Tabla de contenidos
A queda das temperaturas faz com que nossa pele fique mais exposta e possa se danificar, rachar ou desidratar, especialmente em áreas onde a pele é mais fina. Para evitar que isso aconteça, contamos como cuidar das mãos no frio. Continue lendo! Junto com a pele do nosso rosto, as mãos são possivelmente a parte do corpo que mais sofre os efeitos do frio. Ressecamento, irritação e até feridas fazem com que qualquer gesto cotidiano seja, no mínimo, desconfortável e até doloroso em algumas ocasiões.
Mãos rachadas pelo frio - Como as baixas temperaturas afetam nossas mãos?
As mudanças bruscas de temperatura (a combinação de condições de frio externo e ar quente e seco dentro de casa) removem a hidratação natural da pele de nossas mãos e, frequentemente, a deixam áspera, seca e rachada. Além disso, quando a temperatura diminui, nosso corpo produz menos lipídios, que são importantes para que nossa pele forme uma barreira protetora resistente às agressões externas.
Conselhos para cuidar das mãos cortadas pelo frio
- Pode parecer estranho preocupar-se com o sol no inverno, mas, mesmo que o percebamos menos, não podemos esquecer do efeito da luz solar sobre a pele; sendo conveniente usar um protetor, preferencialmente aplicando-o cerca de 15 minutos antes de sair para a rua.
- Recomenda-se manter as mãos hidratadas. Este é, sem dúvida, o objetivo mais importante que devemos alcançar durante o inverno. E é que o pior que pode acontecer às mãos é perder água. Por isso, devemos sempre mantê-las hidratadas. Por exemplo, com o uso de loções. Da mesma forma, também é recomendado esfoliar as mãos.
- O algodão é uma alternativa melhor do que a lã. Está associado ao inverno o uso de lã como tecido contra o frio, e esses tecidos, em muitos casos, irritam a pele, ao contrário do algodão.
- Umidificar o ambiente. O aquecimento tem o efeito de desidratar a pele mais rapidamente. Por isso, é benéfico ter um umidificador em casa, embora seja suficiente colocar recipientes com água perto dos radiadores. Isso ajudará a manter as mãos hidratadas tanto durante o dia quanto durante a noite.
- Usar luvas.
- Evitar o consumo de tabaco e álcool. Fumar um cigarro ou ingerir álcool gera radicais livres, o que afeta consideravelmente e negativamente a pele e seu estado.
- Evitar água muito quente ou muito fria durante o banho. As temperaturas extremas desidratam a pele. O mesmo ocorre quando lavamos as mãos, especialmente se usarmos produtos agressivos.
As melhores cremes para mãos rachadas pelo frio para tratar e prevenir a secura
Alguns dos cremes para as mãos, formulados com ingredientes reparadores, nutritivos e hidratantes, que ajudarão a acalmar a irritação causada pela queda das temperaturas e pela secura que recomendamos:
CeraVe creme reparador para as mãos
Com três ceramidas essenciais, ácido hialurônico e glicerina, este creme da CeraVe, ajuda a restaurar a barreira protetora da pele, ao mesmo tempo que hidrata profundamente, alivia e proporciona conforto instantâneo às mãos extremamente secas e irregulares. Além disso, proporciona suavidade e ajuda a dar uma aparência saudável.
La Roche-Posay Cicaplast creme reparador para as mãos
Graças ao seu efeito de barreira resistente à lavagem e fricção, o creme reparador para as mãos Cicaplast da La Roche-Posay, acalma, protege contra as agressões externas e restaura a barreira cutânea das mãos muito secas e rachadas. Trata a irritação e vermelhidão, graças à sua fórmula à base de niacinamida e glicerina, que nutre e amacia profundamente.
Avène Cold Cream creme de mãos concentrado
Este creme de mãos Cold Cream da Avène, nutre e protege contra o vento, frio e outros agressores externos. Sua fórmula hidratante com Água Termal da Avène e glicerina, nutre a pele seca e danificada, ao mesmo tempo que alivia a sensação de irritação e protege contra as temperaturas extremas.
Ducray Ictyane creme para as mãos
Além de hidratar e nutrir profundamente, graças ao sorbitol, manteiga de karité e glicerina, o creme para as mãos Ictyane da Ducray, trata a secura cutânea, protege do estresse ambiental, restaura a barreira cutânea e proporciona conforto imediato às mãos muito secas e rachadas. Agora que você já sabe como os cambios bruscos de temperatura afetam nossa pele e como cuidar das mãos rachadas pelo frio... Vocês querem que façamos uma seleção dos nossos cremes e esfoliantes para as mãos mais recomendados? Não percam nosso blog!