Acne menstrual: porque ocorre e como evitá-la

Acne menstrual: porque ocorre e como evitá-la
Tabla de contenidos

A relação entre a acne e a menstruação é muito temida, especialmente pelas adolescentes, e pode ser explicada pelo síndrome pré-menstrual. Neste período, muitas mulheres também se sentem irritadas ou de mau humor e notam inchaço ou cãibras. De fato, aproximadamente 65% delas têm espinhas antes da menstruação, segundo um artigo do The Journal Clinical and Aesthetic Dermatology. Por que isso acontece? Neste artigo, tentaremos responder por que isso ocorre e como evitá-lo.

Por que aparece a acne antes da menstruação?

No ciclo menstrual, ocorrem uma série de mudanças hormonais naturalmente a cada 28 dias, mais ou menos. No entanto, isso não afeta apenas o sistema reprodutivo, mas é um processo que afeta todo o organismo. Os efeitos dos hormônios são variados e a acne menstrual é um dos sintomas mais evidentes. Por sua vez, a testosterona é uma das protagonistas principais. Ela aumenta na adolescência em ambos os sexos e as pesquisas indicam que é um fator chave no desenvolvimento dessa condição de pele. Especificamente, cerca de 70% dos adolescentes a sofrem nesta época de suas vidas. A boa notícia é que costuma melhorar ou desaparecer na idade adulta, embora 80% dos adultos que a mantêm sejam mulheres. Novamente, a razão está na atividade hormonal, que continua flutuando. Em contraste, costuma se estabilizar nos homens. As alterações hormonais provocam inúmeras mudanças durante o ciclo menstrual, o que explica a relação entre a progesterona e a acne. Por exemplo, pode afetar a sensibilidade, hidratação e velocidade de regeneração da pele. Além disso, costuma estar mais oleosa, daí a relação tão próxima entre acne e menstruação. É comum que as espinhas apareçam cerca de cinco dias antes do início do período menstrual. Elas aparecem principalmente no rosto, mas também podem ser encontradas no peito e nas costas. No entanto, tendem a desaparecer no final da menstruação.

Como ocorrem as espinhas na menstruação?

Alguns dias antes da menstruação, os níveis hormonais de andrógenos, como a testosterona, aumentam no organismo. Consequentemente, as glândulas sebáceas são ativadas e a produção de sebo aumenta. Dessa forma, tanto o sebo quanto a gordura gerada interferem diretamente na formação da acne. Se eles se acumulam nos poros, inflamam, ficam vermelhos e infectados. Como resultado, ocorre a formação de cravos e espinhas.

Como combater a acne na menstruação?

Para muitas mulheres, a dupla formada por acne e menstruação é um problema. Diante disso, a grande maioria decide ir ao médico para tentar estabilizar seus níveis hormonais. Uma das práticas comuns para isso é prescrever um anticoncepcional. Sem dúvida, com ele pode-se experimentar uma melhoria notável na ocorrência de espinhas durante a menstruação. No entanto, também é necessário estar ciente de todos os efeitos colaterais que ele apresenta. Portanto, outra recomendação é seguir um estilo de vida saudável com exercício físico diário e uma dieta equilibrada. Essa combinação melhora significativamente a aparência da pele.

Como cuidar da pele para evitar a acne antes da menstruação?

O ideal é limpá-la e hidratá-la diariamente com produtos não comedogênicos. Na medida do possível, deve-se evitar maquiá-la e favorecer a ingestão de líquidos para ajudar na eliminação de toxinas pela urina e pelo suor. Os especialistas no assunto nos indicam que, para combater com sucesso as espinhas de acne durante a menstruação, os seguintes conselhos costumam ser de grande ajuda:

  • Manter a higiene facial. O ideal é usar produtos suaves como, por exemplo, uma água micelar. Se, pelo contrário, optar-se por soluções mais fortes ou esfoliantes, talvez se estimulem demais as glândulas sebáceas e se obtenha o efeito contrário. Ao comprar cremes antiacne ou maquiagens, é conveniente que sejam não comedogênicos.
  • Não manipular as espinhas. O motivo é que se pode rasgar a pele e provocar uma mancha que se pigmentará ou uma cicatriz, devido à ferida.
  • Reduzir o consumo de laticínios. Se consumir laticínios durante a menstruação, é melhor que sejam desnatados. Além disso, é conveniente evitar o consumo de carboidratos simples, como batatas ou pão branco, e açúcares refinados. O que é recomendável é consumir alimentos ricos em água e fibra como frutas e verduras.
  • Praticar exercício. A atividade física aumenta a oxigenação celular e ajuda a eliminar toxinas.
  • Dormir bem. Um bom descanso e evitar situações mais estressantes ajudarão a controlar a relação entre a acne e a menstruação.

Quais outras mudanças ocorrem na pele durante este período?

A baixa proteção dos hormônios femininos no ciclo menstrual pode fazer com que a pele fique muito mais sensível e seca do que o habitual. Além disso, é possível que aumente o suor corporal. Tudo isso é muito significativo, especialmente nas mulheres que têm problemas de dermatite atópica, de contato ou psoríase. Não é em vão que elas verão como seus sintomas se exacerbam e pioram durante a menstruação.

É recomendável procurar um dermatologista para tratar a acne menstrual?

Ter espinhas na menstruação é algo muito comum, mas se provoca certos desconfortos ou uma preocupação excessiva, será necessário procurar um profissional qualificado. Existem formas de lidar com elas, conforme mencionado, prestando atenção à alimentação, higiene e estilo de vida. No entanto, se essas medidas não forem suficientes e piorarem mês a mês, um especialista deverá avaliar o caso, pois pode exigir um tratamento mais específico. De fato, a acne persistente durante o ciclo menstrual pode esconder uma patologia como a síndrome do ovário policístico. Na Farmaciasdirect, sabemos que a acne e a menstruação são uma combinação muito desagradável para muitas mulheres. Por isso, em nossa loja online há diferentes produtos antiacne com os quais cuidar da pele durante todo o ano e ter sempre uma aparência saudável.