Urticária na pele: sintomas, tipos e tratamento

Urticária na pele: tipos e os melhores cremes anti-histamínicos de farmácia
Tabla de contenidos

A pele é a primeira barreira de defesa do nosso organismo. Quando algo corre mal, um dos primeiros sinais que pode aparecer é a urticária na pele. Farmaciasdirect diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre a urticária e quando pode estar relacionada com uma picada de inseto.

O que é a urticária na pele?

A urticária é uma reação inflamatória da pele caracterizada pelo aparecimento de vergões avermelhados, elevados, com prurido e comichão, como resultado da vasodilatação e inflamação. Estas lesões ou pápulas podem variar em tamanho e forma e desaparecem em horas ou dias, embora se deva ter em atenção que podem reaparecer noutras zonas do corpo.

Trata-se de uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades e sexos.

Sintomas da urticária

Os sintomas mais caraterísticos da urticária são o aparecimento de vergões ou pápulas avermelhadas ou rosadas, que se acompanham de comichão intensa e inchaço da zona. Desaparece espontaneamente em poucas horas.

  • Comichão intensa.
  • Vergões avermelhados ou cor de pele, em relevo e com bordos bem definidos.
  • As lesões podem mudar de forma e desaparecer ou reaparecer em minutos ou horas.
  • Pode também ocorrer urticária com angioedema.

Causas

Porque é que ocorre a urticária? Ocorre porque a pele reage a uma ameaça através da libertação de histamina e de outros químicos na pele, provocando os sintomas acima referidos.

As causas mais comuns de urticária na pele incluem:

  • Reacções alérgicas.
  • Infecções virais ou bacterianas, por exemplo, mononucleose.
  • Factores físicos, como a exposição ao frio, ao calor, à pressão, à fricção, à luz solar ou mesmo à água.
  • Stress ou ansiedade: factores emocionais como o stress e a ansiedade podem desencadear e agravar a urticária.
  • Doenças auto-imunes, como a doença da tiroide, lúpus ou alguns cancros.

Embora possam aparecer em qualquer parte do corpo, podem tornar-se graves, como no caso do angioedema, ou levar a uma reação alérgica sistémica.

Tipos de urticária

Existem 2 tipos de urticária, consoante a duração dos sintomas:

  • Urticária aguda: É a mais frequente, durando geralmente menos de 6 semanas. Pode ser provocada pela ingestão de alimentos, medicamentos, infecções virais ou bacterianas, frio, calor, picadas de insectos...
  • Urticária crónica: dura mais de 6 semanas e prolonga-se no tempo. A causa não está geralmente estabelecida, mas pode ter uma componente autoimune ou estar relacionada com níveis elevados de stress e ansiedade.

Quanto tempo dura a urticária?

Normalmente, a urticária desaparece em menos de 24 horas, embora possa reaparecer nos dias seguintes e voltar a desaparecer. Nos casos de urticária crónica, pode durar meses ou mesmo anos, com fases alternadas de estabilidade e crises.

Urticária devido a picadas de insectos

O verão traz consigo os mosquitos, a exposição a outros insectos e as suas picadas. É nesta altura do ano que a maior parte dos médicos e farmacêuticos são consultados por causa das picadas de insectos, que muitas vezes não se manifestam apenas por inchaço e comichão ocasional na zona, mas podem também surgir urticárias em resposta ao veneno dos insectos. Estão frequentemente associadas a mosquitos, percevejos e pulgas. Pode aliviar os sintomas utilizando um creme para a urticária, como o Fenistil, com propriedades anti-histamínicas.

Como prevenir e melhorar a urticária urticante

A melhor forma de prevenir a urticária é evitar ser picado. Para o fazer, aconselhamos a seguir as seguintes recomendações:

  • Evitar o amanhecer e o anoitecer ou as zonas de águas paradas para evitar as picadas de mosquitos.
  • Usar roupa comprida e larga.
  • Evitar as zonas arborizadas sem proteção adequada.
  • Evitar os perfumes de cheiro doce.
  • Utilização de redes mosquiteiras.
  • Utilizar repelentes de insectos: tópicos, eléctricos, difusores, sprays...
  • Fumigar.
  • Se vive com animais de estimação, desparasite-os.

O melhor anti-histamínico para a urticária nas farmácias

A forma de atuar eficaz e diretamente sobre a urticária causada pela picada é fazê-lo topicamente, utilizando cremes para a urticária:

Fenistil

Trata-se de um medicamento de venda livre para picadas e irritações. A sua ação anti-histamínica tópica alivia instantaneamente a comichão e melhora a pele irritada e a urticária. Isto é possível graças ao seu ingrediente ativo, o maleato de dimetindeno, um anti-histamínico que combate a libertação de histamina, reduzindo assim a inflamação, o inchaço, a comichão, a vermelhidão e a urticária.

Este medicamento anti-histamínico pode também ser utilizado em queimaduras solares ligeiras e queimaduras superficiais. É adequado para adultos e crianças a partir dos dois anos de idade e está disponível em formato de gel e roll-on.

Óleo ou gel de duche Syndet

São produtos de higiene que não alteram a barreira cutânea durante o banho e proporcionam conforto. A palavra deriva do termo inglês"synthetic detergent", pelo que quando falamos de syndet estamos a referir-nos a detergentes sintéticos, mais conhecidos como"sabão sem sabão".

Cremes, géis ou bálsamos calmantes e reparadores

Os produtos de higiene diária e de hidratação para a pele com urticária devem incluir nas suas fórmulas ingredientes activos calmantes, reparadores, regeneradores e protectores. Neste caso, é importante ter em conta que a utilização destes produtos será complementar ao tratamento tópico dos sintomas.

Lembre-se que se a urticária não melhorar ou piorar, recomendamos que consulte um médico. Se tiver dúvidas, pode consultar a nossa equipa farmacêutica.