Cortisol elevado: sintomas e como reduzi-lo

Cortisol elevado - sintomas e suplementos para o reduzir
Tabla de contenidos

O cortisol é uma hormona que o ser humano produz naturalmente em resposta ao stress. Por isso, os níveis elevados de cortisol são frequentemente acompanhados de situações de stress, nervosismo e dificuldade em dormir.

O que é o cortisol elevado e porque é que ocorre?

O cortisol elevado ocorre para nos manter alerta, mobilizando a nossa energia para que possamos responder a qualquer situação de perigo que surja. O problema surge quando os níveis elevados desta hormona do stress se tornam crónicos e podem levar a outros problemas.

Sintomas de cortisol elevado

O excesso de cortisol pode causar uma grande variedade de sintomas físicos, metabólicos e emocionais. Os sintomas físicos mais comuns e caraterísticos do cortisol elevado incluem:

  • Perturbações do sono, dificuldade em adormecer, despertares noturnos ou que o sono que temos não é repousante.
  • Irritabilidade e nervosismo.
  • Cansaço contínuo.
  • Dificuldade de concentração.
  • Aumento de peso.
  • Sistema imunitário enfraquecido.
  • Ansiedade ou sensações de ansiedade, como palpitações, mas sem causa aparente.

Como baixar os níveis de cortisol

Se quer saber como baixar o cortisol elevado, a chave para baixar o cortisol é, antes de mais, levar um estilo de vida saudável:

  1. Melhore a sua rotina de sono: para regular o cortisol, é importante ir para a cama e acordar à mesma hora, bem como evitar o uso de ecrãs 1 hora antes de se deitar.
  2. A atividade física moderada ajuda a gerir o stress e, por conseguinte, a reduzir os níveis de cortisol. A longo prazo, é uma excelente ajuda para melhorar a adaptação ao stress, baixando os níveis globais da hormona.
  3. As técnicas de relaxamento, como o mindfulness, a meditação ou o ioga, demonstraram ser muito eficazes para eliminar os níveis de cortisol e de ansiedade.
  4. Umaalimentação equilibrada, rica em vegetais com antioxidantes, magnésio, ómega 3 e vitaminas do complexo B pode ajudar a baixar os níveis de cortisol. É também muito importante evitar o açúcar e os alimentos ultraprocessados, bem como jantares pesados antes de dormir.
  5. Evitar estimulantes como a cafeína, o álcool e o tabaco.
  6. Beber água suficiente para manter o corpo hidratado.
  7. No trabalho, gerir o tempo, organizar-se e fazer pausas durante o trabalho ajuda a evitar o esgotamento mental e os picos de ansiedade.
  8. Em caso de stress ou de astenia sazonal, pode ajudar-se com suplementos fitoterapêuticos.

Suplementos para reduzir o cortisol

Dentro da medicina natural, existem algumas plantas com capacidade adaptogénica, como a rhodiola ou a ashwagandha, que ajudam a reduzir o cortisol, melhorando a qualidade do sono e reduzindo o nervosismo. Entre os suplementos naturais ou comprimidos para baixar o cortisol, recomendamos os seguintes:

Suplemento de Rhodiola

Esta planta adaptogénica ajuda o organismo a lidar melhor com o stress físico e emocional. Por conseguinte, as cápsulas de Rhodiola cortisol da Pure encapsulations são ideais para as pessoas que sofrem de fadiga, de falta de energia ou de dificuldade em manter a concentração.

Suplementação com ashwagandha

Os comprimidos para baixar o cortisol à base de Ashwagandha da Pure Encapsulations são outro dos activos adaptogénicos estrela da Pure Encapsulations. Ajuda a reequilibrar o sistema nervoso, a reduzir a ansiedade e a promover um relaxamento e um descanso mais profundos. É recomendado para pessoas que estão a atravessar um período de maior sobrecarga mental e emocional.

Suplementos para dormir

As cápsulas Sedivitax da Aboca são formuladas com uma combinação de extractos naturais de plantas, como a valeriana, a passiflora e o espinheiro, que ajudam a promover o relaxamento e a melhorar o descanso noturno. É principalmente recomendado para pessoas que têm dificuldade em adormecer ou quando o sono não é reparador devido a stress e nervosismo excessivos.

Sedivitax pediátrico é o mesmo suplemento, mas numa versão para crianças. É ideal para ser utilizado nos tempos de escola, sobretudo para as crianças que se sentem sobrecarregadas pelas mudanças na sua rotina diária.

Conselhos para eliminar o cortisol

Como vê, os níveis cronicamente elevados de cortisol e o stress podem ser um inimigo da nossa saúde. Por isso, se quiser combatê-lo, siga os nossos conselhos e ajude-se com suplementos naturais para recuperar a calma, a energia e a qualidade de vida.

Se, depois de seguir os nossos conselhos, verificar que os seus níveis de cortisol continuam elevados, recomendamos que consulte um médico para uma avaliação e um check-up personalizados.