Como cuidar da pele atópica?

Como cuidar da pele atópica e mantê-la hidratada e protegida diariamente
Tabla de contenidos

É uma doença de pele que afecta tanto crianças como adultos, caracterizada por comichão, secura e vermelhidão, bem como pelo aparecimento de possíveis surtos causados por mudanças bruscas de temperatura, maus hábitos na rotina... Não sabe como cuidar da pele atópica? Continue a ler, nós contamos-lhe tudo.

Surtos na pele com atopia

As mudanças de temperatura e a nossa higiene diária podem ter uma grande influência na saúde da nossa pele. Quando está frio, por exemplo, temos tendência a usar água muito quente quando tomamos banho, o que tem um efeito negativo na pele, especialmente se tivermos dermatite atópica. Isto faz com que a pele fique vermelha, seca e com comichão. Factores como estes podem ter um efeito:

  • Produtos com a capacidade de irritar a pele sensível, como detergentes, sabonetes, banhos de espuma, etc.
  • As alergias (ao pó, ao pólen, a diversos fungos, etc.).
  • Certas fibras sintéticas do vestuário.

O que fazer para cuidar da pele atópica

Esta série de factores exige uma série de cuidados consequentes para prevenir ou curar a pele atópica:

  • O excesso de roupa pode ser prejudicial. As crianças, em particular, vestem-se frequentemente de forma excessiva para não se constiparem. Em muitos casos, acabam por transpirar e isso danifica a pele. Ainda mais se a pele já estiver danificada.
  • Secar a pele com cuidado. É preferível utilizar toalhas de algodão sem esfregar para evitar danificar e irritar as zonas afectadas.
  • Evite esfregar peças de vestuário sintéticas. Recomenda-se que escolha peças de vestuário de algodão e evite as sintéticas e de lã, que tendem a provocar reacções alérgicas na pele.
  • Não é recomendada a utilização de amaciadores de roupa.
  • Existem géis de"sabão sem sabão" (também chamado "sabão syndet"), cremes de duche ou óleos de duche, cada um com um nível diferente de emoliência, uma vez que a sua pele pode pedir um ou outro em alturas diferentes.
  • Manter um ambiente húmido nos quartos. Para evitar a secura excessiva da pele, é aconselhável manter os interiores húmidos, especialmente durante o inverno devido à utilização de aquecimento.
  • É muito importante proteger a pele dos raios solares durante todo o ano, bem como prestar especial atenção às zonas mais sensíveis.

Conselhos farmacêuticos para a pele atópica

Para além de seguir estes cuidados, a utilização de produtos dermatológicos adequados é fundamental para manter a pele hidratada, apaziguada e protegida. Eis algumas das fórmulas mais eficazes:

Eucerin Atopicontrol: ideal para as peles com tendência atópica. Contém ómega 6 e Licochalcone A, ingredientes que acalmam a irritação e reduzem a comichão, reforçando a barreira cutânea.

La Roche-Posay Lipikar Baume AP+M: a sua fórmula com manteiga de karité, niacinamida e o exclusivo Aqua Posae Filiformis ajuda a reequilibrar o microbioma cutâneo e a aliviar a secura extrema.

Avène Xeracalm A.D: com a tecnologia I-modulia®, reduz a comichão e a irritação causadas pela secura, proporcionando conforto mesmo em erupções cutâneas activas.

A-Derma Exomega Control: o seu extrato de aveia Rhealba limpa e hidrata suavemente, reforçando as defesas naturais da pele atópica.

Estes produtos são recomendados tanto para adultos como para crianças e bebés e podem ser perfeitamente integrados na rotina diária de higiene e cuidados corporais para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de dermatite atópica.