Tabla de contenidos
O uso de produtos de aloe vera para o estômago está se tornando cada vez mais difundido. Porquê? Porque é uma planta que tem certas propriedades graças às quais alguns problemas relacionados com este órgão podem ser tratados. Dois dos mais comuns são o refluxo gastroesofágico e a azia.
Diferenças entre refluxo e azia
É comum confundir estes dois desconfortos, mas na realidade apresentam sintomas diferentes. Assim, é muito útil saber identificá-los para aplicar o tratamento adequado em cada caso.
Falamos de acidez quando o conteúdo do estômago é excessivamente ácido devido a um aumento na secreção das células da mucosa gástrica. Por outro lado, quando esse conteúdo retorna ao esôfago, é chamado de refluxo.
Vamos tentar torná-lo um pouco mais visual. Para além destes conceitos teóricos, que sintomas podemos identificar em ambos os casos?
- Sintomas de azia. Tem uma sensação de dor localizada no abdómen. Geralmente aparece depois de comer.
- Sintomas de refluxo. A queimadura está localizada ao nível do peito devido ao contacto do conteúdo do estômago com a mucosa do esófago. Além disso, pode ser percebido na garganta e até mesmo nos fazer regurgitar o conteúdo.
O que pode ser feito nesta situação? Uma boa solução é usar aloe vera para o estômago.
Como o Aloe Vera pode ajudar no refluxo?
O revestimento do esôfago não é projetado para suportar a acidez dos sucos gástricos que sobem do estômago. Portanto, devido às suas propriedades gastroprotetoras, a planta aloe vera é recomendada na indigestão, aloe vera para refluxo.
Na verdade, mesmo que o dano já tenha ocorrido, também pode ajudar a curar pequenas úlceras. Entre os benefícios que proporciona, destaca-se a sua capacidade alcalinizante. Isto é o que o torna adequado para compensar o excesso de alimentos ácidos na nossa dieta diária e ajudar a prevenir o refluxo.
Além disso, deve-se levar em conta que, se o que comemos permanecer muito tempo no estômago, esses problemas são mais prováveis de aparecer.
A utilidade do aloe vera para o refluxo baseia-se nas enzimas digestivas que contém e que ajudam a acelerar a digestão dos alimentos.
Como tomar aloe vera para indigestão?
Embora o uso mais popular seja tópico, a planta também pode ser ingerida. Tomando desta forma, tem inúmeros benefícios que ajudam diferentes órgãos internos.
O uso de aloe vera para o estômago é devido às suas propriedades curativas e sua capacidade de reduzir a inflamação e azia. A maneira adequada de consumi-lo para aliviar o desconforto estomacal é ingerindo o gel da planta ou usando produtos que o contenham.
Consumo de Aloe Vera para azia, indigestão e refluxo
Antes de falar sobre como consumir folhas de aloe vera para o estômago, é importante mencionar um dos seus componentes: aloína. Esta substância é uma toxina amarelada que a planta secreta quando cortada e que pode ser prejudicial para o corpo humano se ingerida.
Consequentemente, a fim de ingerir uma folha de aloe vera com segurança, é necessário remover este componente. Como é feito? Em primeiro lugar, temos que cortar um caule da parte mais baixa da planta e o mais próximo possível do tronco, para que o resto possa continuar crescendo sem problemas.
Em seguida, faremos outro corte no topo e colocaremos a folha na extremidade mais grossa em um copo de água. Ele deve estar lá por pelo menos 24 horas, e precisaremos trocar a água entre 3 e 4 vezes.
Se após este tempo não estiver limpo e transparente, terá de ser mudado novamente e esperar um pouco mais. Uma vez pronto, pode ser consumido. Mas como?
Sumo de aloé vera, água e mel
Para esta preparação, você vai precisar de 3-4 colheres de sopa do gel, uma colher de sopa de mel e um copo de água. Adicione tudo ao liquidificador até obter uma textura líquida. Podemos tomar um pequeno copo deste sumo antes das refeições.
Sumo de maçã e aloé vera
Maçã e aloe vera combinam perfeitamente. Esta mistura é muito interessante para combater o mau colesterol ou eliminar toxinas, entre outras coisas.
Para preparar esta bebida, você só vai precisar de duas ou três colheres de sopa da polpa de aloe e uma maçã lavada e cortada. Misture tudo no liquidificador até não ficar grumoso e, se for grosso, pode adicionar água.
Sumo de morango e aloé vera
Este smoothie é purificante, antioxidante, reduz o colesterol e ajuda a eliminar a retenção de líquidos. Você precisa de 10 morangos limpos e cortados com três colheres de sopa da polpa de aloe.
Em seguida, misture os ingredientes até ficarem homogêneos e, se desejar, você pode adicionar um copo de água ou gelo para deixá-lo mais frio. Todas estas bebidas devem ser tomadas cerca de 20 minutos antes de cada refeição para reduzir o refluxo ácido.
Gavinatura, um produto de farmácia natural com aloe vera
Por outro lado, quem preferir tomar um produto farmacêutico comprovado ou algo já preparado, pode optar por alguns dos que temos na Farmaciasdirect. Aqui está a nossa recomendação:
Gavinatura para o refluxo
Esta fórmula foi concebida com aloé vera para azia e refluxo, uma vez que protege o estômago, previne a irritação e neutraliza o ácido. É um produto que alivia os sintomas da indigestão de forma eficaz e rápida.
Os comprimidos de Gavinatura têm um complexo molecular de polissacáridos de aloé vera e Malva sylvestris. Da mesma forma, em sua composição existem certos minerais naturais, como nahcolite e calcário, bem como açúcar de cana e aroma natural.
Seu mecanismo de ação cria uma película protetora que reduz o contato entre os sucos gástricos e a mucosa. Além disso, pode ser usado por longos períodos, inclusive durante a gravidez e amamentação.
Aloe vera para o estômago é uma solução muito eficaz para aliviar os sintomas relacionados com o refluxo e azia. No entanto, se depois de colocar estas dicas em prática o desconforto persistir, é aconselhável consultar um médico.



























