Tabla de contenidos
Os gases e o inchaço são dois incómodos digestivos muito comuns na população; sentimo-nos como se tivéssemos um balão no estômago. Por vezes, esta sensação é acompanhada de outros sintomas, como roncos intestinais, arrotos ou, em alguns casos, até mesmo dor.
Embora estes problemas não sejam normalmente graves, podem afetar a qualidade de vida das pessoas que deles sofrem.
Porque é que surgem os gases e o inchaço?
As principais causas são:
- Má digestão de certos alimentos: Alguns são mais difíceis de digerir, como as leguminosas, a couve, a cebola, os lacticínios (se for intolerante à lactose) ou os alimentos ultra-processados.
- A deglutição excessiva de ar, que pode ocorrer quando se come demasiado depressa ou, por exemplo, quando se bebe por uma palhinha.
- Desequilíbrio da microbiota intestinal, conhecido como disbiose. Ocorre quando as bactérias intestinais são perturbadas, por exemplo, quando são produzidos mais gases do que o habitual.
- Stress e ansiedade: também afetam o ritmo digestivo, levando ao inchaço.
- Síndroma do intestino irritável: É uma das causas mais frequentes de desconforto digestivo recorrente e é aconselhável consultar um médico para que possa ser prescrito o tratamento mais adequado ou para que a situação possa ser avaliada especificamente.
Como melhorar a digestão?
- Comer mais devagar e, sobretudo, mastigar bem, pois a digestão começa na boca e quanto melhor triturarmos os alimentos, menos trabalho terá o intestino.
- Reduzir o consumo de álcool, refrigerantes e alimentos ultra-processados, pois favorecem a fermentação e acumulação de gases.
- Incorpore na sua alimentação alimentos fermentados ou fibras prebióticas como o kefir ou o iogurte natural. A kombucha e as papas de aveia ajudam a reequilibrar o microbiota.
- Mantenha-se hidratado , bebendo muita água. A água facilita o trânsito intestinal e previne a obstipação.
- Mexa-se: caminhar ou praticar ioga pode reduzir significativamente os gases que se acumulam no estômago.
Suplementos alimentares para melhorar o inchaço
Podemos também recorrer à fitoterapia quando o considerarmos adequada. Quais são os que recomendamos?
- Aboca Finocarbo Plus: Este suplemento alimentar contém carvão ativo para absorver o excesso de gases e extrato de funcho para melhorar a digestão. É ideal, por exemplo, quando fazemos uma refeição muito grande para reduzir a sensação de peso e a flatulência.
- Aboca Coligast Fast Tisane: Trata-se de uma opção de infusão com uma ação calmante sobre o intestino, para reduzir o inchaço e favorecer naturalmente a eliminação dos gases. Além disso, tomar uma tisana quente após as refeições ajuda a relaxar e a melhorar a digestão.
- Pranarom Digest Comfort: Neste caso, são utilizados óleos essenciais como a hortelã-pimenta, o cardamomo e o cominho. Estes óleos ajudam a reduzir a sensação de peso, relaxam os músculos abdominais e facilitam o conforto digestivo. Quando temos um inchaço agudo, podem ajudar-nos de forma rápida e eficaz.
Como evitar os gases ou a barriga inchada?
- Ouvir o nosso corpo é sempre a coisa mais importante. Devemos guiar-nos pela forma como nos sentimos. Se notar que certos alimentos lhe fazem sempre sentir mal, é melhor evitá-los.
- Não abuse das soluções rápidas, pois o importante é equilibrar e fazer funcionar bem o seu corpo, e não apenas disfarçar o sintoma.
- Se os gases forem muito frequentes, se surgirem dores intensas ou se houver muitas alterações no trânsito intestinal, o melhor é consultar um médico para avaliar a situação e excluir outras patologias ou prescrever o tratamento mais adequado.






































