Obesidade nos gatos: o perigo do excesso de peso

Obesidade nos gatos: o perigo do excesso de peso
Tabla de contenidos

Obesidade nos gatos, o perigo do excesso de peso

Os excessos de Natal não são só nossos, pois, muitas vezes, em datas especiais, podemos descontrolar-nos com os nossos animais de estimação. A obesidade nos gatos é um problema de saúde cada vez mais frequente devido ao estilo de vida dos nossos felinos, que se define como uma acumulação excessiva de gordura que pode ter efeitos negativos na sua saúde. Hoje vamos ver o que é a obesidade nos gatos, quais os problemas ou doenças que provoca, o tratamento a seguir e como a pode evitar.

Como é que sei se o meu gato é gordo?

Oficialmente, o excesso de peso começa quando o animal está entre 15 e 30% acima do peso estabelecido como normal para a raça. E é a partir dos 30% que estamos a falar de obesidade. No entanto, no caso dos felinos, um gato é considerado com excesso de peso quando ultrapassa o seu "peso ideal" em mais de 10%, e obeso quando o ultrapassa em 20%. Como é que traduzimos isto? Existem também tabelas de condição corporal gratuitas que o podem ajudar a identificar esta situação.

Como detetar gatos com excesso de peso

As principais formas de verificar se o seu gato é obeso são as seguintes:

  • Verifique a figura: Ele deve ter uma cintura visível quando visto de cima. Se não tiver, pode estar a ganhar mais peso do que o normal.
  • Tente sentiras costelas: Pode tentar sentir as costelas do seu gato passando a mão ao longo do seu lado. Se forem difíceis de sentir, é provável que ele tenha excesso de peso.
  • Consulte um veterinário: Um veterinário pode medir o índice de condição corporal (ICC) do seu gato para determinar se ele está ou não no seu peso ideal.

Quanto tempo vive um gato gordo ou obeso?

Um gato com excesso de peso ou obeso tem geralmente uma esperança de vida mais curta do que outros gatos que se mantêm no seu peso ideal. Embora os gatos domésticos possam viver até 20 anos em condições óptimas, a obesidade felina pode reduzir significativamente a sua esperança de vida.

Problemas dos gatos obesos - quais são?

Os problemas de saúde associados aos gatos com excesso de peso ou obesos podem ser variados:

Diabetes mellitus

O excesso de peso é um dos factores de risco mais importantes para o desenvolvimento de diabetes de tipo 2 nos gatos. A obesidade pode causar resistência à insulina, o que significa que o corpo não consegue utilizar a insulina de forma eficiente, levando a níveis elevados de glucose no sangue.

Artrite e problemas nas articulações

Um gato gordo sofre de excesso de peso, o que coloca mais pressão sobre as articulações do gato, especialmente nas pernas e nas ancas. Isto pode levar a dor, rigidez e, eventualmente, artrite, uma doença inflamatória das articulações que afecta o movimento e a qualidade de vida do gato.

Doença cardíaca

O excesso de peso nos gatos aumenta a pressão sobre o coração para bombear o sangue, o que pode levar a problemas cardíacos como a insuficiência cardíaca congestiva ou a hipertensão. Além disso, a obesidade está associada a um risco acrescido de doenças cardiovasculares em geral.

Problemas respiratórios

Os gatos com excesso de peso podem ter dificuldade em respirar, especialmente se tiverem excesso de gordura na zona abdominal, que pode comprimir os pulmões. Isto também pode tornar os gatos mais propensos a desenvolver apneia do sono ou dificuldade em respirar durante o exercício ou quando estão activos.

Fígado gordo (lipidose hepática)

A lipidose hepática é uma doença grave que pode desenvolver-se em gatos obesos se estes deixarem de comer durante um período de tempo, levando a uma acumulação excessiva de gordura no fígado. Esta doença pode ser fatal se não for tratada corretamente.

Problemas urinários

Os gatos com excesso de peso correm um risco acrescido de desenvolver problemas urinários, como a formação de cálculos urinários ou cristais na urina. Além disso, a obesidade pode aumentar o risco de infecções do trato urinário (ITU).

Hipertensão (tensão arterial elevada)

O excesso de peso está também associado ao aumento da pressão arterial, o que coloca mais pressão sobre os órgãos vitais do animal, como o coração, os rins e os olhos. A hipertensão pode danificar estes órgãos a longo prazo se não for corretamente controlada.

Diminuição da esperança de vida e da qualidade de vida

O excesso de peso pode reduzir a mobilidade, a energia e o bem-estar geral de um gato. Um gato com excesso de peso pode ser menos ativo, o que pode diminuir a sua qualidade de vida, torná-lo mais letárgico e aumentar o risco de outras doenças.

Problemas de pele

Os gatos obesos podem desenvolver dobras cutâneas onde a humidade se acumula, o que pode levar a infecções fúngicas ou bacterianas. A pele pode também ficar irritada devido à fricção constante das pregas.

Aumento do risco cirúrgico

O excesso de peso aumenta o risco de complicações durante a cirurgia, uma vez que os gatos obesos tendem a ter mais dificuldade em recuperar da anestesia e da própria cirurgia. Podem também sofrer de infecções pós-operatórias devido à presença de mais gordura corporal.

Tratamento para a obesidade em gatos

O tratamento da obesidade em gatos centra-se em dois aspectos principais: gestão nutricional e aumento da atividade física, bem como a necessidade de acompanhamento veterinário:

Controlo nutricional dos gatos com excesso de peso

  1. Recomenda-se uma dieta baixa em calorias e rica em proteínas. Deve também ter um elevado teor de fibras para aumentar a saciedade. Escolha alimentos para gatos obesos, uma vez que são especificamente concebidos para eles. Entre as dietas veterinárias especiais, pode encontrar um alimento especial para gatos com excesso de peso.
  2. Divida a comida em pequenas porções.
  3. Considere a utilização de alimentos húmidos para ajudar o seu animal de estimação a sentir-se cheio. Nos gatos, isto é duplamente benéfico para a saúde renal do animal.

Incentivar a atividade física

  1. Incentive o seu animal de estimação a fazer exercício através de jogos interactivos. Pode utilizar brinquedos que distribuem alimentos para incentivar o movimento.
  2. Utilize postes para arranhar, túneis e torres para incentivar as brincadeiras.

Acompanhamento veterinário

Também será necessário monitorizar e controlar o peso para que possam ser feitos ajustes, se necessário. O objetivo éconseguir uma perda de peso entre 0,5 e 1% do peso corporal do gato. Para tal, será necessário o acompanhamento veterinário para personalizar o tratamento consoante o caso.

Como prevenir o excesso de peso?

Se já atingiu os seus objectivos e pretende manter o peso ideal do seu gato, eis alguns conselhos:

  • Controlar as porções de comida: Certifique-se de que alimenta o seu gato com a quantidade recomendada pelo seu veterinário e evite deixar comida disponível durante todo o dia. Para isso, pode utilizar um alimentador automático com um microchip Surepet, ou o modelo Surefeed Connect, que o ajudará a controlar mais facilmente a ingestão de alimentos do seu animal.
  • Alimentação equilibrada: Fornecer alimentos adequados à sua idade, tamanho e necessidades específicas. Algumas fórmulas especiais podem ajudar o animal a perder peso de forma segura. Para isso, as dietas hipocalóricas são as mais adequadas nestes casos.
  • Aumentar o exercício: Incentivar a atividade física através de jogos e brinquedos interativos. Brincar com o seu gato pode ajudá-lo a manter-se em forma.
  • Visitas ao veterinário: Se suspeita que o seu gato tem excesso de peso, é essencial fazer um check-up no veterinário. O veterinário pode conceber uma dieta e um plano de exercícios adequados ao seu animal de estimação.

Como vê, o excesso pode afetar toda a gente, incluindo o seu animal de estimação. Por isso, não se esqueça de cuidar do peso do seu gato, tal como faria com o seu.