Tabla de contenidos
Não sabe o que tomar para dor de estômago? É muito comum associar a dor de estômago a algum tipo de desconforto na área do abdômen onde estão localizados outros órgãos do sistema digestivo e também responsáveis pela digestão.
Portanto, para este tipo de doença ou desconforto na área, é necessário usar o termo médico correto: dor abdominal. Geralmente, a dor na área abdominal não precisa ser grave, apenas um indicador de possível indigestão ou intolerância alimentar.
No entanto, em caso de desconforto ou dor intensa é muito importante consultar um profissional para que ele possa lhe oferecer um diagnóstico mais preciso.
Na Farmaciasdirect temos também produtos que aliviam estas dores irritantes com medicamentos para o sistema digestivo e produtos concebidos para as prevenir.
A partir do nosso portal web pode comprar medicamentos das principais marcas farmacêuticas sem ter de sair de casa para que cheguem rápida e facilmente à sua casa.
O que tomar para dor de estômago
Aqui está uma lista dos melhores produtos para tomar para dor de estômago:
- Eno, sal de fruta. Um dos medicamentos estomacais mais usados para acabar com azia ou azia em adultos e crianças com mais de 12 anos de idade. Só é necessário dissolvê-lo em água para tomá-lo após refeições pesadas ou nos primeiros sintomas de desconforto.
- Almax Dose Única 500mg. Estes comprimidos irão ajudá-lo a tratar e aliviar a azia e azia causada por refeições pesadas ou como sintoma de outras doenças que criam este tipo de desconforto estomacal. Isto só pode ser tomado medicamente a partir dos 12 anos de idade.
- Iberogast Gotas Orales. A través destas gotas pode aliviar os sintomas causados por doenças gastrointestinais como gastrite ou dispepsia e outros sintomas associados à dor de estômago. Destinado a adultos e crianças a partir dos 12 anos de idade.
É muito possível que este tipo de dor desapareça naturalmente após algumas horas e sem a necessidade de medicação.
Também é possível fazer uso de produtos médicos de venda livre, como antiácidos que ajudam a aliviar esses sintomas enquanto aguarda um diagnóstico mais rigoroso dado pelo seu médico.
Além disso, quando este tipo de dor aparece, recomenda-se:
- Mantenha-se hidratado, especialmente se for acompanhado de vómitos ou diarreia.
- Promova a digestão comendo alimentos macios e não temperados.
- Evite o consumo de álcool ou gorduras nocivas.
- Mantenha-se em repouso e sente-se ou deite-se sempre numa posição confortável.
A todas estas indicações pode acrescentar o uso de medicamentos de venda livre que ajudam a aliviar e eliminar dores de estômago ocasionais para evitar que o impeça de realizar todas as tarefas do seu dia a dia.
Estes medicamentos vêm em formatos que são convenientes para usar e transportar consigo, tais como gotas, comprimidos ou pastilhas e, em alguns casos, saquetas convenientes para tomar a dose exata em formato líquido.
Sintomas e causas da dor de estômago
Agora que você já sabe o que levar para a dor de estômago, vamos entender melhor a origem dessa condição. A dor de estômago está frequentemente relacionada com sintomas como:
- Azia
- Tosse
- Náusea
- Flatulência
- Vómita
- Cólicas
- Hemorragia
- Stress
- Hérnias
- Obstipação
Existem outras causas possíveis para que este tipo de desconforto apareça na zona abdominal, no entanto, estas são algumas das mais comuns.
Tipos de dor abdominal
O aparecimento deste tipo de desconforto pode ser muito variado. No entanto, e tomando como referência algumas das possíveis causas da dor de estômago, podemos classificá-la como:
Cólica: no caso de a dor não aparecer e desaparecer dependendo, muito provavelmente, da presença de um corpo estranho, como cálculos renais ou biliares ou simplesmente como uma reação do corpo à menstruação.
Dor localizada: quando você consegue reconhecer um local específico onde a dor aparece dentro da área abdominal e é constante. Neste caso, dependendo da área podemos dizer que, em geral:
- Dor aguda no poço do estômago indica possível gastrite.
- A dor no lado direito pode estar relacionada a uma inflamação do fígado ou cálculos biliares.
- Dor no lado esquerdo, possíveis problemas no baço
- A dor nas costelas pode ser causada pela inflamação da vesícula biliar e pelo aparecimento de pedras.
- Dor logo abaixo da mama esquerda como resposta a um distúrbio cardíaco.
- Dor na parte inferior do abdómen pode indicar peritonite.
Dor tipo cãibra: também conhecida como cólicas, geralmente é acompanhada de diarreia, acúmulo de gases, distensão abdominal e até ocorre devido ao aparecimento de febre.
Bibliografia
Valdivia Roldán, M. (2011). Gastrite e gastropatias. Jornal de Gastroenterologia do Peru, 31(1), 38-48.




























