Tabla de contenidos
O corrimento nasal, ou mais vulgarmente conhecido como rinorreia, é uma situação muito incómoda e um sintoma muito comum nestes tempos de frio e de mudanças de temperatura, bem como nas alergias sazonais. Hoje dizemos-lhe como a pode prevenir e o que pode fazer para a tratar.
O que é a rinorreia nasal?
A rinorreia nasal é uma secreção excessiva de muco, que sai do nariz. Este muco pode ser aquoso (caraterístico de constipações, gripes e alergias) ou mais espesso (relacionado com inflamações ou infecções respiratórias).
Causas da rinorreia nasal
As causas mais comuns de rinorreia são as seguintes:
- Infecções virais ou bacterianas: associadas a constipações ou outros processos respiratórios. Geralmente é acompanhada de mal-estar, congestão, espirros, tosse ou febre.
- Rinite alérgica: causada pela exposição a um alergénio, como o pólen ou os ácaros do pó. É geralmente acompanhada de outros sintomas, como lacrimejo e espirros.
- Rinite vasomotora: pode ser provocada por um odor muito forte, alterações de temperatura, stress...
Diferença entre congestão nasal e rinorreia
A rinorreia e a congestão nasal são a mesma coisa? São muitas vezes confundidas, mas não, não são a mesma coisa:
- Congestão nasal: refere-se à sensação de nariz entupido. Torna a respiração difícil, mas pode não haver muco presente. Esta congestão pode provocar rinorreia.
- Rinorreia nasal: trata-se de um corrimento ou pingo no nariz.
Em caso de rinorreia, o objetivo do tratamento será sempre o seguinte
- Tratar a irritação das mucosas.
- Aliviar os sintomas.
- Melhorar a respiração.
Como cortar a rinorreia
Quando a congestão nasal é intensa, recomenda-se a utilização de um descongestionante como o Rhinovin para aliviar a sensação de nariz entupido e melhorar a respiração.
O Rhinovin também reduz o inchaço da mucosa nasal. No entanto, é um vasoconstritor, pelo que deve ser utilizado durante um máximo de 3-5 dias de cada vez, para não criar um efeito de ricochete, e deve ser complementado com lavagens com água do mar, como o Rhinomer, 1-2 vezes por dia.
Como prevenir a rinorreia
O método de prevenção mais eficaz contra a rinorreia é a lavagem nasal com soluções isotónicas ou hipertónicas (para descongestionar) de água do mar, como o Rhinomer.
Rhinomer limpa e lava o excesso de muco e mantém a mucosa nasal hidratada. Como medida preventiva, pode ser utilizado 1-2 vezes por semana. Imediatamente após a utilização, recomenda-se que se expulse o muco.




























