Tabla de contenidos
O paracetamol é um ingrediente ativo ouvido por todos, mas será que o conhece realmente? Farmaciasdirect diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre o paracetamol, os seus usos e efeitos, para que possa tirar o máximo partido dele para a sua saúde e bem-estar.
O que é o paracetamol e para que é utilizado?
O paracetamol é um medicamento com propriedades analgésicas e antipiréticas, pelo que alivia dores ligeiras a moderadas (desconforto em constipações e gripes, dores de cabeça, dores musculares, dores dentárias, dores de costas, etc.) e reduz a febre.
Quem pode tomar paracetamol?
Pode ser tomado por adultos e crianças, tendo sempre em conta que, para cada idade e fase da vida, existe uma forma farmacêutica diferente de paracetamol e uma dosagem diferente em função do peso do indivíduo.
Quanto tempo é que o paracetamol demora a fazer efeito?
O paracetamol em comprimidos demora 30 a 60 minutos após a administração para fazer efeito.
Outras formas de dosagem, tais como paus, saquetas, comprimidos de libertação rápida ou xaropes, normalmente fazem efeito mais rapidamente.
Além disso, o paracetamol actua mais rapidamente se for tomado com o estômago vazio. Com o estômago cheio (especialmente se tiverem sido ingeridos alimentos gordurosos), a absorção é retardada e demora mais tempo a fazer efeito.
A duração do efeito para todas as formas de dosagem é de 4-6 horas.
Efeitos secundários possíveis do paracetamol
O paracetamol é um medicamento que é geralmente bem tolerado, mas, como todos os medicamentos, pode causar efeitos secundários:
O paracetamol pode produzir efeitos secundários no fígado, uma vez que se trata de um medicamento que é metabolizado no fígado (aumento das transaminases e outros, hepatotoxicidade, iterícia).
O paracetamol pode igualmente provocar hipotensão, tonturas, desorientação, excitabilidade, reacções alérgicas, hipoglicemia ou perturbações hemolíticas.
O paracetamol é anti-inflamatório?
O paracetamol não tem uma atividade anti-inflamatória apreciável, exceto em algumas patologias não reumáticas, mas não em grande escala. Por conseguinte, não é considerado anti-inflamatório como os AINE.
O paracetamol necessita de receita médica?
Atualmente, as embalagens de 10 unidades (solução, pó, comprimidos, etc.) podem ser dispensadas sem receita médica. Isto deve-se ao facto de ser considerado um tratamento para a febre ou dores ligeiras a moderadas numa base ad hoc.
As embalagens maiores requerem uma receita médica porque são consideradas um tratamento crónico.
O que é que os nossos farmacêuticos recomendam?
O outono chegou para ficar, com as suas clássicas gripes e constipações incómodas. E aqui, o paracetamol desempenha um papel fundamental:
Se os sintomas como mal-estar, febre, dor de cabeça, congestão nasal e tosse seca já estiverem presentes, recomendamos a toma de um medicamento para a gripe. Por isso, recomendamos que tenha sempre à mão Frenadol Forte, com uma fórmula que contém paracetamol para as dores e a febre, dextrometorfano para a tosse, clorfenamina para tratar a coriza e vitamina C.
O paracetamol pode aliviar uma dor de garganta, mas se achar que é insuficiente, pode complementar com rebuçados Strepsils. Pode encontrá-las em diferentes sabores, com e sem lidocaína. Reduzem a inflamação e a dor, para além de acalmarem a garganta.
































