Erupção da fralda: sintomas e tratamento

Erupção da fralda: sintomas comuns e tratamento eficaz
Tabla de contenidos

A mudança da fralda é importante e a sua possível dermatite associada é uma das consultas mais comuns no balcão da farmácia. Na Farmaciasdirect, dizemos-lhe como ajudar a prevenir e tratar a assadura da fralda.

Assaduras, o que é?

A assadura das fraldas é uma consequência do uso de fraldas. Consiste numa inflamação da pele sob a forma de uma erupção cutânea na zona coberta pela fralda (abdómen, genitais, nádegas e parte superior das coxas).

Sintomas da assadura da fralda

A erupção cutânea da fralda tem alguns sinais característicos nas zonas cobertas pela fralda:

  • A pele é sensível ao toque ou à fricção.
  • vermelhidão e inflamação.
  • Pode observar-se uma erupção cutânea.
  • A pessoa fica mais irritada. No caso dos bebés, há choro ou desconforto, sobretudo durante a muda da fralda.

Se a assadura da fralda se complicar ou não for tratada a tempo, pode desenvolver-se uma infeção fúngica e até aparecerem fissuras.

O que causa a assadura da fralda?

Como o seu nome indica, a assadura da fralda é uma consequência da utilização da fralda. É preciso ter em conta que a fralda está em contacto direto e constante com a pele.

A pele da zona será afetada pela fricção ou fricção com a fralda, pelo suor gerado pelo calor da zona, pelas fezes e pela urina, o que pode alterar a barreira cutânea e provocar uma erupção e uma inflamação.

Prevenção da assadura da fralda

A prevenção da assadura da fralda pode evitar um desconforto significativo e também garantir a qualidade de vida e o bem-estar do bebé. Na Farmaciasdirect propomos algumas diretrizes a seguir para manter a zona seca, limpa e o mais protegida possível e assim preveni-la:

  • Mudara fralda frequentemente, não a deixar molhada durante muito tempo.
  • Limpar cada muda com cuidado, utilizar toalhetes húmidos que respeitem a pele.
  • Dar tempo para que a fralda respire e seque ao ar.
  • Utilizar fraldas bem absorventes e respiráveis.

Tratamento das assaduras

Temos de garantir que a barreira cutânea da zona se mantém saudável e forte para evitar as assaduras. Na Farmáciasdirect, recomendamos A-Derma Exomega Dermalibour Barrier Protective Cream.

É um creme que acalma, repara, regenera e protege a zona, graças ao ingrediente estrela da sua fórmula, a Avena Rhealba. Como resultado, a barreira cutânea fica em perfeitas condições e não é alterada. Atua também como uma "segunda pele": isola, protege, purifica e acalma a pele irritada. Não contém silicones nem perfumes, é resistente à água (suporta até 5 banhos) e tem uma textura isolante, mas não é pegajosa.

Também para uso diário, é altamente recomendada a utilização de um bom creme de fraldas, como a pomada protetora Bepanthol Baby, que reforça a barreira cutânea e ajuda a prevenir a irritação e a vermelhidão causadas pelas assaduras, mantendo a pele hidratada e protegida desde a primeira aplicação.

Problemas associados às erupções da fralda

Se estes passos não forem seguidos e/ou se o creme não for aplicado, pode ocorrer irritação da zona, erupção cutânea e até infeção. Em caso de infeção, aplicar um creme com miconazol para a tratar.