Tabla de contenidos
Para muitos, a primavera é acompanhada de sintomas como espirros, congestão nasal, comichão nos olhos ou lacrimejamento excessivo. Isto deve-se à rinite alérgica ou febre dos fenos. Aqui, explicamos como podemos ajudar a melhorar os seus sintomas e que produtos nos podem ajudar a fazê-lo.
O que é a rinite sazonal?
A rinite alérgica, também conhecida como febre dos fenos, é uma reação exagerada do sistema imunitário aos alergénios presentes no ar, como o pólen, os ácaros, o bolor e os pêlos de animais, entre os mais comuns. É também conhecida como rinite sazonal, porque atinge o seu ponto mais alto na primavera.
Esta doença afecta milhões de pessoas todos os anos. E, embora não seja grave, pode ser incómoda, afectando a qualidade de vida dos doentes.
Sintomas da rinite alérgica
Os sintomas mais comuns da febre dos fenos incluem:
- Espirros muito frequentes.
- Congestão nasal e corrimento nasal.
- Comichão no nariz, olhos e garganta.
- Olhos lacrimejantes ou irritados.
- Fadiga e dificuldade de concentração.
Rinite, como se pode curar?
A rinite alérgica não costuma ter uma cura definitiva na maioria dos casos, embora existam tratamentos muito eficazes para controlar e aliviar os sintomas. A abordagem dependerá do tipo de rinite que se tem.
Tratamento da rinite alérgica
Qual é o melhor tratamento para a rinite alérgica? Como podemos melhorar os seus sintomas? Para o tratamento da febre dos fenos, a abordagem ideal consiste em reduzir a exposição ao alergénio. Isto ajudará a reduzir a intensidade da resposta do nosso organismo ao estímulo. Podemos também recorrer a tratamentos adequados para reforçar as nossas defesas naturais.
O que é melhor para a alergia nasal?
Se quer saber o que é melhor para a rinite, eis as nossas recomendações para o ajudar a tornar esta fase mais suportável.
1. Limpeza nasal diária: este é o primeiro passo para aliviar a congestão. Neste caso, recomendamos o RhinomerAllergy, um spray de água do mar enriquecido com aloé vera, para ajudar a acalmar e proteger a mucosa nasal. Pode ser utilizado várias vezes ao dia, ajudando a eliminar os alergénios acumulados que desencadeiam estes sintomas. Não tem efeitos secundários e é adequado para toda a família.
2. melhorar a congestão nasal: Pranarôm Allergoforce Spray Nasal contém uma fórmula à base de óleos essenciais (como o eucalipto radiata, hortelã-pimenta e lavanda) que descongestiona, acalma e protege contra os alergénios. Tem um efeito de barreira muito útil quando utilizado antes de sair à rua ou quando em contacto com estímulos.
O que tomar em caso de rinite alérgica?
Pranarôm Allergoforce Capsules é um suplemento alimentar com óleos essenciais de orégãos, limão e hortelã-pimenta que fortalece o sistema respiratório e ajuda a acalmar a irritação da garganta e a congestão nasal. É um apoio ideal em alturas de alergia intensa.
Outras dicas a considerar se estiver a tentar reduzir a exposição a alergénios:
- Ventilar os quartos ou salas de manhã, quando há menos pólen no ar.
- Utilizar filtros HEPA nos aspiradores e aparelhos de ar condicionado.
- Lavar a roupa e o cabelo depois de estar ao ar livre.
- Evite secar a roupa ao ar livre durante os dias de elevada concentração de pólen.
- Usar óculos de sol quando sair ao ar livre para reduzir o contacto do pólen com os olhos.
Sabemos que a rinite alérgica pode ser muito incómoda, mas com uma rotina de prevenção correta, a utilização de tratamentos naturais e o aconselhamento profissional, é possível mantê-la sob controlo. Tem dúvidas sobre qual é o produto mais adequado para si ou para a sua família? Não hesite em consultar a nossa equipa farmacêutica.
























