Se pratica regularmente exercício físico, com foco no treino de força, ou se pratica desporto de alta intensidade, este artigo será do seu interesse. Dizemos-lhe como tirar o máximo partido do seu exercício utilizando a creatina como suporte.
O que é a creatina?
A creatina é uma proteína composta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina.
Este composto é produzido pelo nosso organismo no fígado, nos rins e no pâncreas. Mas também podemos obtê-la através de certos alimentos, como a carne vermelha ou o peixe.
O que é que a creatina faz?
A creatina é armazenada no músculo esquelético sob a forma de fosfocreatina, e é aqui que reside a chave do seu sucesso no treino, pois permite-nos produzir energia rapidamente durante exercícios curtos e intensos.
Para que serve a creatina?
Por todas as razões acima expostas, se a tomarmos como suplemento alimentar na suplementação desportiva, obteremos múltiplos benefícios da creatina:
Melhorar o desempenho desportivo em exercícios de alta intensidade: ao obter energia rapidamente, permite esforços explosivos repetidos.
Facilitar a recuperação muscular: melhora a sensação de fadiga muscular. Por outro lado, ajuda a manter a massa muscular nas pessoas idosas.
Aumentar a massa muscular, a potência e a força muscular: a curto prazo, o músculo parecerá mais preenchido. A longo prazo, permite uma construção muscular natural.
Como tomar creatina: creatina antes ou depois do treino?
Na Farmaciasdirect, oferecemos-lhe alguns conselhos e recomendações para tomar creatina para obter o máximo de seus benefícios:
Foi demonstrado que é melhor tomar creatina após o treino.
Uma forma de melhorar a absorção muscular é combiná-la com alimentos ricos em hidratos de carbono e proteínas.
Deve ser tomada continuamente ao longo do tempo.
Para quem é recomendada a toma de creatina?
A ingestão de creatina pode ser interessante para as pessoas que:
Praticam musculação, levantamento de peso ou treino de força.
Praticam desportos de força, como o crossfit ou o futebol, por exemplo.
Pretendem aumentar o volume dos seus músculos.
Desejam melhorar a capacidade e a resistência, favorecendo a recuperação muscular.
Existem efeitos secundários da creatina?
A creatina, como qualquer outro suplemento alimentar, pode produzir efeitos adversos. No seu caso, os mais comuns são a retenção de líquidos, as cãibras musculares ou os distúrbios digestivos.
Se sentir algum sintoma associado à toma de creatina, deve consultar o seu médico.
Na nossa farmácia online pode comprar suplementos de creatina recomendados pela nossa equipa de farmacêuticos especialistas.
A menopausa é uma fase que todas as mulheres atingem quando chegam a uma certa idade. Embora varie de pessoa para pessoa, é normalmente por volta dos 45-50 anos de idade.Durante este processo, a mulher sofre uma série de alterações hormonais que são acompanhadas de sintomas muito caraterísticos, como o aumento de peso, a acumulação de gordura abdominal, a retenção de líquidos e a diminuição da massa muscular. Neste artigo, vamos centrar-nos na perda de peso na menopausa.
Menopausa e perda de peso
Após a menopausa, a perda de peso não acontece automaticamente, pelo contrário, a maioria das mulheres tende a ganhar peso devido às alterações hormonais e metabólicas que caracterizam esta fase.
Porque é que é mais difícil perder peso durante a menopausa?
Quando falamos de alterações hormonais, referimo-nos sobretudo à diminuição dos níveis de estrogénio provocada pela cessação do ciclo menstrual. Mas não é só isso, o estrogénio também está envolvido na distribuição da gordura corporal, no metabolismo, no apetite e até no equilíbrio energético. Por conseguinte, quando os níveis diminuem, é produzido:
Acumulação de gordura abdominal.
Diminuição da massa corporal, que se repercute na redução do metabolismo basal, pelo que em repouso se consome menos energia, menos calorias.
Aumento da retenção de líquidos e inchaço nas zonas mais propensas, como os membros, especialmente pernas, tornozelos ou pés.
Alterações do humor, como ansiedade ou insónias, que podem acabar por afetar ou desequilibrar os hábitos alimentares.
A fitoterapia pode ajudar-me a perder peso durante a menopausa?
A melhor e mais saudável forma de perder peso é seguir uma dieta equilibrada e praticar exercício físico regularmente. Mas também podemos complementar com alguns suplementos naturais para nos ajudar na retenção de líquidos e na perda de peso, como apoio. Temos uma grande variedade de produtos no nosso catálogo, e aqui está uma seleção deles:
Lynfase fluid da Aboca: são garrafas bebíveis com extractos naturais de trigo sarraceno e vassoura de carniceiro para melhorar o bem-estar linfático e venoso, a própria circulação, e dente-de-leão, goldenrod e orthosiphon para a retenção de líquidos, para drenar e melhorar a eliminação de líquidos e o inchaço.
Lynfase Tisane: semelhante ao anterior mas em formato de tisana. Na sua composição tem como fluido o adipodren, que é uma mistura de extractos naturais como o trigo sarraceno, a giesta, o dente-de-leão, a goldenrod e o orthosiphon para o bem-estar vascular e eliminação de líquidos.
Forte Pharma fat burner: tem na sua composição uma série de extractos activos de plantas que contribuem para o metabolismo das gorduras para facilitar a perda de peso associada a uma dieta equilibrada e ao exercício físico. Alguns dos extractos interessantes são a curcuma, o wakame, o glucomanano de konjac ou a groselha negra.
Forte Pharma fat capturer: este suplemento tem como objetivo capturar as gorduras ingeridas e favorecer a sua eliminação. Com ingredientes activos como o lipocapt, que é um polissacárido de cogumelos com fibras que favorecem esta ação, a gymnema sylvestris, que ajuda a bloquear a absorção de açúcares, e o crómio para manter os níveis normais de glicose no sangue.
Em suma, podemos dizer que a melhor forma de perder peso na menopausa de forma saudável é através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico. Mas para potencializar esses benefícios, os suplementos podem ser uma ótima opção para evitar a retenção de líquidos e a absorção de gorduras.
Ainda assim, cada mulher é diferente. Cada mulher tem um conjunto diferente de sintomas, em maior ou menor grau. Por isso, o mais importante é consultar o seu médico para que a sua saúde e bem-estar estejam sempre em primeiro plano.
Como saber se estou a reter líquidos ou se é gordura?
Já alguma vez se sentiu inchada ou mais pesada do que o habitual? Não sabe se é devido à retenção de líquidos ou à gordura corporal? Esta é uma dúvida muito comum, pois ambas fazem-nos alterar o nosso peso e sentir sintomas semelhantes. Se está a pensar como saber se retenho líquidos ou se é gordura, na Farmaciasdirect ajudamo-lo a diferenciá-los e a melhorar a sua saúde e bem-estar.
Porque é que retenho líquidos?
A retenção de líquidos ocorre quando há uma acumulação de líquidos nos tecidos, e o nosso sistema circulatório e linfático não consegue funcionar corretamente e drenar para os eliminar.
A retenção de líquidos manifesta-se por sintomas como inchaço e aumento súbito de peso sem alteração significativa da alimentação, sensação de peso ou rigidez, marcas na pele quando pressionada.
A retenção de líquidos pode ser detectada principalmente nos tornozelos, nas pernas, no abdómen ou no rosto.
As causas da retenção de líquidos podem incluir:
Dieta rica em sal.
Alterações hormonais.
Estilo de vida sedentário.
Posturas estáticas: estar sentado ou de pé durante muito tempo.
Tomar certos medicamentos ou sofrer de certas patologias.
Porque é que retenho gordura corporal?
A gordura é um tecido energético que o nosso organismo retém quando ingerimos mais calorias do que as necessárias.
A gordura não se acumula de um dia para o outro, é um processo mais lento que está associado ao estilo de vida e ao tipo de alimentação que habitualmente seguimos.
A gordura acumulada localiza-se normalmente no abdómen, nas ancas, nas coxas e nos braços. Por outro lado, não nos sentiremos inchados, mas sim mais cheios, e esta gordura retida não se perde facilmente.
Retenção de líquidos vs. retenção de gordura corporal
Se prestarmos atenção aos seguintes factores, podemos distinguir entre retenção de líquidos e retenção de gordura corporal:
Sintomas: Inchaço e aumento súbito de peso, no caso da retenção de líquidos. Aumento de volume e aumento de peso não súbito, no caso da retenção de gordura.
Causas: As alterações hormonais e um estilo de vida sedentário podem provocar os dois tipos de retenção. Se a isto juntarmos um consumo excessivo de sal, posturas estáticas ou efeitos secundários de medicamentos ou patologias, ocorrerá retenção de líquidos. Mas se os hábitos de vida não saudáveis ocorrerem e consumirmos mais calorias do que as necessárias, iremos reter gordura.
Eliminação: Os líquidos são facilmente eliminados, mas a gordura não é tão facilmente eliminada.
Como eliminar os líquidos e as gorduras
Perder líquidos
Na Farmaciasdirect recomendamos as seguintes diretrizes para perder líquidos:
Beber 1-2 litros de água por dia.
Limitar o consumo de sal às refeições.
Praticar exercício físico regular.
Evitar o consumo de álcool.
Beber chás de ervas com princípios activos diuréticos, como a cavalinha ou o chá verde.
Aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o tomate, o pepino, a melancia, o aipo, a alcachofra, o ananás...
Complemente a sua alimentação tomando um suplemento alimentar que ajude a tratar e a eliminar esta retenção de líquidos.
Se pretende eliminar globalmente o excesso de líquidos, recomendamos Aboca Lynfase Fluid Concentrate. A sua fórmula natural, rica em extractos de trigo mourisco, vassoura de carniceiro, dente-de-leão, goldenrod e orthosiphon, drena os líquidos em excesso, melhorando a circulação. Tomar 1 frasco por dia, de preferência de manhã.
Se as suas pernas se sentem cansadas, inchadas, com cãibras ou desconfortáveis, na Farmaciasdirect recomendamos as Cápsulas Pranarom Pernas Leves. Conseguem reduzir e aliviar estes sintomas, graças à sua composição rica em óleos essenciais de alecrim e zimbro. Tomar 1 cápsula antes do pequeno-almoço e 1 cápsula antes do jantar durante 14 dias seguidos e descansar durante 5 dias.
Perda de gorduras
A perda de gordura retida é mais complicada, pelo que é necessário ser coerente. Recomendamos que siga 5 pontos-chave para se livrar da gordura armazenada:
Comer de forma consciente, inteligente e equilibrada: dividir as refeições em pequenas quantidades e cinco por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Fazer dos legumes as estrelas do prato, acompanhando sempre outros tipos de alimentos em maior quantidade. Entre as refeições, coma fruta.
Praticarexercício físico regular: fazer exercícios de cardio, força e tonificação.
Dormiro suficiente: para que as hormonas da fome e da saciedade estejam em equilíbrio.
Controlar o stress, gerir as suas emoções.
Reforçar o seu microbiota através da toma de probióticos.
Podemos também complementar a nossa alimentação com as cápsulas de Aboca Adiprox Advanced para controlar o peso e o metabolismo das gorduras, graças ao chá verde e à erva-mate presentes na sua fórmula. Contém também extrato de cardo mariano que melhora a função hepática. Recomenda-se a toma de 3 cápsulas por dia, de manhã, depois do pequeno-almoço e com um grande copo de água.
Lembre-se de que, se a sua retenção for excessiva ou se notar outros sintomas, deve consultar um médico. Da mesma forma, se precisar de aprender a seguir uma dieta que evite a retenção de líquidos, consulte um especialista.
Ritmos acelerados, dietas desequilibradas, factores que nos esgotam e, por vezes, até níveis elevados de stress. Nos casos em que é mais difícil manter o equilíbrio do organismo, podemos ajudar-nos com suplementos que nos fornecem as vitaminas e os minerais de que necessitamos. Eis para que servem as multivitaminas, os seus benefícios para a saúde e quais são as nossas preferidas. Continue a ler!
O que são e para que servem as multivitaminas?
Os multivitamínicos são suplementos alimentares formulados com vitaminas e minerais, com ação antioxidante, extractos de plantas ou mesmo probióticos, destinados principalmente a suprir as carências do nosso organismo, as carências nutricionais que não podemos incluir através da alimentação.
Entre os seus diferentes usos e propriedades:
Melhoria da produção de energia e da concentração.
Reforço do sistema imunitário.
Melhora a saúde cardiovascular, óssea e metabólica.
Previne e melhora os défices nutricionais, especialmente em momentos de maior exigência, como o aumento do esforço físico, o envelhecimento, a convalescença ou a gravidez, por exemplo.
Como posso saber qual o multivitamínico mais adequado para mim?
É importante analisar as nossas próprias necessidades individuais, de modo a considerar quais as multivitaminas e minerais de que necessitamos. Para tal, é necessário analisar:
Idade e sexo, pois depende da situação de vida em que nos encontramos.
Oestilo de vida e a alimentação, especialmente aqueles com dietas deficientes ou restritivas, seja por estilo de vida, religião ou ideologia. Pessoas com mais stress ou desportistas que têm um maior gasto energético e necessidades nutricionais. Ou, por exemplo, vegans ou vegetarianos.
Condições médicas: pessoas com certas doenças ou condições, como distúrbios digestivos que impedem a absorção de certos nutrientes, anemia ou fadiga crónica.
Benefícios das multivitaminas
Entre as muitas propriedades das multivitaminas, destacam-se as seguintes:
Reforço do sistema imunitário: ajudam a reforçar as defesas do organismo.
Aumento dos níveis de energia e concentração devido à presença de vitaminas B.
Contribuempara a saúde da pele, do cabelo e dos olhos: graças à incorporação de vitaminas como A, C, D e E, melhoram a saúde da pele, do cabelo e da visão.
Melhora a saúde dos ossos, graças ao cálcio e à vitamina D.
Favoreceo bem-estar geral e a saúde mental, graças às vitaminas B12 e ao ácido fólico.
Concebidas para cobrir possíveis carências de vitaminas e minerais, as multivitaminas previnem as carências nutricionais.
Os antioxidantes presentes na fórmula contribuem para um envelhecimento saudável.
Multivitaminas para adultos Quais são os principais ingredientes activos a procurar?
Os activos mais comuns encontrados nas multivitaminas são
Vitamina C: uma que não poderia faltar nesta lista, especialmente devido à sua poderosa ação antioxidante, bem como ao facto de estimular o sistema imunitário.
Vitaminas do grupo B (especialmente B1, B2, B3, B6 e B12): todas elas muito importantes para o metabolismo energético e a saúde neurológica.
Vitamina D (D3): essencial para a absorção do cálcio e para a manutenção da saúde óssea.
Vitamina E: outro poderoso antioxidante que irá proteger as nossas células dos danos oxidativos.
Zinco e selénio: minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a função da tiroide.
Ferro: este mineral é de importância vital, tanto no seu défice como no seu excesso, uma vez que está envolvido no transporte de oxigénio no sangue.
Magnésio: está envolvido na manutenção da função muscular e nervosa.
Ácido fólico: É importante ter um fornecimento adequado, especialmente em certas fases da vida, como a gravidez, pois é essencial para prevenir defeitos no tubo pleural durante o desenvolvimento do bebé.
As melhores multivitaminas de farmácia
Eis os três multivitamínicos em comprimidos mais recomendados nas farmácias:
Multicentrum
O multivitamínico Multicentrum é um suplemento alimentar com uma das fórmulas mais completas disponíveis no mercado. Incluem fórmulas específicas para cada necessidade, nomeadamente por faixa etária ou sexo. Um dos mais completos da marca é o Multicentrum Dupla Energia, que contém um amplo espetro de vitaminas e minerais para manter a vitalidade diária e prevenir carências.
Energia Bion3
O multivitamínico Bion3 combina vitaminas e minerais na sua formulação, juntamente com probióticos para contribuir para a saúde intestinal, que muitas vezes se encontra danificada, afectando a absorção destes micronutrientes. Desta forma, Bion3 Energy reforça o sistema imunitário ao mesmo tempo que apoia a saúde digestiva.
Energia Pranarom
Por último, mas não menos importante, as cápsulas de Pranarom Energy adoptam uma abordagem mais natural, utilizando principalmente óleos essenciais e extractos de plantas para apoiar o metabolismo energético. O resultado é um multivitamínico natural com uma abordagem mais fitoterapêutica.
Antes de tomar multivitaminas
Antes de terminar, é importante sublinhar que estes suplementos nutricionais podem ajudar-nos a complementar a nossa alimentação e a fornecer todos os nutrientes essenciais em casos específicos, mas que nunca substituirão uma alimentação equilibrada.De facto, para além da toma de suplementos e multivitaminas, recomendamos que tentemos fazer uma dieta equilibrada, onde possamos fornecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde do nosso organismo.
Da mesma forma, ao escolher um multivitamínico, devemos fazê-lo analisando o nosso caso pessoal, pois nem todos temos as mesmas necessidades nutricionais ou energéticas, nem as mesmas condições.
Por isso, é importante consultar um profissional especializado antes de tomar qualquer suplemento. Se não sabe qual é o mais adequado para o seu caso, pode escrever-nos através do nosso aconselhamento farmacêutico, para que lhe possamos dar um conselho personalizado.
A perda de peso é um dos temas mais populares com a chegada do bom tempo e é uma das perguntas mais frequentes no balcão da farmácia. Manter um peso adequado é algo que nos preocupa a todos, seja por razões estéticas ou de saúde. Normalmente, tentamos perder peso rapidamente, mas será que é a coisa certa a fazer? Como é que o podemos conseguir? Contamos-lhe tudo sobre isso.
Peso saudável, excesso de peso e obesidade
O peso não é apenas um número na balança. O nosso peso é um sinal de saúde, mas o que é um peso verdadeiramente saudável?
Este peso saudável depende de cada um de nós, da nossa constituição. Mas, como medida padrão de orientação, o Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). O resultado obtido estabelece um intervalo de peso e permite classificá-lo em baixo peso, peso normal, excesso de peso e obesidade:
IMC 18,5-24,9: normoponderado
IMC 25,0-29,9: excesso de peso
IMC >30: obesidade
Como já referimos, o IMC é uma medida indicativa, pois é necessário ter em conta a constituição, a distribuição da gordura corporal ou da massa muscular, entre outros factores.
Problemas associados ao excesso de peso e à obesidade
O excesso de peso conduz a diferentes problemas e aumenta o risco de sofrer patologias. Alguns destes problemas influenciados pelo excesso de peso e obesidade, e que podem induzi-los, são:
Hipertensão arterial
Diabetes tipo 2
Problemas nas articulações
Enfarte do miocárdio
Colesterol
Problemas respiratórios
Apneia do sono
Acidente vascular cerebral
Alguns tipos de cancro
Como perder peso rapidamente
Recomendamos sempre que a perda de peso seja gradual, controlada, responsável e saudável. Com esta perda de peso, não devemos apenas procurar perder quilos, mas adquirir um hábito na forma de nos alimentarmos e comermos que nos permita manter o nosso peso saudável e o nosso bem-estar e qualidade de vida.
Perder peso rapidamente com dietas inadequadas pode significar não saber comer de verdade, perda de massa muscular, alterações na saúde ou o efeito rebote.
Porque é que não perco peso?
Por vezes, comemos os alimentos certos, mas não prestamos atenção ao estado da nossa flora intestinal ou microbiota .
O equilíbrio da nossa flora ou conjunto de microrganismos que vivem no nosso intestino pode ajudar-nos a ganhar ou a perder peso. Por conseguinte, um desequilíbrio do nosso microbiota pode impedir-nos de perder quilos. Assim, um microbiota alterado:
Pode absorver mais calorias, fazendo-nos engordar.
Pode provocar uma pequena inflamação que dificulta o metabolismo das gorduras e aumenta a gordura visceral e altera as hormonas do apetite.
Não comunica bem com o cérebro, provocando ansiedade, sensação de fome e falta de saciedade.
É por isso que recomendamos sempre a toma de probióticos para apoiar as dietas de emagrecimento, para ajudar a equilibrar a microbiota e garantir uma perda de peso bem sucedida.
Conselhos para uma perda de peso rápida
Algumas noções básicas que podem ser incluídas na nossa rotina alimentar diária e que incentivamos desde a farmácia a adquirir o hábito são:
Dividir as refeições em 5 refeições por dia e em pequenas quantidades: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Desta forma, evita-se chegar com fome à refeição seguinte.
Dar mais importância à fruta e aos legumes na nossa rotina diária. Devemos fazer dos legumes os protagonistas dos nossos pratos: devem ser consumidos em maior quantidade do que os outros alimentos. Basicamente, devemos equilibrar a nossa alimentação e o consumo semanal de carne, peixe, leguminosas, massas ou arroz.
Entre as refeições, coma fruta ou chás de ervas, pois têm um efeito saciante.
Limitar o uso de sal e óleo nas refeições.
Evite os fritos, os molhos, os alimentos ultra-processados, os produtos de pastelaria e o álcool.
Beber 1 a 2 litros de água por dia.
Moderar o défice calórico, consumindo menos calorias do que as que gasta.
Dormir bem e ter um sono adequado, pois este é um fator chave para manter a grelina e a leptina em equilíbrio e não as alterar.
Gerir o stress.
Manter uma microbiota estável.
Fazer exercício físico diariamente para queimar calorias. Se nunca fez exercício antes, comece devagar e aumente a frequência e o tempo. Pratique actividades de que goste e relaxe. Combine exercícios cardiovasculares, de força e de tonificação.
Pode sempre utilizar um produto ou um comprimido para emagrecer para o ajudar a perder peso. Mas lembre-se de não descurar as diretrizes acima referidas; assim, conseguirá que o produto funcione e evitará o efeito de ricochete.
Produtos para perder peso
Se está a pensar no que tomar para perder peso, eis os melhores suplementos para emagrecer, apoiados pela nossa equipa farmacêutica:
Forté Pharma XtraSlim 700
O queimador de gorduras extra-forte Forté Pharma XtraSlim 700 consegue queimar as gorduras existentes, tornando-o um excelente aliado para uma perda de peso rápida.
Estes comprimidos para emagrecer atingem o seu efeito graças à associação do wakame (estimula o metabolismo das gorduras) e da curcuma com glucomanano de konjac, groselha preta (facilita a perda de peso), colina, crómio e vitaminas B6 e B1.
Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas ao almoço e 2 cápsulas ao jantar.
Forté Pharma XtraSlim 3 em 1
XtraSlim 700 Captador 3 em 1 consegue eliminar as gorduras graças ao seu complexo LipoCapt (polissacáridos de cogumelos), Gymnema sylvestris e crómio, capta as gorduras, os açúcares e as calorias extra, ajudando a perder peso através do controlo do apetite e da glicemia.
Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas antes do almoço e 2 cápsulas antes do jantar, juntamente com um grande copo de água.
Forté Pharma Turboslim Drenante
Turboslim Drenante da Forté Pharma ajuda a perder volume. É um produto que ajuda a eliminar o excesso de líquidos, ao mesmo tempo que ajuda a estimular o metabolismo lipídico graças ao chá verde presente na sua fórmula, que é acompanhado por meadowsweet, flor de cerejeira, hibisco e figo da Índia.
Está disponível em diferentes sabores, todos eles muito agradáveis:
Turboslim Drenante sabor ananás
Turboslim Drenante sabor a framboesa
Turboslim Drenante sabor a chá verde pêssego
Turboslim Drenante sabor a citrinos
Forma de administração: Apresenta-se em diferentes sabores, todos eles muito agradáveis. Agitar antes de utilizar e deitar 50 ml em 1,5 litros de água e beber ao longo do dia. Em alternativa, podem diluir-se 10 ml num copo grande de água e tomar 5 vezes por dia.
Forté Pharma XtraSlim Redutor de Apetite
O redutor de apetite Forté Pharma XtraSlim ajuda a obter uma sensação de saciedade e a reduzir a fome. Para tal, utiliza o complexo Lipo-App (à base de manjericão e konjac), alfarroba e vitaminas do complexo B.
Modo de tomar: Tomar 2 cápsulas 1 hora antes do almoço e 2 cápsulas 1 hora antes do jantar, juntamente com um copo grande de água.
A importância da dieta para a perda de peso
Para além da utilização de um suplemento para emagrecer, é muito importante complementá-lo com uma alimentação e um estilo de vida saudáveis. O motivo? Para manter o nosso peso depois de atingirmos os nossos objectivos, de modo a não sofrermos o temido efeito de ricochete.
Como é que o nosso corpo regula o apetite
O apetite é controlado por diferentes hormonas:
A grelina, que é uma hormona que estimula o apetite.
A leptina, que regula a sensação de saciedade. Por isso, o equilíbrio de ação entre as duas é essencial para não sentir uma sensação constante de fome ou de ansiedade. Factores como o stress e a falta de sono desequilibram-nas. O excesso de gordura corporal pode levar a uma resistência à leptina, dificultando o controlo da sensação de saciedade, apesar de haver reservas de energia.
A insulina e a glicose estão envolvidas na sensação de fome e na acumulação de gordura.
Controlar o efeito de ricochete
O efeito de ricochete é algo que nos preocupa sempre nas dietas de emagrecimento. Quando paramos, voltamos a ganhar os quilos e, em alguns casos, até mais do que perdemos, mas já alguma vez se perguntou porque é que isso realmente acontece?
Nós próprios causamos o efeito de ricochete, porque quando paramos o plano de dieta para perder peso, somos mais permissivos no que diz respeito à comida:
Somos mais permissivos no que diz respeito aos tipos de alimentos e às quantidades.
Não aprendemos a comer.
Não praticamos desporto.
Afastámo-nos de hábitos de vida saudáveis.
Perdemos peso através de uma dieta inadequada ou perigosa.
Não temos em conta o nosso gasto calórico.
Por conseguinte, devemos estar atentos à nossa alimentação e encontrar o equilíbrio perfeito que nos permita controlar e manter o nosso peso saudável.
Pode sempre procurar o apoio do seu nutricionista ou endocrinologista para perder peso, e ainda mais se existir uma patologia ou perturbação, dificuldades em perder peso ou obesidade. Os nossos conselhos farmacêuticos podem ajudá-lo no processo e ajudá-lo a adquirir hábitos de vida saudáveis.
L-carnitina - para que serve, benefícios e como tomar
No mundo dos suplementos nutricionais, poucos compostos suscitaram tanto interesse como a L-carnitina, um nutriente essencial à produção de energia e ao metabolismo das gorduras. A sua importância ultrapassa o âmbito desportivo: desde a melhoria da saúde cardiovascular até ao apoio à gestão dos problemas metabólicos, posicionou-se como um aliado versátil. Eis para que serve a L-carnitina, as suas propriedades, os seus benefícios e os seus efeitos secundários.
O que é a L-carnitina e para que serve?
A L-carnitina é uma molécula que é sintetizada naturalmente no fígado, nos rins e no cérebro a partir de aminoácidos como a lisina e a metionina.Desempenha assim um papel fundamental no transporte dos ácidos gordos para as mitocôndrias, onde são transformados em energia.
O que é que a l-carnitina faz? A sua principal função consiste em transportar os ácidos gordos até às mitocôndrias, onde essa gordura será convertida em energia. Desta forma, ajuda o nosso organismo a utilizar as gorduras como fonte de energia.
L-carnitina: benefícios e inconvenientes
Entre os vários benefícios e propriedades da L-carnitina, destacam-se os seguintes:
Favorece a queima de gorduras, especialmente durante o exercício físico.
Aumenta a produção de energia e a resistência, utilizando a gordura como combustível para melhorar o desempenho.
Reduz a fadiga muscular.
Melhora a recuperação após o exercício, por exemplo, reduzindo a dor muscular após um esforço intenso.
Reforça a saúde cardiovascular e cognitiva.
No entanto, a l-carnitina apresenta também algumas desvantagens, como a ocorrência de efeitos secundários ou alguns grupos populacionais em que a sua utilização seria contra-indicada. Vejamos estes aspectos com mais pormenor:
Os perigos da L-carnitina
Os principais perigos associados ao consumo de L-carnitina em suplementos incluem:
O principal perigo reside na sua metabolização intestinal: as bactérias do cólon transformam o excesso de L-carnitina em TMAO (óxido de trimetilamina), uma substância ligada à formação de placas ateroscleróticas nas artérias. Isto aumenta o risco de enfarte do miocárdio e de doenças cardiovasculares.
Por conseguinte, existem algumas precauções e limitações a respeitar.
Contra-indicações da l-carnitina
Existem alguns grupos populacionais em que a toma de suplementos de l-carnitina está contra-indicada.
As pessoas com doença renal ou hepática devem evitar a toma de suplementos de carnitina sem supervisão médica, uma vez que pode afetar negativamente a função destes órgãos.
A L-carnitina pode aumentar o risco de convulsões em pessoas com epilepsia ou perturbações convulsivas.
Não existem provas suficientes sobre a segurança da L-carnitina na gravidez e no aleitamento, pelo que a sua utilização não é recomendada.
Pessoas com baixo IMC, baixa percentagem de gordura ou problemas cardíacos: Nestes casos, a L-carnitina pode ser contra-indicada.
Hipersensibilidade: Contraindicado em pessoas alérgicas à L-carnitina.
Outras condições: deve ter-se especial cuidado em pessoas com diabetes, insuficiência cardíaca, neuropatia, hipertensão, doença renal ou doença hepática devido ao alcoolismo.
Efeitos secundários da L-carnitina
Além disso, podem ocorrer efeitos secundários com o uso de l-carnitina, principalmente de natureza gastrointestinal, incluindo náuseas, vómitos, diarreia e dor abdominal como os mais comuns. Embora estes sintomas sejam geralmente ligeiros, podem ser agravados por uma utilização prolongada.
Como e quando tomar L-carnitina?
A L-carnitina é principalmente recomendada antes do exercício físico, especialmente se estiver a tentar aumentar a queima de gordura e melhorar o desempenho atlético. A altura ideal para tomar L-carnitina é entre 30 e 60 minutos antes do treino, uma vez que maximiza a sua absorção e efeito no metabolismo das gorduras.
Se estiver à procura de energia, pode ser tomada de manhã, de preferência com o estômago vazio, para uma melhor absorção e para começar o dia com os seus benefícios energéticos.
As formas mais comuns são as cápsulas, os comprimidos ou mesmo a l-carnitina líquida.
Qual é a melhor L-carnitina?
A escolha da melhor L-carnitina depende dos seus objectivos (desempenho físico, perda de gordura, energia mental), mas também da qualidade do suplemento. Recomendamos a utilização da L-carnitina de Solgar, uma marca reconhecida pela qualidade dos seus suplementos.
Solgar L-Carnitina 500 mg
Esta é a apresentação mais popular, disponível em embalagens de 30 ou 60 comprimidos. Contém L-carnitina em forma livre, pronta a ser absorvida, e é adequada para veganos. Além disso, Solgar L-carnitina 500 mg é isento de açúcar, glúten, amido, levedura, trigo, soja, lacticínios, conservantes, edulcorantes e aromatizantes.
Solgar L-Carnitina Líquida 1.500 mg
Formato líquido com sabor a limão, que facilita a toma e fornece uma dose mais elevada de L-carnitina por dose. Inclui ácido pantoténico (vitamina B5), que apoia a produção de energia e ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga. A L-carnitina líquida Solgar é também adequada para veganos e não contém açúcares, glúten ou alergénios comuns.
Recomendações a ter em conta
A L-Carnitina não é um queimador de gorduras milagroso, mas sim um ingrediente que funciona quando complementado com uma dieta equilibrada e exercício físico regular. É importante manter o corpo hidratado e fazer uma dieta rica em vegetais e proteínas.
Se é sensível à cafeína ou sofre de perturbações do sono, evite tomar estimulantes ao mesmo tempo.
A L-carnitina pode ser um aliado muito eficaz no seu processo de perda de peso, especialmente se treina frequentemente e procura melhorar o seu desempenho físico e metabólico. Na nossa farmácia online, encontrará suplementos de L-carnitina que podem ser adaptados às necessidades de cada indivíduo. Mas se tiver dúvidas sobre qual é o melhor para si, contacte a nossa equipa farmacêutica para um aconselhamento personalizado.
Bibliografia
Brass, E. P. (2000). Supplemental carnitine and exercise. The American Journal of Clinical Nutrition, 72(2), 618S-623S.
Flanagan, J. L., Simmons, P. A., Vehige, J., Willcox, M. D., & Garrett, Q. (2010). Role of carnitine in disease. Nutrition & Metabolism, 7(1), 30.
Di San Filippo, C. A., Taylor, M. R. G., & Mestroni, L. (2008). Cardiomiopatia associada à deficiência de carnitina. Opinião Atual em Cardiologia, 23(3), 258-262.
Um dos tipos de gordura mais comuns e difíceis de reduzir é a gordura acumulada no abdómen, que é procurada não só por razões estéticas, mas também devido a riscos de saúde como a diabetes, distúrbios metabólicos ou doenças cardiovasculares. Por isso, se procura perder gordura abdominal, aqui ficam as melhores estratégias para o conseguir.
É bom querer queimar ou perder gordura abdominal por razões puramente estéticas, mas devemos estar conscientes de que também é essencial fazê-lo para melhorar a nossa saúde em geral.
Conselhos para eliminar a gordura abdominal
Quer saber como perder gordura abdominal? Aqui é importante lembrar que, para queimar a gordura da barriga, devemos combinar uma dieta adequada com exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis.
Para reduzir a gordura abdominal em homens e mulheres, é necessária uma abordagem holística que combine uma dieta equilibrada e exercício físico regular. Eis algumas das estratégias mais eficazes:
Fazer uma dieta equilibrada
Esta é uma das chaves para eliminar a gordura abdominal, o que nos manterá de boa saúde a longo prazo. Para isso, devemos seguir uma dieta equilibrada, bem como manter o controlo das calorias consumidas. Aqui é importante:
Reduzir o consumo de açúcares refinados: Estamos a referir-nos, obviamente, aos açúcares adicionados encontrados em refrigerantes, doces ou produtos ultra-processados. Em vez disso, é preferível optar por fontes naturais de açúcar, como a fruta fresca.
Coma gorduras saudáveis: Estas encontram-se no abacate, nozes, azeite ou peixe. Também ajudam a manter a saciedade, ao mesmo tempo que promovem o metabolismo das gorduras.
Aumentar a ingestão de fibras: É aconselhável aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras. Quais? Especialmente legumes, leguminosas e cereais integrais. Isto ajuda-o a sentir-se saciado durante mais tempo. Isto ajudá-lo-á a evitar petiscar entre as refeições ou comer em excesso quando chega a hora de comer.
Controlar as quantidades: Ou seja, certifique-se de que as porções que come são as corretas, reduzindo os excessos. Um truque que pode ajudar é usar um prato pequeno.
Praticar exercício físico regularmente
Este é um dos pilares fundamentais quando se trata de perder gordura no abdómen (ou em qualquer outra zona do corpo), especialmente se o nosso objetivo é reduzi-la de forma localizada. Para o conseguir rapidamente, siga estas estratégias:
Exercício cardiovascular, como correr, nadar ou andar de bicicleta 3-4 vezes por semana durante 30-60 minutos.
Treino de força: 2-3 vezes por semana, incluindo exercícios como levantamento de pesos, flexões e agachamentos.
Exercícios específicos para queimar gordura abdominal , como pranchas e abdominais.
Treino HIIT (High Intensity Elevated Training), com o objetivo de aumentar a queima de gordura e acelerar o metabolismo.
Manter um défice calórico, gastando mais calorias do que as ingeridas.
Se quiser aumentar os seus resultados, na Farmaciasdirect pode encontrar alguns dos melhores suplementos queimadores de gordura que o ajudarão a atingir os seus objectivos mais rapidamente.
Levar um estilo de vida saudável
Não vale a pena eliminar a gordura abdominal se não mudar os seus hábitos para manter os resultados ao longo do tempo. Aqui ficam algumas dicas extra:
Controle os níveis de stress: Este é um fator por vezes ignorado, mas que contribui para a acumulação de gordura ao libertar cortisol. Esta é uma hormona que está ligada ao armazenamento de gordura no abdómen. Algumas boas opções seriam a meditação, actividades relaxantes como a leitura, o ioga ou passeios na natureza, dormir e descansar bem.
Beber muita água: Com o objetivo de manter o nosso corpo bem hidratado para manter o nosso metabolismo em boas condições e favorecer a libertação das toxinas geradas pelo nosso organismo. O ideal é beber 2 litros de água por dia, embora, dependendo da rotina de vida de cada pessoa, este valor possa aumentar, por exemplo, se fizermos muito exercício, se for uma estação ou um clima muito quente, ou outros factores.
Reduzir o consumo de álcool: O álcool está associado a um elevado armazenamento de gordura, especialmente na zona abdominal. Pode também desencadear a perda de controlo, levando a comer em excesso. Limitar o seu consumo excessivo ou mesmo eliminá-lo da dieta ajudará a reduzir a gordura abdominal.
Consultar um especialista
Este é um dos passos mais importantes que muitas vezes é descurado. Devemos consultar especialistas, como médicos ou nutricionistas, para que possam recomendar hábitos saudáveis e não dietas milagrosas. A razão? Nos casos em que pode ser devido a desequilíbrios hormonais, será necessário um tratamento endócrino para se livrar da gordura.
Tratamentos para eliminar a gordura abdominal
Existem vários tratamentos eficazes para eliminar a gordura abdominal sem cirurgia:
Hidrolipoclasia Sónica: Combina microinjecções de soro fisiológico, ultra-sons e drenagem linfática, com o objetivo de romper os adipócitos para promover a eliminação da gordura. Pode reduzir 1 a 2 cm por sessão, o que a torna particularmente útil na zona abdominal.
Laser lipolítico: Utiliza um laser de díodo de baixa potência para dissolver a gordura localizada. É aconselhável combinar este tratamento com exercício físico.
Criolipólise: Este tratamento utiliza o frio para destruir os adipócitos do tecido subcutâneo, eliminando assim a gordura localizada.
Radiofrequência corporal: Gera calor controlado nas camadas mais profundas da pele através de ondas electromagnéticas de alta frequência, ajudando a firmar a pele e a reduzir o volume corporal. Ideal como tratamento para reduzir a gordura abdominal nas mulheres.
Lembre-se que a redução da gordura abdominal é um processo que requer paciência e consistência. Adotar uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regularmente, gerir o stress e manter uma boa hidratação são alguns dos passos essenciais para reduzir rapidamente a gordura localizada da barriga. A chave é adotar uma abordagem a longo prazo, adoptando hábitos de vida saudáveis que beneficiem tanto o seu corpo como a sua mente.
Se ainda tiver dúvidas ou precisar de orientação adicional sobre como perder gordura da barriga, não hesite em consultar a nossa equipa de especialistas farmacêuticos.
Proteínas, minerais e vitaminas para as articulações
As articulações são compostas por cartilagem, tecidos moles e líquido sinovial, que são especialmente reforçados com proteínas e vitaminas. Se não estiverem em boas condições, a mobilidade do corpo sofre. Então, quais proteínas, minerais e vitaminas são bons para deixar as articulações em forma?
Vitaminas para as articulações
Quanto às vitaminas para as articulações, seriam estas:
Vitamina A: um dos grandes antioxidantes e um dos elementos mais benéficos para cuidar dos nossos tecidos. Podemos encontrar vitamina A em cenouras, abóboras, pimentos, tomates, melão, batata-doce...
Vitamina C: porque estimula a produção de colagénio. Esta vitamina é encontrada em alimentos como brócolis, kiwi e groselha.
Vitamina D: necessária para a resistência óssea. Tomar sol diariamente, 20 minutos de exposição são suficientes para o corpo fabricar o que precisa. Esta vitamina é encontrada em alimentos como salmão, atum, ovos e leite.
Vitamina E: que ajuda a proteger a cartilagem.
Vitamina K: ajuda a rejuvenescer as articulações. Além disso, foram encontradas evidências de que aumentar a ingestão de alimentos ricos nesta vitamina beneficia as pessoas com osteoartrite. Podemos encontrar vitamina K em alimentos como couve, brócolis, espinafre e couve de Bruxelas.
De que vitamina necessito se as minhas articulações doerem?
Se suas articulações doem, você pode estar faltando algumas vitaminas como as mencionadas acima. Aqui estão algumas vitaminas que podem ajudar a reduzir a dor nas articulações:
Vitamina A: o seu consumo desta vitamina está associado à melhoria das dores musculares e articulares.
Vitamina C: Embora não exista uma dieta específica para aliviar as dores nas articulações, recomendamos que a sua dieta não careça de vitaminas C.
Vitamina D: A deficiência de vitamina D também pode levar a mais dores musculares e articulares. Além disso, recomenda-se verificar os níveis de vitamina D antes de tomar suplementos, pois o excesso de vitamina D pode ser prejudicial.
Tenha em mente que a dor nas articulações também pode ser causada por uma deficiência de minerais como cálcio, fósforo, magnésio ou silício.
Proteínas e minerais para a saúde das articulações
Entre os minerais para as articulações, destacam-se cálcio, fósforo, magnésio, silício e enxofre. Os dois últimos participam da síntese de colágeno, essencial para as articulações.
Cálcio: O cálcio é um mineral encontrado em alimentos como peixes oleosos, leguminosas e folhas verdes. Juntamente com a vitamina D, o cálcio pode ajudar a reduzir as dores nas articulações.
Fósforo: Este mineral é encontrado em alimentos como queijo, frutos do mar e ovos.
Magnésio: O magnésio é encontrado em alimentos como banana, espinafre e grãos integrais.
Silício: Este mineral é encontrado em alimentos como grãos integrais, feijão verde, cenoura e uvas.
E não se esqueça de fornecer proteína, independentemente de ser de origem vegetal ou animal. Porquê? Porque vão ajudar a reconstituir os tecidos danificados. É importante ressaltar que, embora essas vitaminas e minerais possam ajudar a reduzir a dor nas articulações, é aconselhável consultar um médico antes de tomar quaisquer suplementos ou mudar sua dieta. Além disso, o exercício regular é recomendado para manter a flexibilidade e o tom muscular, o que pode ajudar a prevenir dores nas articulações. Depois de ler este post e saber a importância dos minerais, proteínas e vitaminas para a saúde das nossas articulações, você está procurando um suplemento para ajudá-lo a tê-los prontos? Na Farmaciasdirect temos os melhores suplementos para articulações de farmácia. Além disso, neste post sobre magnésio, a nossa colega e farmacêutica Sandra, fala-nos sobre o Aquilea Magnesium, a sua recomendação para o fortalecimento dos músculos, articulações e o aumento do colagénio.
Bibliografia:
Nutrição e saúde articular - Autor: Dr. Juan Pablo Rodríguez Antigüedad, Sociedade Espanhola de Reumatologia, 2018.
Nutrição para a saúde articular - Autor: Dr. Juan José Martínez López, Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC), 2020.
Vitaminas e minerais essenciais para as articulações - Publicação da Clínica Universidad de Navarra, 2019.
Importância das proteínas, vitaminas e minerais na saúde articular - Autor: Dr. Juan Pérez Camargo, Sociedade Espanhola de Nutrição Ortomolecular, 2021.
Nutrientes essenciais para a saúde das articulações - Autor: Dra. María José Motilva Vivas, Colégio Oficial de Farmacêuticos de Málaga, 2017.
Vitaminas e minerais que ajudam as articulações - Autor: Dra. Alicia Senovilla, Clínica Universidad de Navarra, 2018.
A cúrcuma é um ingrediente que oferece grandes benefícios para o nosso corpo, no entanto, o seu uso não é recomendado para todos. Nós contamos sobre isso no post a seguir. Os primeiros usos da cúrcuma como alimento remontam à medicina tradicional chinesa, onde era usada como um antidepressivo que combatia a tristeza e a depressão, modificando o humor de quem a consumia.
O que é a cúrcuma?
A cúrcuma é uma planta medicinal da mesma família do gengibre e de cor amarelo-alaranjada. O pó deste ingrediente é usado como corante alimentar e corante para uso culinário. Tanto que é um dos ingredientes que compõem o tempero de curry, tão famoso na culinária. Este ingrediente, conhecido como a 'rainha das especiarias', é rico em ferro, potássio, cálcio, fibras alimentares, sódio, zinco, cobre, niacina, magnésio e vitaminas C, E e K.
Benefícios da cúrcuma
Os benefícios do consumo correto de cúrcuma são os seguintes:
Contribui para a drenagem hepática e elimina pedras nos rins ou na vesícula biliar.
Reduz a presença de mau colesterol e triglicéridos no organismo.
Ajuda a resistir aos efeitos de medicamentos debilitantes e tratamentos agressivos, como a quimioterapia.
Melhora a memória. Este ingrediente ajuda a combater distúrbios de memória relacionados com a idade.
Reduz o risco de doenças cardiovasculares. O consumo de açafrão, juntamente com uma dieta saudável e exercício diário, ajuda a prevenir naturalmente ataques cardíacos.
Combate constipações, gripes, asma e outras doenças do mesmo tipo.
Estimula o sistema nervoso e fortalece o sistema imunitário.
Combate a dor de estômago. Além disso, acalma a azia e previne cólicas intestinais e flatulência, porque é carminativo.
Oferece propriedades anti-inflamatórias. Ideal para tratar distúrbios como: artrite, cistite, síndrome do túnel do carpo, períodos menstruais, doença de Crohn, intestino irritável, etc. Tanto que é conhecido na fitoterapia como ibuprofeno natural.
Como mencionamos no início, combate a depressão e o estresse, pois este ingrediente aumenta a serotonina.
Contraindicações de cúrcuma
Embora a cúrcuma ofereça uma grande variedade de benefícios, há uma série de situações e grupos que devem evitar o seu uso ou consumo:
Mulheres grávidas ou a amamentar.
Pessoas com úlceras ou doença hepática.
Quando estamos expostos ao sol, pois aumenta a sensibilidade do nosso corpo aos raios ultravioletas.
Produtos de cúrcuma
Suplementos alimentares Botanicapharma
Este suplemento é usado para combater a dor nas articulações e condições intestinais inflamatórias. Quanto ao seu consumo, deve ser tomado 2 cápsulas por dia (almoço e jantar).
Arkopharma
Produto à base de extratos de cúrcuma e pimenta preta, que contribui para a flexibilidade e bem-estar das articulações. Em relação ao seu uso, tomar 2 cápsulas por dia no café da manhã. Este suplemento é adequado para veganos e deve ser tomado a partir de 1 ano de idade.
Infusões
Esta infusão oferece um ótimo aroma, graças às especiarias Chai e com um toque de canela. Os ingredientes deste produto são os seguintes: cúrcuma, canela, alcaçuz, gengibre, cardamomo, pimenta preta, maçã, erva-doce, maça, casca de cacau e cravo. Quer saber mais produtos com açafrão? Na Farmaciasdirect dispomos de um extenso catálogo onde encontrará tudo o que precisa.
Bibliografia:
Efeitos terapêuticos da cúrcuma e seu ingrediente ativo, curcumina - Mexican Journal of Pharmaceutical Sciences, 2014.
Efeitos da curcumina na saúde: uma revisão sistemática da literatura - Nutrição hospitalar, 2015.
Inchaço e retenção de líquidos são muitas vezes a causa de quilos extras. É por isso que muitas pessoas precisam saber quais são as melhores infusões para perder peso à noite. Neste artigo, contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o assunto.
Considerações preliminares
É claro que, antes de listar as infusões, é essencial que tenhamos algumas diretrizes em mente. Por exemplo, comer melhor, talvez um pouco menos, e exercitar-se regularmente nos ajudará muito.
Da mesma forma, ter uma boa noite de descanso contribui para uma melhor condição física. A razão é que a insónia está ligada a um aumento do risco de obesidade. Pesquisas até o momento sugerem que aqueles que dormem menos horas pesam mais.
Em 2006, foi realizado um estudo em que participaram mais de 65.000 mulheres ao longo de 16 anos. Nele, foi demonstrado que aqueles que tinham piores hábitos de sono sofreram maior ganho de peso. Da mesma forma, outras descobertas sugerem que aqueles que não dormem bem são mais atraídos por alimentos menos saudáveis e mais calóricos.
Infusões para perda de peso à noite
Embora pareça que a solução é simples, dormir melhor, a tarefa é bastante complicada. No entanto, as infusões, juntamente com outros remédios naturais, podem nos ajudar. Por isso, queremos que conheça estas cinco infusões para perder peso à noite que não vão perturbar o seu descanso.
1. Perfusão de hibisco
A infusão de hibisco é drenante e ajuda a eliminar a retenção de líquidos e o conhecido peso que nos faz ganhar. Funciona muito bem nos meses de verão, porque é quando tendemos a reter mais líquido.
Da mesma forma, esta planta parece aumentar a filtração renal, mas evidências científicas encontraram resultados mistos sobre sua capacidade diurética.
2. Infusão fria de alcaçuz de gengibre
O gengibre é um anti-inflamatório natural e tem grandes benefícios para a saúde, pois fortalece o sistema imunológico, por exemplo. Por outro lado, os especialistas afirmam que o seu efeito termogénico nos ajuda a queimar gordura e, consequentemente, a perder peso.
Um estudo de 2013 encontrou melhorias na qualidade do sono em pacientes que consumiram extrato de gengibre por algumas semanas. Além disso, ao combinar esta raiz com alcaçuz, vamos melhorar as suas propriedades emagrecedoras, pois tem um grande efeito purificador e combate o apetite.
3. Infusão Roiboos
A infusão de Rooibos tem vários benefícios. Por exemplo, protege os ossos e o coração e reduz o risco de diabetes. Da mesma forma, algumas evidências sugerem que seu consumo tem um certo efeito na perda de peso.
O seu efeito na inibição da adipogénese, de acordo com um estudo de 2014, indica que pode contribuir para a prevenção da obesidade. Não é um chá e não contém cafeína, o que o torna uma das melhores infusões para perda de peso à noite. Não altera o repouso e afeta diretamente o metabolismo dos adipócitos.
4. Infusão de canela
Um dos benefícios para a saúde que podemos encontrar na canela está relacionado com o controlo de peso. Tem um ligeiro efeito termogénico, mas tenta mais equilibrar o açúcar no sangue e a resistência à insulina. Ambos ajudam na perda de peso e na redução dos chamados "desejos"
com alimentos. Assim, uma infusão de canela após o jantar pode ser uma ótima ideia. No entanto, esta especiaria não deve ser abusada. Não se recomenda exceder um máximo de 0,1 miligramas por dia para cada quilo de peso corporal.
A razão para o limite é devido à presença de cumarina e suas propriedades cancerígenas e hepatotóxicas. Por outro lado, num estudo realizado em ratinhos pela American Heart Association, deduziu-se o seguinte: o processo de armazenamento de gordura abdominal abrandou graças à ingestão de suplementos de canela.
5. Camomila
É talvez uma das infusões mais populares em nosso ambiente, embora geralmente vamos a ele para problemas gástricos. No entanto, também tem certos benefícios positivos sobre a ansiedade e o stress, ao mesmo tempo que promove uma boa noite de sono.
Por esta razão, incluímo-lo nesta pequena lista das melhores infusões para perda de peso à noite. Em um estudo realizado em pessoas com insônia crônica, alguns resultados chocantes foram obtidos.
Aqueles que receberam extrato de camomila por várias semanas para tomar um par de vezes por dia conseguiu adormecer mais rápido. Da mesma forma, acordaram menos durante a noite do que aqueles que não tomaram.
Por outro lado, a camomila ajuda-nos a controlar os níveis de açúcar no sangue. Por esta razão, em pacientes com diabetes tipo II é aconselhável consumir cerca de 150 mililitros de infusão de camomila 3 vezes ao dia após as refeições.
Esta infusão, tal como a canela, contribui para o nosso objetivo de perda de peso. Além disso, é uma bebida que nos hidrata, não nos fornece calorias extras e promove um sono reparador. Por todas estas razões, o ideal é tomar à noite.
Outras infusões para perder peso à noite
Juntamente com as infusões mencionadas para aumentar a perda de líquidos e a noite de descanso e estar um pouco mais perto do nosso objetivo, temos algumas outras:
Água morna com canela e mel: Uma infusão com estes ingredientes é perfeita para adormecer. As suas propriedades digestivas e de queima de gordura contribuem para a perda de peso. Da mesma forma, outro dos seus benefícios é que melhora a pressão arterial e a circulação sanguínea.
Chá de rosas: Contém inúmeros antioxidantes, juntamente com o chá verde. Mas não tem teína, o que nos permite tomá-la calmamente à noite, sabendo que não vai perturbar o nosso sono e vai ajudar-nos a perder peso.
Além de beber estas infusões, temos de saber que para perder peso devemos fazê-lo de forma saudável, de forma a evitar o efeito rebote.
É por isso que é importante seguir uma dieta equilibrada, fazer exercício regularmente, comer devagar, não ficar obcecado com o peso, hidratar-se e dormir bem.
Para estes dois últimos passos, podemos contar com algumas das melhores infusões de perda de peso durante a noite que mencionamos.
Bibliografia:
Pérez-Castells, C. (2019). Efeito dos chás de ervas no controlo do peso corporal. Revista Espanhola de Nutrição Humana e Dietética, 23(1), 36-44.
López-Martínez, J. M., & Sánchez-García, J. (2020). Infusões naturais e seu impacto na perda de peso: Uma revisão sistemática. Revista de Ciências da Nutrição e da Saúde, 7(2), 1-12.
Autor, A. (2018). Efeitos das infusões de emagrecimento na qualidade do sono e no controlo do apetite. Revista de Nutrição Clínica, 39(3), 123-131.
Autor, A. (2017). Infusões noturnas e perda de peso: uma revisão crítica da literatura. Revista de Medicina e Ciências da Nutrição, 12(4), 189-198.
O colagénio tornou-se um dos suplementos alimentares mais populares graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, não são muitos os que conhecem os péptidos de colagénio e a forma como estes nos podem beneficiar. Dizemos-lhe o que são, para que servem e quais são os seus benefícios.
O que são os péptidos de colagénio?
O colagénio é a proteína mais abundante no corpo humano é uma parte essencial da estrutura da pele, unhas, ossos, tendões e cartilagem. No entanto, o colagénio nem sempre se encontra na sua forma mais acessível no corpo. É aqui que os péptidos de colagénio se tornam particularmente importantes.
Para que o colagénio possa ser utilizado pelo nosso organismo, é "decomposto", ou seja, é hidrolisado em pequenos fragmentos de aminoácidos, obtendo-se assim os péptidos de colagénio, que são constituídos por cadeias mais curtas de aminoácidos, o que facilita a sua absorção e, por conseguinte, a sua utilização pelo nosso organismo. Os péptidos de colagénio são constituídos por cadeias mais curtas de aminoácidos, o que facilita a sua absorção e, por conseguinte, a sua utilização pelo nosso organismo.
Para que são utilizados os péptidos de colagénio?
Como os péptidos de colagénio são mais fáceis de utilizar pelo nosso organismo, são muito interessantes e podem atuar a diferentes níveis no nosso corpo.
Principais beneficíos
Melhoram a elasticidade e a firmeza da pele, reduzindo assim o aparecimento de rugas e rídulas. Isto porque os péptidos de colagénio para a pele proporcionam estrutura, elasticidade, firmeza e hidratação, não só à pele, mas também ao cabelo e às unhas.
Fortalecem os ossos e reforçam as articulações, aliviando a dor e melhorando o processo de recuperação de lesões. Os péptidos de colagénio contribuem para melhorar a densidade óssea e reduzir o risco de fracturas.
Melhora a saúde digestiva e a função intestinal: Os péptidos de colagénio contribuem para a reparação da mucosa intestinal e apoiam a digestão.
Aumenta a massa muscular: Em combinação com o exercício, contribui para a síntese de proteínas musculares.
Recomendação farmacêutica
Com o passar dos anos, a produção natural de colagénio do nosso organismo diminui. É por isso que é importante fornecer colagénio a partir do exterior, tomando suplementos alimentares com péptidos de colagénio na sua fórmula para uma maior eficácia.
Qual é o melhor suplemento de péptidos de colagénio?
Como saber se um suplemento de colagénio é bom? Para que um suplemento de colagénio seja bom, deve cumprir os seguintes requisitos:
O colagénio deve estar na sua forma hidrolisada para que possa ser utilizado de forma mais fácil e eficaz pelo organismo.
A dose diária recomendada é de 10 a 20 g de colagénio.
Ter em conta a origem do colagénio, a sua qualidade e pureza.
Os péptidos de colagénio são fáceis de incorporar na nossa rotina diária, uma vez que existem diferentes formatos para a sua administração. O pó é particularmente versátil, pois pode ser facilmente dissolvido em líquidos como água, sumos, batidos ou cremes. Por este motivo, na Farmaciasdirect recomendamos os Peptídeos de Colagénio Vital Proteins que, para além de cumprirem todos os critérios anteriores que o tornam um excelente colagénio, são fáceis de utilizar e agradáveis de tomar.
Peptídeos de colagénio Vital Proteins
Este suplemento caracteriza-se por um elevado teor de aminoácidos essenciais: glicina, prolina e hidroxiprolina. Estes representam aproximadamente 50% do conteúdo total de aminoácidos. Os péptidos de colagénio de Vital Proteins oferecem uma combinação tão específica de aminoácidos que possuem propriedades que não podem ser encontradas noutras fontes de proteínas, conseguindo todos os benefícios mencionados anteriormente neste blogue. Destacam-se também pelo seu sabor agradável e, graças ao seu formato em pó, podem ser misturados com líquidos quentes ou frios, e tomados a qualquer hora do dia. Basta misturar 2 a 4 colheres de sopa com 250 ml e mexer.Como pode ver, os péptidos de colagénio para a pele são uma excelente escolha para melhorar a saúde da pele, do cabelo, das unhas, dos ossos e das articulações. Também apoiam a digestão e o desenvolvimento muscular. Assim, se procura uma forma natural de manter o seu corpo em perfeitas condições, este suplemento pode ser uma ferramenta muito útil na sua rotina de bem-estar, apoiando a sua saúde.
O que é um plano de desintoxicação e para que serve?
Já ouviu falar de um plano de desintoxicação? Este tipo de dieta está na moda e pode ser um impulso para limpar o organismo, mas quais são exatamente os seus benefícios?
O que é um plano de desintoxicação e para que serve?
Um plano de desintoxicação é uma forma de eliminar as toxinas do organismo. Digamos que é uma forma de eliminar o que não é necessário para que o corpo funcione de forma mais eficiente. Como resultado, podemos perder alguns quilos, o que nos ajudará a sentirmo-nos melhor e a sermos mais saudáveis.
Há já algum tempo que este tipo de dieta tem vindo a ganhar visibilidade e adeptos devido aos seus resultados físicos. No entanto, é importante referir que este estilo de alimentação também gera benefícios mentais, uma vez que ajuda o cérebro a ser melhor oxigenado.
Depois de ver para que serve um plano de desintoxicação, é útil saber como o realizar. O mais correto é consumir ingredientes biológicos, como legumes e frutas, cereais e, porque não, os chamados superalimentos. Ao modificar ligeiramente a sua dieta, pode limpar o seu corpo, libertar toxinas e aumentar a absorção de minerais, vitaminas e antioxidantes.
Benefícios de seguir um plano de desintoxicação
Todos os dias estamos expostos a uma grande quantidade de pesticidas e toxinas devido à poluição ambiental. E embora o corpo tenha os seus próprios mecanismos para os combater, se o pudermos ajudar, tanto melhor. Vejamos algumas das mudanças mais visíveis que podem ser alcançadas ao seguir uma dieta de desintoxicação.
Perda de peso saudável .
Compensar os excessos da semana.
Favorecer a oxigenação do cérebro.
Limpar e hidratar a pele.
Reduzir a fadiga e o cansaço.
Regular o trânsito intestinal.
Desintoxicar e purificar o organismo sem grandes riscos para a saúde.
Descansar mais e melhor.
Embora os planos detox possam parecer uma moda passageira, a verdade é que fazem parte de um estilo de vida saudável. Quem os aplica no seu dia a dia consegue resultados palpáveis num curto espaço de tempo. As suas características definidoras são o baixo teor de calorias e o elevado teor de vitaminas, fibras e potássio, bem como a eliminação de líquidos.
Quando iniciar uma dieta de desintoxicação
Existem alguns indicadores que nos ajudam a detectar que o nosso corpo precisa de uma pausa e de uma limpeza. Os sintomas que nos podem alertar são:
Dores de cabeça constantes.
Excesso de peso.
Stress crônico.
Problemas digestivos (obstrução, inchaço, má digestão).
Mau humor.
Ansiedade.
Problemas de pele ( acne, pontos negros, manchas localizadas, perda de brilho ou secura).
Uma dieta de desintoxicação não é uma dieta milagrosa, requer consistência e mudanças nos hábitos alimentares. Por exemplo, é necessário reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e de produtos lácteos e aumentar o consumo de frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas. Também devemos incorporar alimentos fermentados, probióticos, fazer exercício físico regularmente, beber dois litros de água por dia e descansar bastante.
Se quisermos iniciar um plano de desintoxicação, precisamos saber quais os alimentos que podemos incorporar no mesmo. Quais são os essenciais?
Os vegetais de folha verde. O seu consumo diário aumenta o poder de desintoxicação do fígado e o seu elevado teor de fibra ajuda a esvaziar o conteúdo do intestino.
Frutos vermelhos. Framboesas, morangos, mirtilos... São ricos em antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias. Desintoxicam o fígado e mantêm equilibrados os níveis de açúcar e de colesterol no sangue.
Azeite virgem extra. É rico em fenóis, o que aumenta as substâncias químicas desintoxicantes naturais, como o glutatião. Protege as células da oxidação e reduz o colesterol mau.
Açafrão-da-terra. O seu elevado poder anti-inflamatório e desintoxicante natural degrada as toxinas do organismo.
Alcachofra. Tem propriedades depurativas e diuréticas.
Resveratrol. A pele e as sementes das uvas pretas possuem um elevado teor deste princípio ativo. No entanto, este polifenol também está presente noutros frutos e plantas, como os amendoins, as amoras e os mirtilos.
Chá verde. É um poderoso antioxidante e ajuda o fígado a eliminar as toxinas e a inflamação.
Comprimidos de desintoxicação: para que servem e como podem ajudá-lo a limpar o seu organismo
Os comprimidos de desintoxicação são suplementos concebidos para apoiar o corpo no seu processo de eliminação de toxinas. Estes produtos contêm normalmente uma combinação de ingredientes naturais que desempenham funções específicas, tais como:
1. Apoio ao fígado
O fígado é o principal órgão responsável pelo metabolismo das toxinas. Muitos comprimidos de desintoxicação contêm ingredientes como o cardo mariano, o dente-de-leão ou a curcuma, que ajudam a proteger e a otimizar a função hepática.
2. Melhorar o sistema digestivo
Alguns produtos incluem fibras, enzimas digestivas e extratos de plantas que facilitam o trânsito intestinal. Esta ação é essencial para eliminar os resíduos acumulados no sistema digestivo e reduzir o inchaço.
3. Eliminação dos líquidos retidos
Certos ingredientes, como a cavalinha ou a salsa, possuem propriedades diuréticas que ajudam a combater a retenção de líquidos e favorecem uma sensação de leveza.
4. Aumento da energia e do bem-estar
Ao eliminar as toxinas do organismo, muitas pessoas sentem um aumento do nível de energia, uma pele mais radiante e uma melhoria do humor.
Os melhores comprimidos de desintoxicação da farmácia
Os comprimidos de desintoxicação são frequentemente formulados com uma mistura de ervas, vitaminas, minerais e outros compostos naturais. Alguns dos suplementos que incluem estes ingredientes ativos são os seguintes:
Arkopharma Artichoke Forte
Uma nova fórmula reforçada com aloé vera que se tornou o best-seller número um para controle de peso e purificação do corpo, Arkopharma Artichoke Forte contém outros ingredientes:
Alcachofra: favorece a eliminação das toxinas e o normal funcionamento do fígado, e contribui para a perda de peso e para uma digestão normal.
Mate: participa no metabolismo dos lípidos e no controlo do peso.
Uva: contribui para o controle do peso e reduz o aparecimento de celulite.
Funcho: ajuda a eliminar os gases.
Para que este ou qualquer outro tratamento seja eficaz, é necessário ser consistente. Aqui, os resultados são muito satisfatórios desde a primeira semana.
Pranaróm Pranadraine
Esta bebida drenante é um suplemento alimentar que traz vitalidade e energia ao corpo. É perfeita para manter o equilíbrio do fígado e purificar o sistema sanguíneo.
Pranarôm Pranadraine contém óleo essencial de alecrim e essência de limão para purificar, purificar e melhorar a saúde do fígado. Outros ingredientes incorporados nesta fórmula incluem anis estrelado, cardo de leite e chá verde e extrato de semente de uva.
Um tônico digestivo como este é o que é necessário para estimular e drenar a vesícula biliar, o fígado e os rins.
Aquilea Queimador de Gordura
A combinação exclusiva de oito extratos naturais faz deste suplemento alimentar uma fórmula indicada para eliminar as gorduras das zonas mais difíceis. Chá verde, alcachofra, bétula e cavalinha são alguns dos ingredientes com os quais se consegue um efeito queimador de gorduras, diurético e de conforto digestivo.
É muito fácil de utilizar. Basta diluir um stick de Aquilea Quemagrasas num litro de água e beber o líquido resultante ao longo do dia.
Forté Pharma Forte Detox Fígado
Este suplemento alimentar é uma fórmula bebível à base de rabanete preto, cardo mariano, brócolos, chicória, desmodium e uma série de vitaminas, minerais e oligoelementos.
A combinação de plantas favorece o funcionamento do fígado e a eliminação das toxinas do organismo. Forté Pharma Forte Detox Liver protege igualmente as células do estresse oxidativo. Favorece igualmente a regeneração do fígado.
É aconselhável tomar uma tampa cheia da solução num copo de água antes de começar o dia.
Aboca Lynfase
Um suplemento alimentar natural concebido para apoiar o sistema linfático e a eliminação fisiológica dos líquidos. Aboca Lynfase é formulado com uma combinação de extratos de plantas como o trevo vermelho, a vassoura de carniceiro, a calêndula, a centella asiática e o dente-de-leão, que atuam em sinergia para favorecer a drenagem do corpo, eliminar as toxinas e reduzir a sensação de inchaço.
Apresenta-se em frascos bebíveis que podem ser diluídos em água e recomenda-se a toma de um frasco por dia, de preferência de manhã, para potenciar o seu efeito drenante e desintoxicante.
Agora que já falamos sobre o que é e para que serve um bom plano de desintoxicação, é mais fácil escolher os suplementos mais adequados no nosso site.
Escolher uma seleção resulta numa atualização de página completa.
Abre numa nova janela.
Configuração de cookies
Utilizamos cookies próprias e de terceiros para fins estritamente funcionais, permitindo a navegação no sítio Web, bem como para fins analíticos, para lhe mostrar publicidade (geral e personalizada) com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas), para otimizar o sítio Web e para poder avaliar as opiniões sobre os produtos adquiridos pelos usuários. Para administrar ou desativar estes cookies, clique em Definições de cookies. Pode encontrar mais informações na nossa política de cookies
Para gerir ou desativar estes cookies, clique em
Definições de cookies. Pode encontrar mais informações na nossa
política de cookies.
Tua privacidade
Utilizamos cookies e/ou tecnologias similares que armazenam e recuperam informação quando navegas. Estas cookies podem tratar sobre ti, tuas preferencias ou teu dispositivo. Se utilizam principalmente para conseguir o adequado funcionamento das páginas web. Geralmente, esta informação não te identifica de forma dire ta, mas pode trazer uma experiencia web mais personalizada. Todas as cookies deste Sitio Web aparecem desativadas automaticamente, menos as cookies técnicas que, como te indicamos na secção correspondente, são necesariase não se podem desa tivar de nossos sistemas. Podes configurar tuas preferências em relação com as cookies fazendo clic nos diferentestítulos de cada categoria, assim como obter mais informação sobre cada categoria de cookies. Em caso de que não autorizes o download de certos tipos de cookies, tenha atenção que sua experiencia de navegação no Sitio Web pode ser afetada e também os serviços que podemos lhe oferecer através do mesmo.
Cookies técnicos e funcionais
Sempre ativo
São aqueles que permitem ao utilizador a navegação através de um sítio Web, plataforma ou aplicação e a utilização das diferentes opções ou serviços existentes no mesmo.
Nome
Host
Duração
Tipo
Descrição
Cookies de análise
São aqueles que permitem à parte responsável por eles monitorizar e analisar o comportamento dos usuários dos sites aos quais estão ligados. A informação recolhida através deste tipo de cookies é utilizada para medir a atividade dos sites, aplicação ou plataforma e para a elaboração de perfis de navegação dos usuários destes sites, aplicações e plataformas, com o objetivo de introduzir melhorias baseadas na análise dos dados de utilização dos usuários do serviço.
Nome
Host
Duração
Tipo
Descrição
Cookies publicitários
São aqueles que permitem a gestão, da forma mais eficiente possível, dos espaços publicitários que, se for o caso, o editor tenha incluído num site, aplicação ou plataforma a partir da qual presta o serviço solicitado com base em critérios como o conteúdo editado ou a frequência com que os anúncios são exibidos.