Propriedades da rhodiola: para que serve?

Propriedades e benefícios da rhodiola
Tabla de contenidos

A Rhodiola tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos pelas suas propriedades naturais benéficas para a saúde e o bem-estar. Hoje, tudo o que precisa de saber sobre ela e porque é tão benéfica. Continue a ler!

O que é a rodiola

A Rhodiola é uma planta chamada Rhodiola Rosea, conhecida como raiz dourada ou raiz árctica, que cresce nas zonas frias e montanhosas da Ásia e da Europa. Devido às suas propriedades, é utilizada há séculos na medicina tradicional destas regiões.

A planta é também rica em rosavinas e salidrosídeos, princípios activos que aumentam o desempenho físico e mental em situações adversas. Graças às suas propriedades adaptogénicas, é muito útil para combater o stress.

Para que serve a rhodiola

Sendo um princípio ativo adaptogénico, permite ao organismo "adaptar-se" a diferentes situações de stress físico, mental e emocional. Os benefícios da rhodiola são, portanto, os seguintes

  • Ajuda a gerir o stress e a fadiga crónica.
  • Ajuda a melhorar a memória e a concentração.
  • Melhora a resistência e a fadiga física e/ou mental.
  • Pode ser útil em caso de ansiedade, de depressão ou de perturbações emocionais.

Propriedades da rodiola

Já sabemos o que a planta rhodiola consegue e quais são os seus benefícios, mas como é que o faz? O que a torna adaptogénica?

A rhodiola actua nas glândulas que respondem ao stress (eixo hipotálamo-pituitária-adrenal), conseguindo:

  • Reduzir os níveis de cortisol (hormona do stress).
  • Regular os níveis de dopamina e de serotonina (hormonas da felicidade).
  • Como antioxidante, protege as células do stress e dos danos oxidativos causados por situações de ansiedade e nervosismo.

Como tomar a rodiola

A rodiola pode ser encontrada sob a forma de cápsulas, comprimidos ou extractos. Ésempre preferível tomá-la de manhã ou ao meio-dia, mas não à noite, pois pode ser um pouco activadora e não ajudar a ter uma boa noite de sono.

A rhodiola pode ser tomada à noite?

Não é aconselhável tomar a rhodiola à noite. Com efeito, a rhodiola pode provocar insónias, agitação ou perturbações do sono se for tomada à noite, devido ao seu efeito energético e estimulante. Por conseguinte, é aconselhável tomá-la de manhã ou na primeira metade do dia para tirar partido dos seus benefícios.

Efeitos secundários da rodiola

Como qualquer suplemento alimentar ou medicamento, a rodiola pode ter reacções adversas: pode provocar nervosismo, insónias (se for tomada à noite) ou dores de cabeça, pois actua no sistema nervoso.

Recomendamos que consulte o seu farmacêutico ou médico antes de começar a tomá-la.

Os melhores suplementos de rhodiola

Num mundo em que corremos e vivemos sempre condicionados pelo stress, a rhodiola torna-se o aliado perfeito contra o stress, perfeito para complementar a nossa dieta e melhorar, prevenir e aliviar estas situações. Na Farmaciasdirect, apresentamos os nossos suplementos de rhodiola preferidos:

Pure Encapsulations Rhodiola Rosea

Pure Encapsulations rhodiola rosea é recomendado para aqueles momentos em que experimentamos maior esforço físico ou aumento do stress.

Modo de tomar: Tomar 1 cápsula por dia durante uma refeição.

Solgar Balance Rhodiola Complex

O suplemento Balance Rhodiola Complex da Solgar é um suporte nutricional para reduzir a fadiga e normalizar o estado emocional, graças à combinação da Rhodiola com outros ingredientes activos como a vitamina C, vitamina B6 e B3, ácido pantoténico, magnésio e ginseng.

Modo de utilização: Recomenda-se a toma de 1-2 cápsulas por dia, de preferência às refeições.

Aboca NaturaMix Mente

Neste caso, a Rhodiola Aboca Natura Mix Mente é acompanhada por ginkgo, grainha de uva e salva espanhola. É, por isso, o complemento perfeito para melhorar a concentração e o desempenho mental.

Modo de utilização: Tomar 2 cápsulas por dia, de manhã.