Tabla de contenidos
O outono e as mudanças de temperatura andam de mãos dadas com as constipações. Espirros, congestão nasal, mal-estar... sintomas que nos fazem sentir mal e que podem alterar o nosso ritmo e rotina diários. Na Farmaciasdirect, dizemos-lhe como pode prevenir a constipação comum e o que pode fazer para a tratar.
Quais são os sintomas da constipação comum?
A constipação comum é uma infeção ligeira do trato respiratório superior, que se pode manifestar com os seguintes sintomas
- Congestão nasal
- Corrimento ou pingo no nariz
- Mal-estar
- Dores de cabeça
- Espirros
- Dor de garganta
- Olhos lacrimejantes ou com comichão
- Febre baixa
Ao contrário da gripe, a constipação comum não é normalmente acompanhada de dores musculares graves ou de febre alta.
O vírus da constipação é contagioso?
Sim, a constipação pode ser transmitida principalmente de duas formas:
- Contacto direto: tocando numa pessoa infetada ou em objectos que ela tenha utilizado ou com os quais tenha entrado em contacto.
- Por via aérea: por meio da inalação de gotículas respiratórias da pessoa infetada ao tossir, espirrar ou falar.
Causas da constipação comum
A constipação é geralmente causada por vírus, especialmente rinovírus, que, embora não se tornem normalmente complicados, causam muito desconforto e mal-estar durante cerca de 5-10 dias.
Como se pode prevenir a constipação?
Os agentes causadores da constipação podem viver nas superfícies durante várias horas, pelo que, se tocarmos na superfície e depois levarmos as mãos à cara, à boca ou aos olhos, podemos ficar infectados. Por esta razão, as medidas higiénico-sanitárias são essenciais para a prevenção da constipação comum:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
- Evitar tocar na cara.
- Utilizar lenços de papel descartáveis.
- Ventilar os espaços fechados.
- Tapar a boca quando tossir ou o nariz quando espirrar.
- Manter a distância.
- Usar uma máscara.
Remédios para as constipações
Para tratar uma constipação, vamos aliviar os sintomas para melhorar o bem-estar do paciente. Na Farmaciasdirect, recomendamos a utilização de:
- Descongestionantes nasais: se sofre de congestão nasal.
- Analgésicos e antipiréticos: se tiver mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e/ou febre.
- Antitússicos: em caso de tosse.
- Anti-inflamatórios, analgésicos e até anestésicos: para aliviar a dor de garganta e melhorar as mucosas. Nestes casos, recomendamos os Strepsils, que são rebuçados que reduzem a inflamação e a dor, ao mesmo tempo que acalmam a garganta.
- Anti-gripe: Se tivermos todos os sintomas, podemos recorrer a medicamentos anti-gripe, que contêm fórmulas com ingredientes activos que procuram tratar todos estes sintomas. Recomendamos o Frenadol, que é um medicamento utilizado para o alívio sintomático de gripes e constipações. Contém paracetamol (para tratar a febre, o mal-estar, as dores), dextrometorfano (para a tosse) e outros princípios activos.
Mesmo que tome qualquer uma destas opções, lembre-se de a complementar com uma boa alimentação e um descanso adequado.
Lembre-se de que, se a febre for muito alta, se houver dificuldade em respirar ou dor no peito, dor ou descarga dos ouvidos e/ou se o muco atingir o peito, deve consultar um médico.



































