Tabla de contenidos
Já alguma vez se sentiu inchada ou mais pesada do que o habitual? Não sabe se é devido à retenção de líquidos ou à gordura corporal? Esta é uma dúvida muito comum, pois ambas fazem-nos alterar o nosso peso e sentir sintomas semelhantes. Se está a pensar como saber se retenho líquidos ou se é gordura, na Farmaciasdirect ajudamo-lo a diferenciá-los e a melhorar a sua saúde e bem-estar.
Porque é que retenho líquidos?
A retenção de líquidos ocorre quando há uma acumulação de líquidos nos tecidos, e o nosso sistema circulatório e linfático não consegue funcionar corretamente e drenar para os eliminar.
A retenção de líquidos manifesta-se por sintomas como inchaço e aumento súbito de peso sem alteração significativa da alimentação, sensação de peso ou rigidez, marcas na pele quando pressionada.
A retenção de líquidos pode ser detectada principalmente nos tornozelos, nas pernas, no abdómen ou no rosto.
As causas da retenção de líquidos podem incluir:
- Dieta rica em sal.
- Alterações hormonais.
- Estilo de vida sedentário.
- Posturas estáticas: estar sentado ou de pé durante muito tempo.
- Tomar certos medicamentos ou sofrer de certas patologias.
Porque é que retenho gordura corporal?
A gordura é um tecido energético que o nosso organismo retém quando ingerimos mais calorias do que as necessárias.
A gordura não se acumula de um dia para o outro, é um processo mais lento que está associado ao estilo de vida e ao tipo de alimentação que habitualmente seguimos.
A gordura acumulada localiza-se normalmente no abdómen, nas ancas, nas coxas e nos braços. Por outro lado, não nos sentiremos inchados, mas sim mais cheios, e esta gordura retida não se perde facilmente.
Retenção de líquidos vs. retenção de gordura corporal
Se prestarmos atenção aos seguintes factores, podemos distinguir entre retenção de líquidos e retenção de gordura corporal:
- Sintomas: Inchaço e aumento súbito de peso, no caso da retenção de líquidos. Aumento de volume e aumento de peso não súbito, no caso da retenção de gordura.
- Causas: As alterações hormonais e um estilo de vida sedentário podem provocar os dois tipos de retenção. Se a isto juntarmos um consumo excessivo de sal, posturas estáticas ou efeitos secundários de medicamentos ou patologias, ocorrerá retenção de líquidos. Mas se os hábitos de vida não saudáveis ocorrerem e consumirmos mais calorias do que as necessárias, iremos reter gordura.
- Eliminação: Os líquidos são facilmente eliminados, mas a gordura não é tão facilmente eliminada.
Como eliminar os líquidos e as gorduras
Perder líquidos
Na Farmaciasdirect recomendamos as seguintes diretrizes para perder líquidos:
- Beber 1-2 litros de água por dia.
- Limitar o consumo de sal às refeições.
- Praticar exercício físico regular.
- Evitar o consumo de álcool.
- Beber chás de ervas com princípios activos diuréticos, como a cavalinha ou o chá verde.
- Aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o tomate, o pepino, a melancia, o aipo, a alcachofra, o ananás...
- Complemente a sua alimentação tomando um suplemento alimentar que ajude a tratar e a eliminar esta retenção de líquidos.
Se pretende eliminar globalmente o excesso de líquidos, recomendamos Aboca Lynfase Fluid Concentrate. A sua fórmula natural, rica em extractos de trigo mourisco, vassoura de carniceiro, dente-de-leão, goldenrod e orthosiphon, drena os líquidos em excesso, melhorando a circulação. Tomar 1 frasco por dia, de preferência de manhã.
Se as suas pernas se sentem cansadas, inchadas, com cãibras ou desconfortáveis, na Farmaciasdirect recomendamos as Cápsulas Pranarom Pernas Leves. Conseguem reduzir e aliviar estes sintomas, graças à sua composição rica em óleos essenciais de alecrim e zimbro. Tomar 1 cápsula antes do pequeno-almoço e 1 cápsula antes do jantar durante 14 dias seguidos e descansar durante 5 dias.
Perda de gorduras
A perda de gordura retida é mais complicada, pelo que é necessário ser coerente. Recomendamos que siga 5 pontos-chave para se livrar da gordura armazenada:
- Comer de forma consciente, inteligente e equilibrada: dividir as refeições em pequenas quantidades e cinco por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Fazer dos legumes as estrelas do prato, acompanhando sempre outros tipos de alimentos em maior quantidade. Entre as refeições, coma fruta.
- Praticarexercício físico regular: fazer exercícios de cardio, força e tonificação.
- Dormiro suficiente: para que as hormonas da fome e da saciedade estejam em equilíbrio.
- Controlar o stress, gerir as suas emoções.
- Reforçar o seu microbiota através da toma de probióticos.
Podemos também complementar a nossa alimentação com as cápsulas de Aboca Adiprox Advanced para controlar o peso e o metabolismo das gorduras, graças ao chá verde e à erva-mate presentes na sua fórmula. Contém também extrato de cardo mariano que melhora a função hepática. Recomenda-se a toma de 3 cápsulas por dia, de manhã, depois do pequeno-almoço e com um grande copo de água.
Lembre-se de que, se a sua retenção for excessiva ou se notar outros sintomas, deve consultar um médico. Da mesma forma, se precisar de aprender a seguir uma dieta que evite a retenção de líquidos, consulte um especialista.


























