Se pratica regularmente exercício físico, com foco no treino de força, ou se pratica desporto de alta intensidade, este artigo será do seu interesse. Dizemos-lhe como tirar o máximo partido do seu exercício utilizando a creatina como suporte.
O que é a creatina?
A creatina é uma proteínacomposta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina.
Este composto é produzido pelo nosso organismo no fígado, nos rins e no pâncreas. Mas também podemos obtê-la através de certos alimentos, como a carne vermelha ou o peixe.
O que é que a creatina faz?
A creatina é armazenada no músculo esquelético sob a forma de fosfocreatina, e é aqui que reside a chave do seu sucesso no treino, pois permite-nos produzir energia rapidamente durante exercícios curtos e intensos.
Para que serve a creatina?
Por todas as razões acima expostas, se a tomarmos como suplemento alimentar na suplementação desportiva, obteremos múltiplos benefícios da creatina:
Melhorar o desempenho desportivo em exercícios de alta intensidade: ao obter energia rapidamente, permite esforços explosivos repetidos.
Facilitar a recuperação muscular: melhora a sensação de fadiga muscular. Por outro lado, ajuda a manter a massa muscular nas pessoas idosas.
Aumentar a massa muscular, a potência e a força muscular: a curto prazo, o músculo parecerá mais preenchido. A longo prazo, permite uma construção muscular natural.
Como tomar creatina: creatina antes ou depois do treino?
Na Farmaciasdirect, oferecemos-lhe alguns conselhos e recomendações para tomar creatina para obter o máximo de seus benefícios:
Foi demonstrado que é melhor tomar creatina após o treino.
Uma forma de melhorar a absorção muscular é combiná-la com alimentos ricos em hidratos de carbono e proteínas.
Deve ser tomada continuamente ao longo do tempo.
Para quem é recomendada a toma de creatina?
Aingestão de creatina pode ser interessante para as pessoas que:
Praticam musculação, levantamento de peso ou treino de força.
Praticam desportos de força, como o crossfit ou o futebol, por exemplo.
Pretendem aumentar o volume dos seus músculos.
Desejam melhorar a capacidade e a resistência, favorecendo a recuperação muscular.
Existem efeitos secundários da creatina?
A creatina, como qualquer outro suplemento alimentar, pode produzir efeitos adversos. No seu caso, os mais comuns são a retenção de líquidos, as cãibras musculares ou os distúrbios digestivos.
Se sentir algum sintoma associado à toma de creatina, deve consultar o seu médico.
Na nossa farmácia online pode comprar suplementos de creatinarecomendados pela nossa equipa de farmacêuticos especialistas.
¿Te ha gustado el artículo?
Únete a nuestra newsletter para recibir avisos de nuevas publicaciones cómo esta.
A menopausa é uma fase que todas as mulheres atingem quando chegam a uma certa idade. Embora varie de pessoa para pessoa, é normalmente por volta dos 45-50 anos de idade.Durante este processo, a mulher sofre uma série de alterações hormonais que são acompanhadas de sintomas muito caraterísticos, como o aumento de peso, a acumulação de gordura abdominal, a retenção de líquidos e a diminuição da massa muscular. Neste artigo, vamos centrar-nos na perda de peso na menopausa.
Menopausa e perda de peso
Após a menopausa, a perda de peso não acontece automaticamente, pelo contrário, a maioria das mulheres tende a ganhar peso devido às alterações hormonais e metabólicas que caracterizam esta fase.
Porque é que é mais difícil perder peso durante a menopausa?
Quando falamos de alterações hormonais, referimo-nos sobretudo à diminuição dos níveis de estrogénio provocada pela cessação do ciclo menstrual. Mas não é só isso, o estrogénio também está envolvido na distribuição da gordura corporal, no metabolismo, no apetite e até no equilíbrio energético. Por conseguinte, quando os níveis diminuem, é produzido:
Acumulação de gordura abdominal.
Diminuição da massa corporal, que se repercute na redução do metabolismo basal, pelo que em repouso se consome menos energia, menos calorias.
Aumento da retenção de líquidos e inchaço nas zonas mais propensas, como os membros, especialmente pernas, tornozelos ou pés.
Alterações do humor, como ansiedade ou insónias, que podem acabar por afetar ou desequilibrar os hábitos alimentares.
A fitoterapia pode ajudar-me a perder peso durante a menopausa?
A melhor e mais saudável forma de perder peso é seguir uma dieta equilibrada e praticar exercício físico regularmente. Mas também podemos complementar com alguns suplementos naturais para nos ajudar na retenção de líquidos e na perda de peso, como apoio. Temos uma grande variedade de produtos no nosso catálogo, e aqui está uma seleção deles:
Lynfase fluid da Aboca: são garrafas bebíveis com extractos naturais de trigo sarraceno e vassoura de carniceiro para melhorar o bem-estar linfático e venoso, a própria circulação, e dente-de-leão, goldenrod e orthosiphon para a retenção de líquidos, para drenar e melhorar a eliminação de líquidos e o inchaço.
Lynfase Tisane: semelhante ao anterior mas em formato de tisana. Na sua composição tem como fluido o adipodren, que é uma mistura de extractos naturais como o trigo sarraceno, a giesta, o dente-de-leão, a goldenrod e o orthosiphon para o bem-estar vascular e eliminação de líquidos.
Forte Pharma fat burner: tem na sua composição uma série de extractos activos de plantas que contribuem para o metabolismo das gorduras para facilitar a perda de peso associada a uma dieta equilibrada e ao exercício físico. Alguns dos extractos interessantes são a curcuma, o wakame, o glucomanano de konjac ou a groselha negra.
Forte Pharma fat capturer: este suplemento tem como objetivo capturar as gorduras ingeridas e favorecer a sua eliminação. Com ingredientes activos como o lipocapt, que é um polissacárido de cogumelos com fibras que favorecem esta ação, a gymnema sylvestris, que ajuda a bloquear a absorção de açúcares, e o crómio para manter os níveis normais de glicose no sangue.
Em suma, podemos dizer que a melhor forma de perder peso na menopausa de forma saudável é através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico. Mas para potencializar esses benefícios, os suplementos podem ser uma ótima opção para evitar a retenção de líquidos e a absorção de gorduras.
Ainda assim, cada mulher é diferente. Cada mulher tem um conjunto diferente de sintomas, em maior ou menor grau. Por isso, o mais importante é consultar o seu médico para que a sua saúde e bem-estar estejam sempre em primeiro plano.
Como saber se estou a reter líquidos ou se é gordura?
Já alguma vez se sentiu inchada ou mais pesada do que o habitual? Não sabe se é devido à retenção de líquidos ou à gordura corporal? Esta é uma dúvida muito comum, pois ambas fazem-nos alterar o nosso peso e sentir sintomas semelhantes. Se está a pensar como saber se retenho líquidos ou se é gordura, na Farmaciasdirect ajudamo-lo a diferenciá-los e a melhorar a sua saúde e bem-estar.
Porque é que retenho líquidos?
A retenção de líquidos ocorre quando há uma acumulação de líquidos nos tecidos, e o nosso sistema circulatório e linfático não consegue funcionar corretamente e drenar para os eliminar.
A retenção de líquidos manifesta-se por sintomas como inchaço e aumento súbito de peso sem alteração significativa da alimentação, sensação de peso ou rigidez, marcas na pele quando pressionada.
A retenção de líquidos pode ser detectada principalmente nos tornozelos, nas pernas, no abdómen ou no rosto.
As causas da retenção de líquidos podem incluir:
Dieta rica em sal.
Alterações hormonais.
Estilo de vida sedentário.
Posturas estáticas: estar sentado ou de pé durante muito tempo.
Tomar certos medicamentos ou sofrer de certas patologias.
Porque é que retenho gordura corporal?
A gordura é um tecido energético que o nosso organismo retém quando ingerimos mais calorias do que as necessárias.
A gordura não se acumula de um dia para o outro, é um processo mais lento que está associado ao estilo de vida e ao tipo de alimentação que habitualmente seguimos.
A gordura acumulada localiza-se normalmente no abdómen, nas ancas, nas coxas e nos braços. Por outro lado, não nos sentiremos inchados, mas sim mais cheios, e esta gordura retida não se perde facilmente.
Retenção de líquidos vs. retenção de gordura corporal
Se prestarmos atenção aos seguintes factores, podemos distinguir entre retenção de líquidos e retenção de gordura corporal:
Sintomas: Inchaço e aumento súbito de peso, no caso da retenção de líquidos. Aumento de volume e aumento de peso não súbito, no caso da retenção de gordura.
Causas: As alterações hormonais e um estilo de vida sedentário podem provocar os dois tipos de retenção. Se a isto juntarmos um consumo excessivo de sal, posturas estáticas ou efeitos secundários de medicamentos ou patologias, ocorrerá retenção de líquidos. Mas se os hábitos de vida não saudáveis ocorrerem e consumirmos mais calorias do que as necessárias, iremos reter gordura.
Eliminação: Os líquidos são facilmente eliminados, mas a gordura não é tão facilmente eliminada.
Como eliminar os líquidos e as gorduras
Perder líquidos
Na Farmaciasdirect recomendamos as seguintes diretrizes para perder líquidos:
Beber 1-2 litros de água por dia.
Limitar o consumo de sal às refeições.
Praticar exercício físico regular.
Evitar o consumo de álcool.
Beber chás de ervas com princípios activos diuréticos, como a cavalinha ou o chá verde.
Aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o tomate, o pepino, a melancia, o aipo, a alcachofra, o ananás...
Complemente a sua alimentação tomando um suplemento alimentar que ajude a tratar e a eliminar esta retenção de líquidos.
Se pretende eliminar globalmente o excesso de líquidos, recomendamos Aboca Lynfase Fluid Concentrate. A sua fórmula natural, rica em extractos de trigo mourisco, vassoura de carniceiro, dente-de-leão, goldenrod e orthosiphon, drena os líquidos em excesso, melhorando a circulação. Tomar 1 frasco por dia, de preferência de manhã.
Se as suas pernas se sentem cansadas, inchadas, com cãibras ou desconfortáveis, na Farmaciasdirect recomendamos as Cápsulas Pranarom Pernas Leves. Conseguem reduzir e aliviar estes sintomas, graças à sua composição rica em óleos essenciais de alecrim e zimbro. Tomar 1 cápsula antes do pequeno-almoço e 1 cápsula antes do jantar durante 14 dias seguidos e descansar durante 5 dias.
Perda de gorduras
A perda de gordura retida é mais complicada, pelo que é necessário ser coerente. Recomendamos que siga 5 pontos-chave para se livrar da gordura armazenada:
Comer de forma consciente, inteligente e equilibrada: dividir as refeições em pequenas quantidades e cinco por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Fazer dos legumes as estrelas do prato, acompanhando sempre outros tipos de alimentos em maior quantidade. Entre as refeições, coma fruta.
Praticarexercício físico regular: fazer exercícios de cardio, força e tonificação.
Dormiro suficiente: para que as hormonas da fome e da saciedade estejam em equilíbrio.
Controlar o stress, gerir as suas emoções.
Reforçar o seu microbiota através da toma de probióticos.
Podemos também complementar a nossa alimentação com as cápsulas de Aboca Adiprox Advanced para controlar o peso e o metabolismo das gorduras, graças ao chá verde e à erva-mate presentes na sua fórmula. Contém também extrato de cardo mariano que melhora a função hepática. Recomenda-se a toma de 3 cápsulas por dia, de manhã, depois do pequeno-almoço e com um grande copo de água.
Lembre-se de que, se a sua retenção for excessiva ou se notar outros sintomas, deve consultar um médico. Da mesma forma, se precisar de aprender a seguir uma dieta que evite a retenção de líquidos, consulte um especialista.
Ritmos acelerados, dietas desequilibradas, factores que nos esgotam e, por vezes, até níveis elevados de stress. Nos casos em que é mais difícil manter o equilíbrio do organismo, podemos ajudar-nos com suplementos que nos fornecem as vitaminas e os minerais de que necessitamos. Eis para que servem as multivitaminas, os seus benefícios para a saúde e quais são as nossas preferidas. Continue a ler!
O que são e para que servem as multivitaminas?
Os multivitamínicos são suplementos alimentares formulados com vitaminas e minerais, com ação antioxidante, extractos de plantas ou mesmo probióticos, destinados principalmente a suprir as carências do nosso organismo, as carências nutricionais que não podemos incluir através da alimentação.
Entre os seus diferentes usos e propriedades:
Melhoria da produção de energia e da concentração.
Reforço do sistema imunitário.
Melhora a saúde cardiovascular, óssea e metabólica.
Previne e melhora os défices nutricionais, especialmente em momentos de maior exigência, como o aumento do esforço físico, o envelhecimento, a convalescença ou a gravidez, por exemplo.
Como posso saber qual o multivitamínico mais adequado para mim?
É importante analisar as nossas próprias necessidades individuais, de modo a considerar quais as multivitaminas e minerais de que necessitamos. Para tal, é necessário analisar:
Idade e sexo, pois depende da situação de vida em que nos encontramos.
Oestilo de vida e a alimentação, especialmente aqueles com dietas deficientes ou restritivas, seja por estilo de vida, religião ou ideologia. Pessoas com mais stress ou desportistas que têm um maior gasto energético e necessidades nutricionais. Ou, por exemplo, vegans ou vegetarianos.
Condições médicas: pessoas com certas doenças ou condições, como distúrbios digestivos que impedem a absorção de certos nutrientes, anemia ou fadiga crónica.
Benefícios das multivitaminas
Entre as muitas propriedades das multivitaminas, destacam-se as seguintes:
Reforço do sistema imunitário: ajudam a reforçar as defesas do organismo.
Aumento dos níveis de energia e concentração devido à presença de vitaminas B.
Contribuempara a saúde da pele, do cabelo e dos olhos: graças à incorporação de vitaminas como A, C, D e E, melhoram a saúde da pele, do cabelo e da visão.
Melhora a saúde dos ossos, graças ao cálcio e à vitamina D.
Favoreceo bem-estar geral e a saúde mental, graças às vitaminas B12 e ao ácido fólico.
Concebidas para cobrir possíveis carências de vitaminas e minerais, as multivitaminas previnem as carências nutricionais.
Os antioxidantes presentes na fórmula contribuem para um envelhecimento saudável.
Multivitaminas para adultos Quais são os principais ingredientes activos a procurar?
Os activos mais comuns encontrados nas multivitaminas são
Vitamina C: uma que não poderia faltar nesta lista, especialmente devido à sua poderosa ação antioxidante, bem como ao facto de estimular o sistema imunitário.
Vitaminas do grupo B (especialmente B1, B2, B3, B6 e B12): todas elas muito importantes para o metabolismo energético e a saúde neurológica.
Vitamina D (D3): essencial para a absorção do cálcio e para a manutenção da saúde óssea.
Vitamina E: outro poderoso antioxidante que irá proteger as nossas células dos danos oxidativos.
Zinco e selénio: minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a função da tiroide.
Ferro: este mineral é de importância vital, tanto no seu défice como no seu excesso, uma vez que está envolvido no transporte de oxigénio no sangue.
Magnésio: está envolvido na manutenção da função muscular e nervosa.
Ácido fólico: É importante ter um fornecimento adequado, especialmente em certas fases da vida, como a gravidez, pois é essencial para prevenir defeitos no tubo pleural durante o desenvolvimento do bebé.
As melhores multivitaminas de farmácia
Eis os três multivitamínicos em comprimidos mais recomendados nas farmácias:
Multicentrum
O multivitamínico Multicentrum é um suplemento alimentar com uma das fórmulas mais completas disponíveis no mercado. Incluem fórmulas específicas para cada necessidade, nomeadamente por faixa etária ou sexo. Um dos mais completos da marca é o Multicentrum Dupla Energia, que contém um amplo espetro de vitaminas e minerais para manter a vitalidade diária e prevenir carências.
Energia Bion3
O multivitamínico Bion3 combina vitaminas e minerais na sua formulação, juntamente com probióticos para contribuir para a saúde intestinal, que muitas vezes se encontra danificada, afectando a absorção destes micronutrientes. Desta forma, Bion3 Energy reforça o sistema imunitário ao mesmo tempo que apoia a saúde digestiva.
Energia Pranarom
Por último, mas não menos importante, as cápsulas de Pranarom Energy adoptam uma abordagem mais natural, utilizando principalmente óleos essenciais e extractos de plantas para apoiar o metabolismo energético. O resultado é um multivitamínico natural com uma abordagem mais fitoterapêutica.
Antes de tomar multivitaminas
Antes de terminar, é importante sublinhar que estes suplementos nutricionais podem ajudar-nos a complementar a nossa alimentação e a fornecer todos os nutrientes essenciais em casos específicos, mas que nunca substituirão uma alimentação equilibrada.De facto, para além da toma de suplementos e multivitaminas, recomendamos que tentemos fazer uma dieta equilibrada, onde possamos fornecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde do nosso organismo.
Da mesma forma, ao escolher um multivitamínico, devemos fazê-lo analisando o nosso caso pessoal, pois nem todos temos as mesmas necessidades nutricionais ou energéticas, nem as mesmas condições.
Por isso, é importante consultar um profissional especializado antes de tomar qualquer suplemento. Se não sabe qual é o mais adequado para o seu caso, pode escrever-nos através do nosso aconselhamento farmacêutico, para que lhe possamos dar um conselho personalizado.
A perda de peso é um dos temas mais populares com a chegada do bom tempo e é uma das perguntas mais frequentes no balcão da farmácia. Manter um peso adequado é algo que nos preocupa a todos, seja por razões estéticas ou de saúde. Normalmente, tentamos perder peso rapidamente, mas será que é a coisa certa a fazer? Como é que o podemos conseguir? Contamos-lhe tudo sobre isso.
Peso saudável, excesso de peso e obesidade
O peso não é apenas um número na balança. O nosso peso é um sinal de saúde, mas o que é um peso verdadeiramente saudável?
Este peso saudável depende de cada um de nós, da nossa constituição. Mas, como medida padrão de orientação, o Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). O resultado obtido estabelece um intervalo de peso e permite classificá-lo em baixo peso, peso normal, excesso de peso e obesidade:
IMC 18,5-24,9: normoponderado
IMC 25,0-29,9: excesso de peso
IMC >30: obesidade
Como já referimos, o IMC é uma medida indicativa, pois é necessário ter em conta a constituição, a distribuição da gordura corporal ou da massa muscular, entre outros factores.
Problemas associados ao excesso de peso e à obesidade
O excesso de peso conduz a diferentes problemas e aumenta o risco de sofrer patologias. Alguns destes problemas influenciados pelo excesso de peso e obesidade, e que podem induzi-los, são:
Hipertensão arterial
Diabetes tipo 2
Problemas nas articulações
Enfarte do miocárdio
Colesterol
Problemas respiratórios
Apneia do sono
Acidente vascular cerebral
Alguns tipos de cancro
Como perder peso rapidamente
Recomendamos sempre que a perda de peso seja gradual, controlada, responsável e saudável. Com esta perda de peso, não devemos apenas procurar perder quilos, mas adquirir um hábito na forma de nos alimentarmos e comermos que nos permita manter o nosso peso saudável e o nosso bem-estar e qualidade de vida.
Perder peso rapidamente com dietas inadequadas pode significar não saber comer de verdade, perda de massa muscular, alterações na saúde ou o efeito rebote.
Porque é que não perco peso?
Por vezes, comemos os alimentos certos, mas não prestamos atenção ao estado da nossa flora intestinal ou microbiota .
O equilíbrio da nossa flora ou conjunto de microrganismos que vivem no nosso intestino pode ajudar-nos a ganhar ou a perder peso. Por conseguinte, um desequilíbrio do nosso microbiota pode impedir-nos de perder quilos. Assim, um microbiota alterado:
Pode absorver mais calorias, fazendo-nos engordar.
Pode provocar uma pequena inflamação que dificulta o metabolismo das gorduras e aumenta a gordura visceral e altera as hormonas do apetite.
Não comunica bem com o cérebro, provocando ansiedade, sensação de fome e falta de saciedade.
É por isso que recomendamos sempre a toma de probióticos para apoiar as dietas de emagrecimento, para ajudar a equilibrar a microbiota e garantir uma perda de peso bem sucedida.
Conselhos para uma perda de peso rápida
Algumas noções básicas que podem ser incluídas na nossa rotina alimentar diária e que incentivamos desde a farmácia a adquirir o hábito são:
Dividir as refeições em 5 refeições por dia e em pequenas quantidades: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Desta forma, evita-se chegar com fome à refeição seguinte.
Dar mais importância à fruta e aos legumes na nossa rotina diária. Devemos fazer dos legumes os protagonistas dos nossos pratos: devem ser consumidos em maior quantidade do que os outros alimentos. Basicamente, devemos equilibrar a nossa alimentação e o consumo semanal de carne, peixe, leguminosas, massas ou arroz.
Entre as refeições, coma fruta ou chás de ervas, pois têm um efeito saciante.
Limitar o uso de sal e óleo nas refeições.
Evite os fritos, os molhos, os alimentos ultra-processados, os produtos de pastelaria e o álcool.
Beber 1 a 2 litros de água por dia.
Moderar o défice calórico, consumindo menos calorias do que as que gasta.
Dormir bem e ter um sono adequado, pois este é um fator chave para manter a grelina e a leptina em equilíbrio e não as alterar.
Gerir o stress.
Manter uma microbiota estável.
Fazer exercício físico diariamente para queimar calorias. Se nunca fez exercício antes, comece devagar e aumente a frequência e o tempo. Pratique actividades de que goste e relaxe. Combine exercícios cardiovasculares, de força e de tonificação.
Pode sempre utilizar um produto ou um comprimido para emagrecer para o ajudar a perder peso. Mas lembre-se de não descurar as diretrizes acima referidas; assim, conseguirá que o produto funcione e evitará o efeito de ricochete.
Produtos para perder peso
Se está a pensar no que tomar para perder peso, eis os melhores suplementos para emagrecer, apoiados pela nossa equipa farmacêutica:
Forté Pharma XtraSlim 700
O queimador de gorduras extra-forte Forté Pharma XtraSlim 700 consegue queimar as gorduras existentes, tornando-o um excelente aliado para uma perda de peso rápida.
Estes comprimidos para emagrecer atingem o seu efeito graças à associação do wakame (estimula o metabolismo das gorduras) e da curcuma com glucomanano de konjac, groselha preta (facilita a perda de peso), colina, crómio e vitaminas B6 e B1.
Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas ao almoço e 2 cápsulas ao jantar.
Forté Pharma XtraSlim 3 em 1
XtraSlim 700 Captador 3 em 1 consegue eliminar as gorduras graças ao seu complexo LipoCapt (polissacáridos de cogumelos), Gymnema sylvestris e crómio, capta as gorduras, os açúcares e as calorias extra, ajudando a perder peso através do controlo do apetite e da glicemia.
Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas antes do almoço e 2 cápsulas antes do jantar, juntamente com um grande copo de água.
Forté Pharma Turboslim Drenante
Turboslim Drenante da Forté Pharma ajuda a perder volume. É um produto que ajuda a eliminar o excesso de líquidos, ao mesmo tempo que ajuda a estimular o metabolismo lipídico graças ao chá verde presente na sua fórmula, que é acompanhado por meadowsweet, flor de cerejeira, hibisco e figo da Índia.
Está disponível em diferentes sabores, todos eles muito agradáveis:
Turboslim Drenante sabor ananás
Turboslim Drenante sabor a framboesa
Turboslim Drenante sabor a chá verde pêssego
Turboslim Drenante sabor a citrinos
Forma de administração: Apresenta-se em diferentes sabores, todos eles muito agradáveis. Agitar antes de utilizar e deitar 50 ml em 1,5 litros de água e beber ao longo do dia. Em alternativa, podem diluir-se 10 ml num copo grande de água e tomar 5 vezes por dia.
Forté Pharma XtraSlim Redutor de Apetite
O redutor de apetite Forté Pharma XtraSlim ajuda a obter uma sensação de saciedade e a reduzir a fome. Para tal, utiliza o complexo Lipo-App (à base de manjericão e konjac), alfarroba e vitaminas do complexo B.
Modo de tomar: Tomar 2 cápsulas 1 hora antes do almoço e 2 cápsulas 1 hora antes do jantar, juntamente com um copo grande de água.
A importância da dieta para a perda de peso
Para além da utilização de um suplemento para emagrecer, é muito importante complementá-lo com uma alimentação e um estilo de vida saudáveis. O motivo? Para manter o nosso peso depois de atingirmos os nossos objectivos, de modo a não sofrermos o temido efeito de ricochete.
Como é que o nosso corpo regula o apetite
O apetite é controlado por diferentes hormonas:
A grelina, que é uma hormona que estimula o apetite.
A leptina, que regula a sensação de saciedade. Por isso, o equilíbrio de ação entre as duas é essencial para não sentir uma sensação constante de fome ou de ansiedade. Factores como o stress e a falta de sono desequilibram-nas. O excesso de gordura corporal pode levar a uma resistência à leptina, dificultando o controlo da sensação de saciedade, apesar de haver reservas de energia.
A insulina e a glicose estão envolvidas na sensação de fome e na acumulação de gordura.
Controlar o efeito de ricochete
O efeito de ricochete é algo que nos preocupa sempre nas dietas de emagrecimento. Quando paramos, voltamos a ganhar os quilos e, em alguns casos, até mais do que perdemos, mas já alguma vez se perguntou porque é que isso realmente acontece?
Nós próprios causamos o efeito de ricochete, porque quando paramos o plano de dieta para perder peso, somos mais permissivos no que diz respeito à comida:
Somos mais permissivos no que diz respeito aos tipos de alimentos e às quantidades.
Não aprendemos a comer.
Não praticamos desporto.
Afastámo-nos de hábitos de vida saudáveis.
Perdemos peso através de uma dieta inadequada ou perigosa.
Não temos em conta o nosso gasto calórico.
Por conseguinte, devemos estar atentos à nossa alimentação e encontrar o equilíbrio perfeito que nos permita controlar e manter o nosso peso saudável.
Pode sempre procurar o apoio do seu nutricionista ou endocrinologista para perder peso, e ainda mais se existir uma patologia ou perturbação, dificuldades em perder peso ou obesidade. Os nossos conselhos farmacêuticos podem ajudá-lo no processo e ajudá-lo a adquirir hábitos de vida saudáveis.
Escolher uma seleção resulta numa atualização de página completa.
Abre numa nova janela.
Configuração de cookies
Utilizamos cookies próprias e de terceiros para fins estritamente funcionais, permitindo a navegação no sítio Web, bem como para fins analíticos, para lhe mostrar publicidade (geral e personalizada) com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas), para otimizar o sítio Web e para poder avaliar as opiniões sobre os produtos adquiridos pelos usuários. Para administrar ou desativar estes cookies, clique em Definições de cookies. Pode encontrar mais informações na nossa política de cookies
Para gerir ou desativar estes cookies, clique em
Definições de cookies. Pode encontrar mais informações na nossa
política de cookies.
Tua privacidade
Utilizamos cookies e/ou tecnologias similares que armazenam e recuperam informação quando navegas. Estas cookies podem tratar sobre ti, tuas preferencias ou teu dispositivo. Se utilizam principalmente para conseguir o adequado funcionamento das páginas web. Geralmente, esta informação não te identifica de forma dire ta, mas pode trazer uma experiencia web mais personalizada. Todas as cookies deste Sitio Web aparecem desativadas automaticamente, menos as cookies técnicas que, como te indicamos na secção correspondente, são necesariase não se podem desa tivar de nossos sistemas. Podes configurar tuas preferências em relação com as cookies fazendo clic nos diferentestítulos de cada categoria, assim como obter mais informação sobre cada categoria de cookies. Em caso de que não autorizes o download de certos tipos de cookies, tenha atenção que sua experiencia de navegação no Sitio Web pode ser afetada e também os serviços que podemos lhe oferecer através do mesmo.
Cookies técnicos e funcionais
Sempre ativo
São aqueles que permitem ao utilizador a navegação através de um sítio Web, plataforma ou aplicação e a utilização das diferentes opções ou serviços existentes no mesmo.
Nome
Host
Duração
Tipo
Descrição
Cookies de análise
São aqueles que permitem à parte responsável por eles monitorizar e analisar o comportamento dos usuários dos sites aos quais estão ligados. A informação recolhida através deste tipo de cookies é utilizada para medir a atividade dos sites, aplicação ou plataforma e para a elaboração de perfis de navegação dos usuários destes sites, aplicações e plataformas, com o objetivo de introduzir melhorias baseadas na análise dos dados de utilização dos usuários do serviço.
Nome
Host
Duração
Tipo
Descrição
Cookies publicitários
São aqueles que permitem a gestão, da forma mais eficiente possível, dos espaços publicitários que, se for o caso, o editor tenha incluído num site, aplicação ou plataforma a partir da qual presta o serviço solicitado com base em critérios como o conteúdo editado ou a frequência com que os anúncios são exibidos.