Perda de peso na menopausa - é possível?

Menopausa e perda de peso
Tabla de contenidos

A menopausa é uma fase que todas as mulheres atingem quando chegam a uma certa idade. Embora varie de pessoa para pessoa, é normalmente por volta dos 45-50 anos de idade.Durante este processo, a mulher sofre uma série de alterações hormonais que são acompanhadas de sintomas muito caraterísticos, como o aumento de peso, a acumulação de gordura abdominal, a retenção de líquidos e a diminuição da massa muscular. Neste artigo, vamos centrar-nos na perda de peso na menopausa.

Menopausa e perda de peso

Após a menopausa, a perda de peso não acontece automaticamente, pelo contrário, a maioria das mulheres tende a ganhar peso devido às alterações hormonais e metabólicas que caracterizam esta fase.

Porque é que é mais difícil perder peso durante a menopausa?

Quando falamos de alterações hormonais, referimo-nos sobretudo à diminuição dos níveis de estrogénio provocada pela cessação do ciclo menstrual. Mas não é só isso, o estrogénio também está envolvido na distribuição da gordura corporal, no metabolismo, no apetite e até no equilíbrio energético. Por conseguinte, quando os níveis diminuem, é produzido:

  • Acumulação de gordura abdominal.
  • Diminuição da massa corporal, que se repercute na redução do metabolismo basal, pelo que em repouso se consome menos energia, menos calorias.
  • Aumento da retenção de líquidos e inchaço nas zonas mais propensas, como os membros, especialmente pernas, tornozelos ou pés.
  • Alterações do humor, como ansiedade ou insónias, que podem acabar por afetar ou desequilibrar os hábitos alimentares.

A fitoterapia pode ajudar-me a perder peso durante a menopausa?

A melhor e mais saudável forma de perder peso é seguir uma dieta equilibrada e praticar exercício físico regularmente. Mas também podemos complementar com alguns suplementos naturais para nos ajudar na retenção de líquidos e na perda de peso, como apoio. Temos uma grande variedade de produtos no nosso catálogo, e aqui está uma seleção deles:

  • Lynfase fluid da Aboca: são garrafas bebíveis com extractos naturais de trigo sarraceno e vassoura de carniceiro para melhorar o bem-estar linfático e venoso, a própria circulação, e dente-de-leão, goldenrod e orthosiphon para a retenção de líquidos, para drenar e melhorar a eliminação de líquidos e o inchaço.
  • Lynfase Tisane: semelhante ao anterior mas em formato de tisana. Na sua composição tem como fluido o adipodren, que é uma mistura de extractos naturais como o trigo sarraceno, a giesta, o dente-de-leão, a goldenrod e o orthosiphon para o bem-estar vascular e eliminação de líquidos.
  • Forte Pharma fat burner: tem na sua composição uma série de extractos activos de plantas que contribuem para o metabolismo das gorduras para facilitar a perda de peso associada a uma dieta equilibrada e ao exercício físico. Alguns dos extractos interessantes são a curcuma, o wakame, o glucomanano de konjac ou a groselha negra.
  • Forte Pharma fat capturer: este suplemento tem como objetivo capturar as gorduras ingeridas e favorecer a sua eliminação. Com ingredientes activos como o lipocapt, que é um polissacárido de cogumelos com fibras que favorecem esta ação, a gymnema sylvestris, que ajuda a bloquear a absorção de açúcares, e o crómio para manter os níveis normais de glicose no sangue.

Em suma, podemos dizer que a melhor forma de perder peso na menopausa de forma saudável é através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico. Mas para potencializar esses benefícios, os suplementos podem ser uma ótima opção para evitar a retenção de líquidos e a absorção de gorduras.

Ainda assim, cada mulher é diferente. Cada mulher tem um conjunto diferente de sintomas, em maior ou menor grau. Por isso, o mais importante é consultar o seu médico para que a sua saúde e bem-estar estejam sempre em primeiro plano.