Tabla de contenidos
Compra Segura de Medicamentos
A possibilidade de comprar medicamentos de uso humano pela internet sem prescrição médica tem levado ao aumento de sites ilegais que vendem medicamentos não autorizados na Espanha. Muitos desses produtos são falsificações ou medicamentos que requerem receita médica para venda.
A facilidade de comprar medicamentos, que não estão sujeitos a prescrição médica, através de farmácias online, a partir do conforto de casa, tem levado muitos a violarem a lei e venderem ao consumidor medicamentos que necessitam de receita, medicamentos falsificados que imitam o original ou simplesmente não são permitidos na Espanha.
Esses sites ilegais não correspondem às autorizações, pois não informam quem é o proprietário, farmacêutico responsável ou não têm endereço físico da farmácia onde operam. Essa atividade fraudulenta pode prejudicar tanto os dados pessoais quanto financeiros dos usuários.
É importante lembrar que os medicamentos têm um impacto direto na saúde, portanto, se optarmos por comprá-los pela internet em algum momento, devemos fazê-lo em uma farmácia online confiável.
A Importância de Cumprir a Legislação
Esta deve cumprir uma série de características que nos dêem certeza e segurança de que os medicamentos que vou adquirir passaram pelos controles pertinentes, são fabricados com substâncias de qualidade, são originais e também são dispensados por um farmacêutico, com aconselhamento personalizado prévio.
Para garantir que não haja venda ilegal de medicamentos em nosso país, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde possui um site que inclui informações úteis, bem como uma lista de todos os estabelecimentos online autorizados para a venda de medicamentos que não exigem receita médica para compra.
Fazem parte dessa lista as farmácias espanholas que, anteriormente, registraram seus sites por meio de um registro específico. Entre suas características, é necessário que o estabelecimento online tenha uma farmácia física e que o farmacêutico seja responsável por dispensar o medicamento, além de informar e aconselhar o paciente de forma personalizada. Sem intermediários.
As farmácias online que completaram o registro têm o logotipo Distafarma em seus sites. Este selo fornece garantias de legalidade. Basta clicar nele para ser redirecionado para a lista de farmácias autorizadas pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde.
No entanto, apesar das medidas implementadas pelas autoridades, há muitos estabelecimentos online ilegais que não cumprem essas diretrizes e vendem medicamentos falsificados, de baixa qualidade, sem garantias ou com efeitos tóxicos. Isso pode causar danos irreparáveis à saúde.
A Venda Segura de Medicamentos na Mídia
Isso foi destacado pelo Telecinco e, por meio de seu noticiário do meio-dia, denunciou essa situação, ao mesmo tempo em que alertou a sociedade sobre os perigos de comprar medicamentos de uso humano em sites que não atendem aos padrões de qualidade e não possuem o símbolo Distafarma.
Antonio Campos, farmacêutico e proprietário da Farmaciasdirect, também se pronunciou diante das câmeras do Telecinco, afirmando que ele "nunca compraria um medicamento fora de uma farmácia com esse selo, pois não é autorizado. Portanto, não sabemos de onde vem".
Esta luta começou em 2016, quando o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade e a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde se uniram para promover a campanha. Não compre medicamentos em sites ilegais. É um erro fatal para sua saúde. O objetivo é conscientizar os cidadãos sobre as consequências de adquirir medicamentos em estabelecimentos online não autorizados.
Além disso, nessas farmácias e parafarmácias online não legais, a compra de medicamentos não atende aos padrões de envio, o que muitas vezes resulta na entrega de produtos defeituosos ou em condições inadequadas ao destinatário final. Isso é o oposto do que acontece com as que têm o logotipo Distafarma, pois é o próprio farmacêutico quem garante a segurança do transporte, para que o medicamento não sofra alterações.
Portanto, a Farmaciasdirect se une a esta denúncia e tenta conscientizar os cidadãos para que escolham lugares seguros para comprar medicamentos, fornecendo ao usuário todas as facilidades necessárias para adquirir seus medicamentos sem prescrição médica. Entre essas facilidades, está o atendimento personalizado pela equipe de farmacêuticos e a qualidade garantida em todos os produtos.
Aqui está o link para o vídeo do noticiário para que você possa obter todas as informações extras:
Escolha farmácias e parafarmácias online autorizadas para comprar medicamentos e deixe-se aconselhar por seus especialistas em farmácia. Sua saúde agradecerá.