estar mais protegido contra as doenças. Alguns dos melhores são:
Bion3 Defences
Este produto combina vitaminas, minerais e probióticos para manter o sistema imunitário em perfeitas condições. Bion3 Defences dá-nos energia e também fortalece a microbiota intestinal, repovoando-a para que todo o nosso organismo possa funcionar corretamente por si só.
Bion3 Defences Júnior
A marca também tem uma fórmula específica para crianças: Bion3 Defences Junior, formulada com vitaminas e minerais nas quantidades certas para crianças em crescimento. Além disso, as crianças são uma parte da população que está muito exposta a vírus, que tem mais dificuldade em comer frutas e legumes ou que não tem uma dieta tão completa como a de um adulto.
Em conclusão, podemos dizer que aumentar rapidamente as defesas não é uma questão de magia, mas sim de incluir hábitos saudáveis na nossa rotina. Podemos também recorrer a suplementos e complementos vitamínicos, se necessário. Se não sabe qual é o mais adequado para si, pode escrever-nos através do nosso serviço de Atenção Farmacêutica, onde a nossa equipa de farmacêuticos lhe dará conselhos gratuitos e personalizados.
A cavalinha é um ingrediente muito procurado nos suplementos alimentares pelos seus benefícios e propriedades. Mas sabia que não é só agora que desperta interesse? É uma planta antiga que tem sido estudada e utilizada há séculos.
Cavalinha - o que é realmente?
A chamada "cavalinha" é, na realidade, a planta Equisetum arvense. Trata-se de uma planta com um aspeto alongado e ramificado, que faz lembrar a crina de um cavalo, daí o seu nome popular.
Cresce em estado selvagem nas zonas temperadas e húmidas da Europa, da Ásia e da América do Norte. O seu caule é utilizado para extrair os seus princípios activos .
Para que é utilizada a cavalinha?
A cavalinha é utilizada pelos seus ingredientes activos:
Como diurético natural.
Como diurético natural. Para promover a fixação do cálcio nos ossos.
Como fortalecedor do cabelo.
Para tratar as cicatrizes.
Propriedades da cavalinha e dos seus princípios activos
A cavalinha é conhecida há séculos pelos seus múltiplos benefícios medicinais e isso deve-se à sua composição, aos princípios activos de interesse que nos fornece:
Saponinas: proporcionam um efeito diurético e depurativo, que são os seus efeitos mais conhecidos e representativos.
Flavonóides: conferem à cavalinha propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, evitando a deterioração celular.
Sílica: fortalece o cabelo, as unhas e a pele.
Minerais: para manter o equilíbrio eletrolítico.
Cavalinha, quando é que é recomendada?
Devido às suas múltiplas propriedades, a cavalinha é recomendada para:
Dietas de emagrecimento.
Tratamentos de desintoxicação.
Retenção de líquidos.
Pernasinchadas.
Síndrome das pernas cansadas.
Edemas ligeiros.
Infecções urinárias ou cistites.
Processos inflamatórios.
Melhoria do aspeto e da força da pele, do cabelo e das unhas.
Processos de recuperação do tecido ósseo e osteoporose.
Cicatrização de feridas fechadas.
Como é utilizada a cavalinha?
Devido aos seus inúmeros benefícios, a cavalinha pode ser utilizada para diferentes fins e, por esta razão, pode ser encontrada em vários formatos:
Infusão: particularmente indicada para eliminar líquidos.
Cápsulas: como suplemento alimentar para beneficiar do seu poder antioxidante e das suas propriedades diuréticas.
Aplicação tópica: como agente cicatrizante.
Contra-indicações da cavalinha
Embora a cavalinha se destaque pelos seus benefícios e pela sua versatilidade, também existem riscos associados à sua toma . Devemos estar atentos a determinadas situações e não a tomar nos seguintes casos:
Gravidez ou amamentação, pois não existem estudos suficientes que garantam a sua segurança.
Utilização prolongada e não controlada.
Níveis baixos de potássio.
Hipertensão ou hipotensão.
Problemas cardíacos.
Úlceras do trato digestivo.
Perturbações respiratórias.
Bebés ou crianças.
A cavalinha, como qualquer suplemento alimentar, deve ser tomada sob controlo médico se a sua utilização for mais prolongada do que o normal, se existir alguma patologia ou se estiver a tomar algum medicamento.
A digestão é algo presente nas nossas vidas e indispensável para nos mantermos vivos. Tudo corre bem até que "algo corre mal" e começamos a sentir-nos doentes. Se este problema não for tratado, pode tornar-se complicado e levar a outras doenças. Na Farmaciasdirect falamos consigo sobre como melhorar a digestão através dos melhores hábitos saudáveis para o sistema digestivo.
O que é a digestão
A digestão é um processo vital para o nosso organismo e o mecanismo pelo qual o nosso corpo obtém nutrientes dos alimentos. Em cada uma das fases da digestão, diferentes proteínas e mecanismos intervêm para quebrar os alimentos em nutrientes para que possam ser absorvidos.
Este processo envolve vários órgãos: boca, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas, intestino grosso, esófago...
Benefícios da digestão
Os nutrientes que obtemos através da digestão são absorvidos pelo nosso organismo e utilizados pelas nossas células para realizar todas as funções do corpo, o que implica que o nosso corpo funcione como um todo, pelo que é muito importante seguir uma boa dieta. Se mantivermos uma boa digestão, obteremos nutrientes de qualidade nas quantidades corretas que são necessárias para a nossa saúde.
Factores que afectam a digestão
Existem vários factores que afectam o nosso processo de digestão, alguns dos quais são
Não seguir uma alimentação saudável, variada e equilibrada: abusar de açúcares, fritos, alimentos ultra-processados ou álcool.
Comer depressa: o nosso corpo não se apercebe que começou a comer, não se sente saciado e faz-nos comer mais.
Não mastigar bem.
Stress, nervosismo e ansiedade: alteram o microbiota intestinal e a sua funcionalidade.
Sedentarismo: o exercício físico favorece o trânsito intestinal.
O que é uma má digestão?
A expressão "má digestão" refere-se aos sintomas que podem surgir durante o processo de digestão se este não for efectuado corretamente: sensação de peso no estômago, inchaço, gases, refluxo, azia, náuseas, dores de estômago, dores intestinais.
Pode ser temporária e ser causada por um dos factores acima mencionados. Mas se persistir ao longo do tempo e/ou se os sintomas se agravarem, deve consultar o seu médico.
10 hábitos saudáveis para o sistema digestivo
Na Farmaciasdirect, oferecemos-lhe 10 dicas para alcançar uma óptima saúde digestiva.
Faça uma dieta saudável, variada e equilibrada. Opte por vegetais e frutas para obter um bom suprimento de fibras.
Limite o consumo de molhos, alimentos ultra-processados e condimentados.
Evitar as grandes refeições. Recomenda-se a ingestão de 5 refeições por dia, em pequenas quantidades, divididas em pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Mastiguebem, coma devagar e não tenha pressa.
Beba muita água, o que facilita a absorção dos nutrientes.
Não se deite ou durma logo após comer.
Pratique exercício físico regularmente para melhorar o esvaziamento gástrico e o funcionamento do intestino.
Evitar o consumo de álcool e tabaco.
Gerir o stress, tentar relaxar, pode utilizar técnicas de relaxamento.
Cuide do seu microbiota, para que a absorção de nutrientes possa ocorrer corretamente, bem como para evitar a obstipação. A toma de probióticos pode ajudar.
O que tomar para a digestão?
Se quiser saber o que é bom para a digestão, eis a nossa recomendação farmacêutica:
Vitae Oliovita Gastro
É um suplemento alimentar que protege e regenera a mucosa intestinal, graças à sua composição rica em:
Beta-glucanos: melhora a atividade da microbiota e do sistema imunitário. Proporciona benefícios prebióticos para a nossa microbiota ou flora intestinal.
Óleo de espinheiro marítimo: repara, reidrata, regenera, protege... por outras palavras, reduz a inflamação.
Vitae Oliovita Gastro é altamente recomendado em casos de doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, colite ulcerosa, inflamação digestiva associada a intolerâncias ou doença celíaca. Pode também ser utilizado para aliviar os efeitos negativos dos medicamentos na mucosa intestinal. 2 cápsulas por dia (ou 4 cápsulas por dia em caso de crise) podem ser tomadas em duas doses separadas.
Gavinatura
O suplemento alimentar ideal para utilizar em caso de indigestão, dores de estômago, azia e hiperacidez gástrica. Protege a mucosa gástrica, combate a acidez e previne a irritação. E fá-lo naturalmente graças à sua composição rica em aloé vera, malva sylvestris e camomila.
É muito fácil de tomar, pois os comprimidos dissolvem-se diretamente na boca. São também muito agradáveis de tomar graças ao seu sabor a limão. Recomenda-se a toma de um comprimido após cada refeição principal e outro antes de deitar.
Gavinatura pode ser tomado por adultos e crianças a partir dos 6 anos de idade. É igualmente adequado durante a gravidez e a amamentação.
Aboca Colilen SII
Suplemento alimentar recomendado para tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável, para aliviar os sintomas de dor, inchaço abdominal e irregularidade intestinal. O seu ActiMucin patenteado (composto por resinas, polissacáridos e polifenóis) forma uma película sobre a mucosa intestinal, protegendo-a assim das substâncias irritantes.
Tomar 2 cápsulas antes do pequeno-almoço, 2 cápsulas antes do almoço e 2 cápsulas antes do jantar. Recomenda-se continuar o tratamento com Aboca Colilen IBS durante 2-6 semanas e voltar a tomar se os sintomas reaparecerem.
Pranarom Oleobiótico Saúde Intestinal
Este é um suplemento alimentar que melhora o funcionamento do nosso intestino e, com ele, o desconforto associado. É particularmente recomendado em viagem, pois alteramos o nosso ritmo e a nossa alimentação, o que pode afetar o comportamento intestinal.
Oleobiotic da Pranarom contém óleo essencial de orégãos, canela e anis estrelado, princípios activos que aliviam o desconforto, regulam o trânsito e reduzem os gases. Tomar 1 cápsula antes ou durante as refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar) durante 5 dias.
Se tiver dúvidas sobre qual o suplemento a tomar em função do seu caso, pode consultar a nossa equipa de farmacêuticos especialistas através do nosso formulário de atenção farmacêutica. Lembre-se também que, sempre que os sintomas persistirem ou se agravarem, deve consultar o seu médico em .
Remédios naturais para a cistite para alívio imediato
Cistite: uma das principais questões colocadas ao balcão da farmácia de forma muito recorrente, sobretudo pelas mulheres. É provável que já a tenha sofrido em algum momento e não sabia exatamente o que lhe estava a acontecer. Na Farmaciasdirect vamos falar sobre ela, como a distinguir e como a prevenir e parar.
O que é a cistite?
A cistite é uma inflamação da bexiga. Pode ser dolorosa e incómoda. Afecta pessoas de todas as idades, mas é mais comum nas mulheres devido à sua anatomia. Trata-se de uma infeção do trato urinário.
Por vezes, se não for tratada atempadamente e de forma adequada, pode propagar-se aos rins e causar problemas mais graves. É por isso que é importante prestar atenção aos sintomas e encontrar uma solução a tempo.
Porque é que ocorre a cistite?
A cistite é geralmente causada por uma infeção bacteriana, mais frequentemente por Escherichia coli (E. coli). Esta bactéria é nativa do intestino, mas pode migrar para as zonas da uretra e da bexiga e causar a doença. Por esta razão, é mais comum nas mulheres, uma vez que a sua uretra é mais curta.
Embora a invasão pela E. coli se dê por migração, também pode ocorrer por outras causas:
As relações sexuais favorecem a entrada da bactéria.
Diminuição das defesas: o sistema imunitário está enfraquecido e não actua com a mesma eficácia.
A retenção de urina e a vontade de urinar durante muito tempo, pois favorece o aparecimento de bactérias.
Alterações hormonais, como a menstruação ou a menopausa.
Sintomas de cistite
Alguns dos sintomas mais comuns são:
Vontadede urinar, commicção urgente e frequente.
Dor, picada ou ardor ao urinar.
Sensação de não ter acabado de urinar.
Urina turva, com mau cheiro.
Dor na parte inferior do abdómen.
Pode haver sangue na urina.
Cistite vs. infeção do trato urinário
Sabia que a cistite e a ITU não são exatamente a mesma coisa? A cistite é um tipo de infeção da urina que afecta o trato urinário inferior. Mas as ITU podem ser diferentes, dependendo da área do trato urinário que é afetada:
Uretrite: a infeção afecta a uretra.
Cistite: a infeção afecta a bexiga.
Pielonefrite: a infeção afecta os rins.
Como farmacêuticos, podemos oferecer alguns conselhos e recomendações para prevenir a cistite, espaçar o seu aparecimento, reduzir os seus sintomas e até tratá-la.
Remédios para a cistite
Existem remédios naturais para a cistite ou infeção das vias urinárias formulados com princípios activos específicos:
Prevenir e retardar o aparecimento da cistite nos casos de cistite recorrente.
Ajudam a eliminar a cistite e a aliviar os sintomas.
Alguns dos princípios activos mais utilizados como remédio natural para a cistite são:
Arando americano: dificultam a fixação da E. coli às paredes do trato urinário. Pode prevenir e parar a cistite.
D-manose: é um açúcar que impede as bactérias de se fixarem na bexiga. Previne e alivia os sintomas.
Bearberry: ação antimicrobiana.
Cavalinha: graças ao seu efeito diurético, contribui para a eliminação das bactérias que provocam a infeção.
Hortelã-pimenta e orégãos: com propriedades antibacterianas, anti-sépticas e analgésicas.
Goldenrod: actua como diurético, anti-inflamatório e antimicrobiano.
Probióticos: reforçam a flora ou microbiota caraterística da zona para prevenir as infecções. As estirpes Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus reuteri são frequentemente utilizadas.
Tendo isto em conta, alguns dos suplementos alimentares recomendados para o tratamento da cistite são:
Aboca Cistilene
Um complemento alimentar à base de uva-ursina e de goldenrod para melhorar o funcionamento das vias urinárias. Aboca Cistilene contém igualmente óleos essenciais de canela, salva e zimbro, que possuem propriedades antibacterianas.
Consegue reduzir a dor e a inflamação que ocorrem durante o processo infecioso, pelo que é recomendado para pessoas com cistite ou infecções ligeiras a moderadas.
Tomar 2 cápsulas ao almoço e 2 cápsulas ao jantar, juntamente com um copo grande de água.
Pranarom Aromafemina Trato Urinário
Pranarom Aromafemina Urinary Tract Comfort é um suplemento alimentar que, graças à sua composição rica em hortelã-pimenta e outros (orégãos, limão, canela chinesa), mantém as vias urinárias em bom estado, alivia a dor e reforça o sistema imunitário.
Pode ser tomado por adultos e crianças a partir dos 12 anos. Tomar 2-3 cápsulas por dia durante as refeições durante 1 semana.
Conselhos para prevenir a cistite
Se procura um alívio imediato para a sua infeção urinária, para além dos suplementos recomendados, siga os nossos conselhos farmacêuticos.
Beba 1-2 litros de água por dia.
Não retenha a vontade de urinar.
Evite usar roupas apertadas.
Utilizar roupa interior com tecidos respiráveis, como o algodão.
Mantenha uma boa higiene íntima.
Urinar e lavar a zona após as relações sexuais.
Não deixar a zona íntima molhada, por exemplo, em alturas de natação ou na praia.
Tomar suplementos alimentares.
Lembre-se de consultar um médico se...
Lembre-se que se os sintomas persistirem ou piorarem, deve consultar um médico. O mesmo se aplica se tiver febre, sangue na urina ou dores na zona dos rins. Também deve consultar um médico se os sintomas se repetirem frequentemente.
A Rhodiola tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos pelas suas propriedades naturais benéficas para a saúde e o bem-estar. Hoje, tudo o que precisa de saber sobre ela e porque é tão benéfica. Continue a ler!
O que é a rodiola
A Rhodiola é uma planta chamada Rhodiola Rosea, conhecida como raiz dourada ou raiz árctica, que cresce nas zonas frias e montanhosas da Ásia e da Europa. Devido às suas propriedades, é utilizada há séculos na medicina tradicional destas regiões.
A planta é também rica em rosavinas e salidrosídeos, princípios activos que aumentam o desempenho físico e mental em situações adversas. Graças às suas propriedades adaptogénicas, é muito útil para combater o stress.
Para que serve a rhodiola
Sendo um princípio ativo adaptogénico, permite ao organismo "adaptar-se" a diferentes situações de stress físico, mental e emocional. Os benefícios da rhodiola são, portanto, os seguintes
Ajuda a gerir o stress e a fadiga crónica.
Ajuda a melhorar a memória e a concentração.
Melhora a resistência e a fadiga física e/ou mental.
Pode ser útil em caso de ansiedade, de depressão ou de perturbações emocionais.
Propriedades da rodiola
Já sabemos o que a planta rhodiola consegue e quais são os seus benefícios, mas como é que o faz? O que a torna adaptogénica?
A rhodiola actua nas glândulas que respondem ao stress (eixo hipotálamo-pituitária-adrenal), conseguindo:
Reduzir os níveis de cortisol (hormona do stress).
Regular os níveis de dopamina e de serotonina (hormonas da felicidade).
Como antioxidante, protege as células do stress e dos danos oxidativos causados por situações de ansiedade e nervosismo.
Como tomar a rodiola
A rodiola pode ser encontrada sob a forma de cápsulas, comprimidos ou extractos. Ésempre preferível tomá-la de manhã ou ao meio-dia, mas não à noite, pois pode ser um pouco activadora e não ajudar a ter uma boa noite de sono.
A rhodiola pode ser tomada à noite?
Não é aconselhável tomar a rhodiola à noite. Com efeito, a rhodiola pode provocar insónias, agitação ou perturbações do sono se for tomada à noite, devido ao seu efeito energético e estimulante. Por conseguinte, é aconselhável tomá-la de manhã ou na primeira metade do dia para tirar partido dos seus benefícios.
Efeitos secundários da rodiola
Como qualquer suplemento alimentar ou medicamento, a rodiola pode ter reacções adversas: pode provocar nervosismo, insónias (se for tomada à noite) ou dores de cabeça, pois actua no sistema nervoso.
Recomendamos que consulte o seu farmacêutico ou médico antes de começar a tomá-la.
Os melhores suplementos de rhodiola
Num mundo em que corremos e vivemos sempre condicionados pelo stress, a rhodiola torna-se o aliado perfeito contra o stress, perfeito para complementar a nossa dieta e melhorar, prevenir e aliviar estas situações. Na Farmaciasdirect, apresentamos os nossos suplementos de rhodiola preferidos:
Pure Encapsulations Rhodiola Rosea
Pure Encapsulations rhodiola rosea é recomendado para aqueles momentos em que experimentamos maior esforço físico ou aumento do stress.
Modo de tomar: Tomar 1 cápsula por dia durante uma refeição.
Solgar Balance Rhodiola Complex
O suplemento Balance Rhodiola Complex da Solgar é um suporte nutricional para reduzir a fadiga e normalizar o estado emocional, graças à combinação da Rhodiola com outros ingredientes activos como a vitamina C, vitamina B6 e B3, ácido pantoténico, magnésio e ginseng.
Modo de utilização: Recomenda-se a toma de 1-2 cápsulas por dia, de preferência às refeições.
Aboca NaturaMix Mente
Neste caso, a Rhodiola Aboca Natura Mix Mente é acompanhada por ginkgo, grainha de uva e salva espanhola. É, por isso, o complemento perfeito para melhorar a concentração e o desempenho mental.
Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas por dia, de manhã.
Por vezes, sentimo-nos inchados, sentimos que retemos mais água do que a necessária em algumas zonas do nosso corpo. No post seguinte, dizemos-lhe o que tomar para a retenção de líquidos, tanto para a prevenir como para a melhorar.
O que é a retenção de líquidos
A retenção de líquidos, também conhecida como edema, é uma condição em que o líquido se acumula excessivamente nos tecidos, provocando um inchaço, especialmente nos tornozelos, pernas, abdómen ou mãos.É um sintoma que pode aparecer devido a diferentes causas, mas é importante controlá-lo para evitar complicações que afectam a qualidade de vida da pessoa que sofre deste problema.
Sintomas de retenção de líquidos
Os sinais mais comuns incluem:
Inchaço (edema) em algumas zonas do corpo, como pernas, tornozelos, pés, mãos, abdómen ou mesmo o rosto.
Sensação de peso, principalmente nos membros inferiores.
Aumento súbitode peso, sem causa aparente.
Diminuição da frequência e/ou da quantidade de urina.
Pele lisa e brilhante, por vezes com marcas após pressão sobre a pele
Rigidez nas articulações, dificultando os movimentos.
Dor, desconforto, mal-estar nas zonas afectadas ou sensação de pernas cansadas.
Fadiga gerale cansaço.
Inchaço ou inchaço do abdómen.
Agravamento da celulite.
Causas: Porque é que os líquidos são retidos?
A retenção de líquidos ocorre porque esta água passa dos vasos sanguíneos para os tecidos e o sistema circulatório ou linfático não é capaz de a reabsorver corretamente. Esta situação pode ser causada por uma doença ou alteração médica, mas também por hábitos de vida pouco saudáveis:
Sedentarismo: A falta de movimento e de exercício físico dificulta a circulação.
Alimentos ricos em sal: O excesso de sal nos alimentos faz com que este excesso de sódio favoreça a acumulação de água.
Posturas estáticas: passar demasiado tempo sentado ou de pé, ou mudar muito pouco de postura, pode afetar a circulação.
As alterações hormonais também podem desempenhar um papel importante, por exemplo, durante a menstruação, a menopausa ou a gravidez.
Certos medicamentos, como os corticosteróides, podem favorecer a retenção de líquidos.
Insuficiência venosa: esta doença, em que as veias têm dificuldade em fazer chegar o sangue ao coração, pode também contribuir para a retenção de líquidos. É frequente, sobretudo nas pernas.
Certas patologias de origem renal, hepática ou cardiovascular.
O que tomar em caso de retenção de líquidos?
Há alturas em que o nosso organismo precisa de uma ajuda suplementar para eliminar o excesso de líquidos que tanto nos preocupa. Nestes casos, devemos completar a nossa alimentação com princípios activos específicos presentes nos diuréticos naturais para a retenção de líquidos. Estes são os nossos favoritos:
Aboca Lynfase Fluid Concentrate
O fluido Lynfase da Aboca ajuda a melhorar a drenagem dos fluidos corporais e o bem-estar vascular. Gostamos dele porque é um suplemento alimentar que contém uma elevada concentração de:
Princípios activos diuréticos naturais, como o dente-de-leão, o goldenrod e o orthosiphon.
Princípios activos que estimulam a circulação, como o trigo mourisco e a vassoura de carniceiro.
É aconselhável tomar um frasco por dia, de preferência de manhã, diluído num copo grande de água.
Tisana Aboca Lynfase
As tisanas Lynfase têm a mesma composição que o líquido concentrado, embora a diferença esteja na forma como são tomadas. Ideal para os amantes de tisanas, recomenda-se a toma de uma por dia, de preferência de manhã.
Para desfrutar de uma boa infusão, basta manter a tisana na chávena de água a ferver durante 5 a 7 minutos, tapando o recipiente.
Soluções para a retenção de líquidos
Eis alguns conselhos farmacêuticos que pode aplicar de forma simples para prevenir e melhorar a retenção de líquidos:
Mais movimento e exercício físico.
Alterar a sua postura de vez em quando.
Reduzir o consumo de sal às refeições.
Beber 1-2 litros de água por dia.
Controlar o seu peso.
Gerir o stress.
Usar meias de compressão, se necessário.
Todas estas recomendações têm como objetivo estimular a circulação para que os sistemas circulatório e linfático possam drenar corretamente. Recomendamos que, se depois de aplicar todas as nossas recomendações, o problema não melhorar ou persistir, consulte o seu médico para que ele possa avaliar o seu caso individualmente.
O cortisol é uma hormona que o ser humano produz naturalmente em resposta ao stress. Por isso, os níveis elevados de cortisol são frequentemente acompanhados de situações de stress, nervosismo e dificuldade em dormir.
O que é o cortisol elevado e porque é que ocorre?
O cortisol elevado ocorre para nos manter alerta, mobilizando a nossa energia para que possamos responder a qualquer situação de perigo que surja. O problema surge quando os níveis elevados desta hormona do stress se tornam crónicos e podem levar a outros problemas.
Sintomas de cortisol elevado
O excesso de cortisol pode causar uma grande variedade de sintomas físicos, metabólicos e emocionais. Os sintomas físicos mais comuns e caraterísticos do cortisol elevado incluem:
Perturbações do sono, dificuldade em adormecer, despertares noturnos ou que o sono que temos não é repousante.
Irritabilidade e nervosismo.
Cansaço contínuo.
Dificuldade de concentração.
Aumento de peso.
Sistema imunitário enfraquecido.
Ansiedade ou sensações de ansiedade, como palpitações, mas sem causa aparente.
Como baixar os níveis de cortisol
Se quer saber como baixar o cortisol elevado, a chave para baixar o cortisol é, antes de mais, levar um estilo de vida saudável:
Melhore a sua rotina de sono: para regular o cortisol, é importante ir para a cama e acordar à mesma hora, bem como evitar o uso de ecrãs 1 hora antes de se deitar.
A atividade física moderada ajuda a gerir o stress e, por conseguinte, a reduzir os níveis de cortisol. A longo prazo, é uma excelente ajuda para melhorar a adaptação ao stress, baixando os níveis globais da hormona.
As técnicas de relaxamento, como o mindfulness, a meditação ou o ioga, demonstraram ser muito eficazes para eliminar os níveis de cortisol e de ansiedade.
Umaalimentação equilibrada, rica em vegetais com antioxidantes, magnésio, ómega 3 e vitaminas do complexo B pode ajudar a baixar os níveis de cortisol. É também muito importante evitar o açúcar e os alimentos ultraprocessados, bem como jantares pesados antes de dormir.
Evitar estimulantes como a cafeína, o álcool e o tabaco.
Beber água suficiente para manter o corpo hidratado.
No trabalho, gerir o tempo, organizar-se e fazer pausas durante o trabalho ajuda a evitar o esgotamento mental e os picos de ansiedade.
Em caso de stress ou de astenia sazonal, pode ajudar-se com suplementos fitoterapêuticos.
Suplementos para reduzir o cortisol
Dentro da medicina natural, existem algumas plantas com capacidade adaptogénica, como a rhodiola ou a ashwagandha, que ajudam a reduzir o cortisol, melhorando a qualidade do sono e reduzindo o nervosismo. Entre os suplementos naturais ou comprimidos para baixar o cortisol, recomendamos os seguintes:
Suplemento de Rhodiola
Esta planta adaptogénica ajuda o organismo a lidar melhor com o stress físico e emocional. Por conseguinte, as cápsulas de Rhodiola cortisol da Pure encapsulations são ideais para as pessoas que sofrem de fadiga, de falta de energia ou de dificuldade em manter a concentração.
Suplementação com ashwagandha
Os comprimidos para baixar o cortisol à base de Ashwagandha da Pure Encapsulations são outro dos activos adaptogénicos estrela da Pure Encapsulations. Ajuda a reequilibrar o sistema nervoso, a reduzir a ansiedade e a promover um relaxamento e um descanso mais profundos. É recomendado para pessoas que estão a atravessar um período de maior sobrecarga mental e emocional.
Suplementos para dormir
As cápsulas Sedivitax da Aboca são formuladas com uma combinação de extractos naturais de plantas, como a valeriana, a passiflora e o espinheiro, que ajudam a promover o relaxamento e a melhorar o descanso noturno. É principalmente recomendado para pessoas que têm dificuldade em adormecer ou quando o sono não é reparador devido a stress e nervosismo excessivos.
Sedivitax pediátrico é o mesmo suplemento, mas numa versão para crianças. É ideal para ser utilizado nos tempos de escola, sobretudo para as crianças que se sentem sobrecarregadas pelas mudanças na sua rotina diária.
Conselhos para eliminar o cortisol
Como vê, os níveis cronicamente elevados de cortisol e o stress podem ser um inimigo da nossa saúde. Por isso, se quiser combatê-lo, siga os nossos conselhos e ajude-se com suplementos naturais para recuperar a calma, a energia e a qualidade de vida.
Se, depois de seguir os nossos conselhos, verificar que os seus níveis de cortisol continuam elevados, recomendamos que consulte um médico para uma avaliação e um check-up personalizados.
Síndrome do intestino irritável: sintomas e tratamento
A Síndrome do Intestino Irritável, coloquialmente conhecida como Intestino Irritável, é uma patologia muito comum que provoca alterações intestinais e desconforto que podem interferir negativamente na qualidade de vida do paciente. Hoje vamos ajudá-lo a lidar com esta patologia e aprender mais sobre ela.
O que é a Síndrome do Intestino Irritável?
A Síndrome do Intestino Irritável (SII), também designada por Intestino Irritável, é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal que afecta particularmente o intestino grosso.
A SII provoca desconforto no doente que dela sofre, que pode ser de maior ou menor intensidade e duração, provocando uma diminuição do bem-estar e da qualidade de vida do doente, chegando, em alguns casos, a limitar o desenvolvimento das actividades de rotina diária.
Causas do Intestino Irritável
A causa exacta do SII ainda não é conhecida, mas existem indícios e associações de factores que podem provocar o seu aparecimento e desenvolvimento. Estas são algumas das causas do intestino irritável:
Alteração da motilidade intestinal: pode levar a episódios de diarreia ou de obstipação, ou a uma combinação destes. Paralelamente, podem surgir outros sintomas.
Desequilíbrio do microbiota intestinal: A alteração do equilíbrio do microbiota ou da flora intestinal (desequilíbrio denominado disbiose) desempenha um papel fundamental nesta patologia. Falamos-lhe da sua importância neste artigo.
Stress e humor: o stress e as emoções podem desencadear os sintomas ou provocar um surto ou uma recorrência.
Alterações na dieta do doente: Ocasionalmente, a alteração das quantidades ou do tipo de alimentos, de uma só vez ou ao longo do tempo, pode provocar um surto.
Hábitos de vida pouco saudáveis, como uma dieta pobre, consumo de tabaco ou álcool, falta de exercício físico, stress, etc.
Factores genéticos e ambientais: pode haver uma predisposição genética e factores ambientais condicionantes.
Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável
Os sintomas associados ao SII podem ser episódios agudos ou surtos que, se não forem tratados, podem tornar-se recorrentes e crónicos. Os sintomas do Intestino Irritável são:
Dor abdominal, desconforto ou espasmos que geralmente desaparecem após a defecação.
Inchaço do abdómen e sensação de plenitude.
Muco nas fezes, que pode aparecer em alguns doentes.
Alterações dos hábitos intestinais, com episódios de diarreia ou de obstipação.
Gases.
Estes sintomas, aparentemente ligeiros, podem tornar-se muito incómodos e mesmo limitativos para o doente e para o desempenho das suas tarefas diárias e da sua vida pessoal.
Factores que influenciam a Doença do Intestino Irritável
A microbiota ou flora intestinal na SII
A Síndrome do Intestino Irritável é influenciada por uma interação complexa entre o sistema digestivo, o sistema nervoso e a microbiota intestinal.
O microbiota intestinal é constituído por microrganismos vivos de diferentes tipos (estirpes) que mantêm o equilíbrio e o bom funcionamento de tudo. Quando esta população é perturbada, torna-se desequilibrada, o que é conhecido como disbiose do microbiota intestinal. Este desequilíbrio desencadeia os sintomas caraterísticos da SII:
A fermentação intestinal é perturbada, o que significa que são produzidos mais gases do que o normal e provoca inchaço.
São produzidos menos ácidos gordos de cadeia curta e o seu efeito anti-inflamatório não é suficiente para manter a integridade da mucosa intestinal.
A resposta imunitária é alterada, desencadeando a inflamação intestinal.
Eixo intestino-cérebro na síndrome do cólon irritável
Trata-se da comunicação entre o cérebro e o intestino através do sistema nervoso entérico ("cérebro intestinal") e do cérebro. Uma alteração do microbiota num local pode influenciar o microbiota no outro, conduzindo a desequilíbrios e perturbações.
O stress emocional pode ativar o sistema nervoso autónomo, alterando a motilidade intestinal, o que pode desencadear episódios de diarreia ou de obstipação. Além disso, o stress e o desequilíbrio emocional podem alterar o microbiota intestinal e provocar disbiose.
A importância de hábitos saudáveis
O estilo e os hábitos de vida desempenham um papel fundamental na doença do intestino irritável, pelo que é importante saber quais os factores que a podem afetar e como podemos controlá-los:
Gestão do stress: através de técnicas de relaxamento, terapia psicológica, prática de actividades de que gostamos e que nos relaxam, etc.
Equilíbrio alimentar: manter uma alimentação saudável e equilibrada, mas também evitar e limitar o consumo de fritos, molhos, condimentos, bebidas gaseificadas, álcool, cafeína, gorduras... Evitar os excessos alimentares, as grandes refeições e manter uma alimentação linear pode ajudar a controlar e a melhorar os sintomas. Para além de incluir alimentos ricos em fibras solúveis, como a aveia, a cenoura e a maçã.
Hidratação adequada: especialmente nos doentes em que a SII está maioritariamente associada a episódios de obstipação.
Incluir probióticos na nossa dieta: pode ser muito útil no tratamento da SII, uma vez que manterá a microbiota intestinal em equilíbrio. Deve-se ter em conta que nem todos os probióticos são iguais e que nem todas as patologias intestinais apresentam o mesmo desequilíbrio na população microbiana da flora intestinal, razão pela qual as estirpes de Lactobacillus e Bifidobacterium são de interesse neste tipo de pacientes.
Exercício físico regular: ajuda a gerir o stress e a melhorar a motilidade intestinal.
Tratamentos para o Síndroma do Intestino Irritável
A partir da consulta médica, o especialista deve monitorizar e controlar a SII, podendo prescrever diferentes tipos de medicamentos para ajudar a melhorar os sintomas. Estes podem ser
Antiespasmódicos: utilizados para aliviar a dor e as cólicas abdominais, regulando assim a frequência e a consistência dos movimentos intestinais. Um exemplo é a mebeverina.
Laxantes e medicamentos para a obstipação: como os laxantes osmóticos.
Antidiarreicos: como a loperamida, que só é recomendada para uso ocasional e excecional, não de forma recorrente.
Na Farmaciasdirect, podemos ajudar a reduzir e melhorar os sintomas com produtos sob a forma de suplementos alimentares. Os nossos preferidos são os seguintes:
Aboca Colilen IBS
Um suplemento alimentar concebido para reduzir as dores de estômago frequentes, o inchaço, a diarreia e a obstipação.
Estes comprimidos para o intestino inflamado podem ser tomados por adultos e crianças a partir dos 8 anos, bem como por mulheres grávidas e lactantes.
Tomar 2 cápsulas 3 vezes por dia: antes do pequeno-almoço, antes do almoço e antes do jantar. Pode ser tomado durante 2 a 6 semanas, consoante a intensidade do surto.
Solgar Advanced Acidophilus Plus
Probiótico com estirpes de L. acidophilus e B. lactis. Este probiótico para a doença do intestino irritável vai ajudar a manter o equilíbrio da flora intestinal, melhorando e reduzindo os sintomas, espaçando os surtos.
Pode ser tomado por adultos. Tomar 1 ou 2 cápsulas por dia, de preferência com uma refeição.
Pranarôm Digest Comfort
Suplemento alimentar que contribui para o bem-estar digestivo graças à sua composição rica em óleos essenciais como a hortelã-pimenta, o gengibre e a chicória.
Pode ser tomado por adultos e crianças a partir dos 6 anos de idade. Dos 6 aos 12 anos chupar ou mastigar 1 comprimido 1 a 3 vezes por dia, antes ou depois das refeições. A partir dos 12 anos de idade, chupar ou mastigar 1 ou 2 comprimidos, 1 a 3 vezes por dia, antes ou depois das refeições.
Síndrome do Intestino Irritável hoje
A Síndrome do Intestino Irritável afecta uma percentagem significativa da população mundial e do nosso país. Concretamente, no mundo, entre 10-15% da população mundial sofre desta doença e em Espanha 8 em cada 100 pessoas foram diagnosticadas com esta doença.
Há que ter em conta que muitas pessoas não sabem que sofrem desta síndrome, têm sintomas, mas não vão ao médico. Além disso, os critérios dos métodos de diagnóstico podem variar de um local para outro. Para além disso, o diagnóstico é complicado e requer a realização de múltiplos exames para excluir diferentes situações, condições ou patologias até se determinar que se trata realmente da Síndrome do Intestino Irritável.
Não se esqueça que sempre que os sintomas persistirem, piorarem ou se alterarem, deve consultar o seu médico. O diagnóstico é fundamental para o tratamento e controlo da patologia, para que o doente possa melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida.
Para que serve a valeriana? Propriedades e benefícios
A insónia é um problema que preocupa e afecta milhões de pessoas em todo o mundo, devido ao seu impacto negativo na qualidade de vida. É nestes casos que a valeriana se posiciona como um aliado natural para melhorar o sono e o descanso. Quer conhecer todas as suas propriedades? Continue a ler.
Valeriana, para que serve?
A valeriana é uma planta herbácea perene originária da Europa e da Ásia, utilizada principalmente como relaxante natural do sistema nervoso e do cérebro, sendo especialmente popular para tratar problemas de sono e ansiedade.
Benefícios da valeriana
Esta planta medicinal é utilizada há muitos e muitos anos, principalmente devido aos conhecidos efeitos sedativos e ansiolíticos da valeriana, que ajudam a acalmar a mente.
Ajuda a acalmar a mente e a adormecer, para que possamos ter uma boa noite de sono e acordar bem descansados.
As principais propriedades da valeriana são as seguintes
Ajuda-nos a adormecer mais rapidamente: por outras palavras, o tempo que demoramos a adormecer é reduzido, melhorando assim a sua qualidade.
Reduz o stress e a ansiedade: tem propriedades relaxantes que ajudam a acalmar a mente e a reduzir os níveis de stress. Isto também reduz o repouso e o tempo necessário para adormecer.
Não produz dependência nem "ressaca": podemos utilizá-lo à noite e no dia seguinte estaremos descansados sem nos sentirmos sonolentos. Do mesmo modo, podemos utilizá-la durante um período de tempo prolongado e não nos viciará, nem tem efeitos aditivos graves.
Utilizações da valeriana
Entre as principais utilizações deste remédio natural encontram-se as seguintes:
Valeriana para dormir
Entre as suas diversas utilizações, a valeriana para dormir é uma das mais utilizadas para tratar problemas de sono e ansiedade. As suas propriedades sedativas e indutoras do sono fazem dela um remédio natural muito eficaz contra as insónias.
Valeriana para a ansiedade
Esta planta medicinal é muito utilizada para tratar a ansiedade e os distúrbios do sono. As suas propriedades sedativas e ansiolíticas são atribuídas principalmente a compostos como o ácido valerénico, presente nas próprias raízes da planta.
Produtos Valeriana para dormir
Existe uma grande variedade de produtos de valeriana e de apresentações, cujo objetivo é melhorar o nosso descanso.
Aqui está uma lista dos produtos que recomendamos que experimente se estiver à procura de um que o ajude a melhorar o seu descanso ou insónia:
Gomas de valeriana com metanonina
As gomas de valeriana com melatonina, camomila, lavanda e vitamina B6 de Zzzquil Natura são ideais para melhorar o descanso e reduzir o tempo necessário para adormecer.
Infusões de valeriana
As infusões para dormir Aboca Sedivitax ajudam-no a relaxar graças à sua composição de valeriana, passiflora e erva-cidreira, perfeitas para um descanso profundo e natural.
Além disso, na Farmaciasdirect temos uma grande variedade de chás naturais e chás de ervas para que possa escolher o seu favorito.
Cápsulas ou comprimidos com valeriana
As cápsulas Pranarôm Sleep são feitas de óleos essenciais e extractos naturais, incluindo valeriana, para promover um sono de qualidade.
Contra-indicações da valeriana
Embora a valeriana seja considerada uma planta medicinal segura, tem várias contra-indicações importantes:
Gravidez e aleitamento: não é recomendada a utilização em mulheres grávidas ou a amamentar, pois pode ser tóxica para o feto ou para o bebé.
Contraindicado em crianças com menos de 3 anos para uso interno e com menos de 12 anos para uso externo.
Interação com outros medicamentos: Não deve ser associado a antidepressivos, antiepilépticos, soníferos ou qualquer outro medicamento que afecte o sistema nervoso central, pois pode interferir com outros medicamentos.
Incompatível com o consumo de álcool, uma vez que ambos são depressores do sistema nervoso, podendo causar sonolência grave.
Utilizar com precaução em pessoas com doença hepática.
O seu grande aliado contra as insónias: ter uma boa rotina de descanso.
Para além dos suplementos recomendados, é importante manter hábitos de vida saudáveis para melhorar o descanso e tornar a hora de dormir uma altura agradável do dia:
Estabelecer uma rotina de sono e ir para a cama sempre à mesma hora.
Não ingerir cafeína ou bebidas energéticas nas horas que antecedem a hora de deitar.
Evitar utilizar ecrãs ou aparelhos electrónicos, como telemóveis ou computadores, antes de se deitar.
Não praticar desporto nas horas que antecedem a hora de deitar.
Manter no seu quarto um ambiente propício ao repouso, sem ruídos nem luzes estridentes, que dificultam a conciliação do sono.
Se sofre habitualmente de insónias, ou se o stress acumulado o impede de desfrutar de um descanso completo, a utilização da valeriana para o ajudar a dormir é uma excelente opção natural para o conseguir.
Recomendamos que consulte um médico se, apesar das nossas recomendações, as suas insónias não melhorarem ou piorarem.
Escolher uma seleção resulta numa atualização de página completa.
Abre numa nova janela.
Configuração de cookies
Utilizamos cookies próprias e de terceiros para fins estritamente funcionais, permitindo a navegação no sítio Web, bem como para fins analíticos, para lhe mostrar publicidade (geral e personalizada) com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas), para otimizar o sítio Web e para poder avaliar as opiniões sobre os produtos adquiridos pelos usuários. Para administrar ou desativar estes cookies, clique em Definições de cookies. Pode encontrar mais informações na nossa política de cookies
Para gerir ou desativar estes cookies, clique em
Definições de cookies. Pode encontrar mais informações na nossa
política de cookies.
Tua privacidade
Utilizamos cookies e/ou tecnologias similares que armazenam e recuperam informação quando navegas. Estas cookies podem tratar sobre ti, tuas preferencias ou teu dispositivo. Se utilizam principalmente para conseguir o adequado funcionamento das páginas web. Geralmente, esta informação não te identifica de forma dire ta, mas pode trazer uma experiencia web mais personalizada. Todas as cookies deste Sitio Web aparecem desativadas automaticamente, menos as cookies técnicas que, como te indicamos na secção correspondente, são necesariase não se podem desa tivar de nossos sistemas. Podes configurar tuas preferências em relação com as cookies fazendo clic nos diferentestítulos de cada categoria, assim como obter mais informação sobre cada categoria de cookies. Em caso de que não autorizes o download de certos tipos de cookies, tenha atenção que sua experiencia de navegação no Sitio Web pode ser afetada e também os serviços que podemos lhe oferecer através do mesmo.
Cookies técnicos e funcionais
Sempre ativo
São aqueles que permitem ao utilizador a navegação através de um sítio Web, plataforma ou aplicação e a utilização das diferentes opções ou serviços existentes no mesmo.
Nome
Host
Duração
Tipo
Descrição
Cookies de análise
São aqueles que permitem à parte responsável por eles monitorizar e analisar o comportamento dos usuários dos sites aos quais estão ligados. A informação recolhida através deste tipo de cookies é utilizada para medir a atividade dos sites, aplicação ou plataforma e para a elaboração de perfis de navegação dos usuários destes sites, aplicações e plataformas, com o objetivo de introduzir melhorias baseadas na análise dos dados de utilização dos usuários do serviço.
Nome
Host
Duração
Tipo
Descrição
Cookies publicitários
São aqueles que permitem a gestão, da forma mais eficiente possível, dos espaços publicitários que, se for o caso, o editor tenha incluído num site, aplicação ou plataforma a partir da qual presta o serviço solicitado com base em critérios como o conteúdo editado ou a frequência com que os anúncios são exibidos.