Tabla de contenidos
A perda de peso é um dos temas mais populares com a chegada do bom tempo e é uma das perguntas mais frequentes no balcão da farmácia. Manter um peso adequado é algo que nos preocupa a todos, seja por razões estéticas ou de saúde. Normalmente, tentamos perder peso rapidamente, mas será que é a coisa certa a fazer? Como é que o podemos conseguir? Contamos-lhe tudo sobre isso.
Peso saudável, excesso de peso e obesidade
O peso não é apenas um número na balança. O nosso peso é um sinal de saúde, mas o que é um peso verdadeiramente saudável?
Este peso saudável depende de cada um de nós, da nossa constituição. Mas, como medida padrão de orientação, o Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). O resultado obtido estabelece um intervalo de peso e permite classificá-lo em baixo peso, peso normal, excesso de peso e obesidade:
- IMC 18,5-24,9: normoponderado
- IMC 25,0-29,9: excesso de peso
- IMC >30: obesidade
Como já referimos, o IMC é uma medida indicativa, pois é necessário ter em conta a constituição, a distribuição da gordura corporal ou da massa muscular, entre outros factores.
Problemas associados ao excesso de peso e à obesidade
O excesso de peso conduz a diferentes problemas e aumenta o risco de sofrer patologias. Alguns destes problemas influenciados pelo excesso de peso e obesidade, e que podem induzi-los, são:
- Hipertensão arterial
- Diabetes tipo 2
- Problemas nas articulações
- Enfarte do miocárdio
- Colesterol
- Problemas respiratórios
- Apneia do sono
- Acidente vascular cerebral
- Alguns tipos de cancro
Como perder peso rapidamente
Recomendamos sempre que a perda de peso seja gradual, controlada, responsável e saudável. Com esta perda de peso, não devemos apenas procurar perder quilos, mas adquirir um hábito na forma de nos alimentarmos e comermos que nos permita manter o nosso peso saudável e o nosso bem-estar e qualidade de vida.
Perder peso rapidamente com dietas inadequadas pode significar não saber comer de verdade, perda de massa muscular, alterações na saúde ou o efeito rebote.
Porque é que não perco peso?
Por vezes, comemos os alimentos certos, mas não prestamos atenção ao estado da nossa flora intestinal ou microbiota .
O equilíbrio da nossa flora ou conjunto de microrganismos que vivem no nosso intestino pode ajudar-nos a ganhar ou a perder peso. Por conseguinte, um desequilíbrio do nosso microbiota pode impedir-nos de perder quilos. Assim, um microbiota alterado:
- Pode absorver mais calorias, fazendo-nos engordar.
- Pode provocar uma pequena inflamação que dificulta o metabolismo das gorduras e aumenta a gordura visceral e altera as hormonas do apetite.
- Não comunica bem com o cérebro, provocando ansiedade, sensação de fome e falta de saciedade.
É por isso que recomendamos sempre a toma de probióticos para apoiar as dietas de emagrecimento, para ajudar a equilibrar a microbiota e garantir uma perda de peso bem sucedida.
Conselhos para uma perda de peso rápida
Algumas noções básicas que podem ser incluídas na nossa rotina alimentar diária e que incentivamos desde a farmácia a adquirir o hábito são:
- Dividir as refeições em 5 refeições por dia e em pequenas quantidades: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Desta forma, evita-se chegar com fome à refeição seguinte.
- Dar mais importância à fruta e aos legumes na nossa rotina diária. Devemos fazer dos legumes os protagonistas dos nossos pratos: devem ser consumidos em maior quantidade do que os outros alimentos. Basicamente, devemos equilibrar a nossa alimentação e o consumo semanal de carne, peixe, leguminosas, massas ou arroz.
- Entre as refeições, coma fruta ou chás de ervas, pois têm um efeito saciante.
- Limitar o uso de sal e óleo nas refeições.
- Evite os fritos, os molhos, os alimentos ultra-processados, os produtos de pastelaria e o álcool.
- Beber 1 a 2 litros de água por dia.
- Moderar o défice calórico, consumindo menos calorias do que as que gasta.
- Dormir bem e ter um sono adequado, pois este é um fator chave para manter a grelina e a leptina em equilíbrio e não as alterar.
- Gerir o stress.
- Manter uma microbiota estável.
- Fazer exercício físico diariamente para queimar calorias. Se nunca fez exercício antes, comece devagar e aumente a frequência e o tempo. Pratique actividades de que goste e relaxe. Combine exercícios cardiovasculares, de força e de tonificação.
Pode sempre utilizar um produto ou um comprimido para emagrecer para o ajudar a perder peso. Mas lembre-se de não descurar as diretrizes acima referidas; assim, conseguirá que o produto funcione e evitará o efeito de ricochete.
Produtos para perder peso
Se está a pensar no que tomar para perder peso, eis os melhores suplementos para emagrecer, apoiados pela nossa equipa farmacêutica:
Forté Pharma XtraSlim 700
O queimador de gorduras extra-forte Forté Pharma XtraSlim 700 consegue queimar as gorduras existentes, tornando-o um excelente aliado para uma perda de peso rápida.
Estes comprimidos para emagrecer atingem o seu efeito graças à associação do wakame (estimula o metabolismo das gorduras) e da curcuma com glucomanano de konjac, groselha preta (facilita a perda de peso), colina, crómio e vitaminas B6 e B1.
Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas ao almoço e 2 cápsulas ao jantar.
Forté Pharma XtraSlim 3 em 1
XtraSlim 700 Captador 3 em 1 consegue eliminar as gorduras graças ao seu complexo LipoCapt (polissacáridos de cogumelos), Gymnema sylvestris e crómio, capta as gorduras, os açúcares e as calorias extra, ajudando a perder peso através do controlo do apetite e da glicemia.
Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas antes do almoço e 2 cápsulas antes do jantar, juntamente com um grande copo de água.
Forté Pharma Turboslim Drenante
Turboslim Drenante da Forté Pharma ajuda a perder volume. É um produto que ajuda a eliminar o excesso de líquidos, ao mesmo tempo que ajuda a estimular o metabolismo lipídico graças ao chá verde presente na sua fórmula, que é acompanhado por meadowsweet, flor de cerejeira, hibisco e figo da Índia.
Está disponível em diferentes sabores, todos eles muito agradáveis:
- Turboslim Drenante sabor ananás
- Turboslim Drenante sabor a framboesa
- Turboslim Drenante sabor a chá verde pêssego
- Turboslim Drenante sabor a citrinos
Forma de administração: Apresenta-se em diferentes sabores, todos eles muito agradáveis. Agitar antes de utilizar e deitar 50 ml em 1,5 litros de água e beber ao longo do dia. Em alternativa, podem diluir-se 10 ml num copo grande de água e tomar 5 vezes por dia.
Forté Pharma XtraSlim Redutor de Apetite
O redutor de apetite Forté Pharma XtraSlim ajuda a obter uma sensação de saciedade e a reduzir a fome. Para tal, utiliza o complexo Lipo-App (à base de manjericão e konjac), alfarroba e vitaminas do complexo B.
Modo de tomar: Tomar 2 cápsulas 1 hora antes do almoço e 2 cápsulas 1 hora antes do jantar, juntamente com um copo grande de água.
A importância da dieta para a perda de peso
Para além da utilização de um suplemento para emagrecer, é muito importante complementá-lo com uma alimentação e um estilo de vida saudáveis. O motivo? Para manter o nosso peso depois de atingirmos os nossos objectivos, de modo a não sofrermos o temido efeito de ricochete.
Como é que o nosso corpo regula o apetite
O apetite é controlado por diferentes hormonas:
- A grelina, que é uma hormona que estimula o apetite.
- A leptina, que regula a sensação de saciedade. Por isso, o equilíbrio de ação entre as duas é essencial para não sentir uma sensação constante de fome ou de ansiedade. Factores como o stress e a falta de sono desequilibram-nas. O excesso de gordura corporal pode levar a uma resistência à leptina, dificultando o controlo da sensação de saciedade, apesar de haver reservas de energia.
- A insulina e a glicose estão envolvidas na sensação de fome e na acumulação de gordura.
Controlar o efeito de ricochete
O efeito de ricochete é algo que nos preocupa sempre nas dietas de emagrecimento. Quando paramos, voltamos a ganhar os quilos e, em alguns casos, até mais do que perdemos, mas já alguma vez se perguntou porque é que isso realmente acontece?
Nós próprios causamos o efeito de ricochete, porque quando paramos o plano de dieta para perder peso, somos mais permissivos no que diz respeito à comida:
- Somos mais permissivos no que diz respeito aos tipos de alimentos e às quantidades.
- Não aprendemos a comer.
- Não praticamos desporto.
- Afastámo-nos de hábitos de vida saudáveis.
- Perdemos peso através de uma dieta inadequada ou perigosa.
- Não temos em conta o nosso gasto calórico.
Por conseguinte, devemos estar atentos à nossa alimentação e encontrar o equilíbrio perfeito que nos permita controlar e manter o nosso peso saudável.
Pode sempre procurar o apoio do seu nutricionista ou endocrinologista para perder peso, e ainda mais se existir uma patologia ou perturbação, dificuldades em perder peso ou obesidade. Os nossos conselhos farmacêuticos podem ajudá-lo no processo e ajudá-lo a adquirir hábitos de vida saudáveis.

































