Quais são os ciclos e as fases do sono?

Tudo sobre os ciclos do sono e as suas diferentes fases
Tabla de contenidos

Muitas vezes associamos dormir bem a dormir muitas horas, e por vezes o descanso está mais relacionado com a qualidade do sono do que com a sua duração.

Dormir bem está relacionado com a forma como passamos pelos diferentes ciclos e fases do sono. E se soubermos isto bem, podemos tentar melhorar o nosso sono, por exemplo, se formos pessoas que acordam cansadas, que têm despertares noturnos ou que têm dificuldade em começar o dia.

Quanto tempo dura um ciclo de sono e quais são as suas fases?

Naturalmente, os ciclos de sono estruturam-se em cerca de 90 a 110 minutos. Isto repete-se 4 a 6 vezes ao longo da noite. Dependendo da idade da pessoa ou de outros factores.

Por sua vez, cada ciclo divide-se em várias fases, cada uma com funções específicas que nos ajudam a recuperar física e mentalmente. Podemos dividi-las em:

Fase N1: sonolência

Esta é a fase de transição entre a vigília e o sono. Aqui o que acontece é que o corpo começa a relaxar, a respiração fica mais lenta e o cérebro reduz a sua atividade.

Fase N2: sono ligeiro

Esta fase ocupa quase 50% do sono total. A temperatura do corpo desce, assim como o ritmo cardíaco. Esta fase é muito importante, pois é quando a memória e a aprendizagem são consolidadas.

Fase N3: sono profundo ou sono de ondas lentas

Esta fase é a mais reparadora. Durante esta fase, o nosso corpo liberta hormonas como as hormonas de crescimento, repara os tecidos e até reforça o sistema imunitário.

Fase REM

Esta fase é caracterizada por movimentos rápidos dos olhos, daí o nome REM (Rapid Eyes Movement); consequentemente, há uma atividade cerebral mais intensa. É nesta fase que ocorrem os sonhos mais vívidos. Desempenharia também um papel muito importante na consolidação da memória emocional e da criatividade.

Por isso, um descanso correto e saudável implicaria passar por todas estas fases de forma equilibrada, ou seja, em duração e alternância. Por conseguinte, se o sono for interrompido ou se algum dos ciclos for encurtado, não teremos um descanso adequado e ficaremos mais cansados, irritáveis ou talvez com mais dificuldades de concentração.

Factores que afectam os ciclos do sono

  • Stress e preocupações.
  • Uso excessivo de ecrãs antes de dormir.
  • Ter um horário irregular e diferente todos os dias.
  • Consumo de cafeína, de álcool ou de grandes refeições ao jantar.

Por esta razão, aconselhamos também a ter hábitos de sono saudáveis, ou higiene do sono. Por outras palavras, ter uma rotina regular, criar um ambiente tranquilo antes de se deitar, evitar o consumo de estimulantes, deixar os ecrãs antes de dormir, etc. Estes hábitos podem ajudar-nos a melhorar o nosso descanso e a descansar de forma saudável.

Suplementos que nos podem ajudar a descansar

Muitas vezes, devido ao ritmo de vida que levamos ou às inevitáveis preocupações que temos no nosso dia a dia, não conseguimos melhorar o nosso descanso de uma forma natural. Por esta razão, na Farmaciasdirect temos diferentes opções que nos podem ajudar a consegui-lo. Quer seja porque precisamos dele ocasionalmente, um dia de insónia sem razão aparente, ou porque temos dificuldade em adormecer durante um determinado período.

  • Zzzquil adultos: Ajuda os adultos com insónias ocasionais a adormecer.
  • Zzzquil crianças: Neste caso, a fórmula está adaptada a crianças pequenas. No entanto, deve ser sempre tomado sob a supervisão de um adulto e com a recomendação de um especialista.
  • Zzzquil Forte: Esta referência teria um reforço de melatonina, ou seja, mais concentração, bem como outros ingredientes como a vitamina B6, camomila, valeriana e lavanda, também presentes no Zzzquil adulto.
  • Zzzquil comprimidos: A vantagem é que são comprimidos de duas camadas. Por outras palavras, têm uma camada de libertação rápida para ajudar a adormecer quando os toma, mas a outra camada é uma camada de libertação prolongada, ou seja, é libertada durante toda a noite para garantir o descanso e o sono reparador.

É aconselhável tomá-lo pelo menos 30 minutos antes de ir dormir, mas criando um ambiente que seja, como dissemos, calmo e ideal para o descanso.

Em conclusão, podemos dizer que descansar e dormir bem não está apenas relacionado com o número de horas que dormimos, mas também com a forma como dormimos, o descanso que temos e a qualidade do nosso sono. No caso de as técnicas para conseguir um sono reparador não funcionarem, podemos ajudar-nos com algumas das referências de Zzzquil que pode encontrar em Farmaciasdirect.

No entanto, se esta insónia ou falta de sono se prolongar por muito tempo, devemos consultar um médico para que ele possa avaliar a nossa situação.