Tabla de contenidos
Durante o ano, estamos normalmente muito conscientes de que devemos cuidar de nós próprios, tanto em termos de alimentação como de atividade física. Mas, quando chega o verão, esquecemo-nos de ambos: pomos a nossa vida em suspenso, relaxamos e deixamos de lado os nossos hábitos de vida saudáveis. Mas, neste post, vamos mostrar-lhe como é importante mantê-los e não se tornar sedentário. Por isso, activeo seu corpo e diga adeus ao sedentarismo e olá à vida saudável!
Dicas para melhorar a sua saúde no verão
Descanso e férias não devem ser sinónimos de inatividade. O facto de irmos descansar durante alguns dias não significa que tenhamos de levar uma vida pouco saudável, nem que fiquemos imóveis. De facto, o corpo descansa e recupera muito melhor quando está em movimento. E quando é que podemos aproveitar a oportunidade para retomar as actividades que tínhamos adiado por falta de tempo? Bem, durante as férias. Portanto, não tem desculpa.
Durante o ano, passamos muitas horas sentados, especialmente as pessoas que trabalham em escritórios ou que passam muitas horas de pé ou a conduzir. Por isso, agora é a altura ideal para ativar o seu corpo.
Muitos estudos associam um estilo de vida sedentário a uma vasta gama de doenças (1, 3, 4, 5), incluindo problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e cancro. Além disso, pode também influenciar os distúrbios de humor e até os ciclos de sono. É por isso que o desporto é conhecido como uma multi-pílula, por todos os benefícios que traz ao nosso organismo (2).
A boa notícia é que não é necessário passar longas horas de treino num ginásio ou inscrever-se em desportos sofisticados. Basta uma boa caminhada, um passeio de bicicleta ou um mergulho para fazer a diferença. O importante aqui é mexer-se e afastar-se de um estilo de vida sedentário.
Como ativar o seu corpo e a sua saúde durante as férias
Entre os exercícios para ativar o seu corpo, bastam actividades simples:
- Dar um passeio diário , por exemplo, nas horas mais frescas do dia, de manhã cedo ou ao fim da tarde.
- Dar um passeio com o seu animal de estimação.
- Brinque com os seus filhos, netos ou animais de estimação.
- Explore os trilhos pedestres na sua área local.
- Se vive num apartamento, use as escadas em vez do elevador.
Benefícios do exercício diário
Os benefícios do movimento e do exercício físico para o nosso corpo não são apenas físicos, mas também emocionais e mentais.Vários estudos relacionaram o exercício e os seus efeitos positivos na saúde mental(6), reduzindo a ansiedade ou o stress, melhorando os ciclos de sono e a qualidade do sono, por isso considere o exercício e o movimento como uma forma de ouvir o seu corpo de dentro para fora.
Por isso, mantenha-se saudável no verão e mexa-se por prazer. Encontre o exercício para ativar todo o corpo que seja mais fácil de cumprir e implementar na sua rotina, tanto nas suas férias como no seu dia a dia. Lembre-se que pode consultar as suas dúvidas através do aconselhamento farmacêutico da Farmaciasdirect.
Bibliografia:
- Biswas, A., et al. (2015) Tempo sedentário e sua associação com o risco de incidência de doenças, mortalidade e hospitalização em adultos: uma revisão sistemática e meta-análise Annals of Internal Medicine, 162(2), 123-132.
- Ekelund, U., et al. (2016). Será que a atividade física atenua, ou mesmo elimina, a associação prejudicial do tempo sentado com a mortalidade? Uma meta-análise harmonizada de dados de mais de 1 milhão de homens e mulheres. The Lancet, 388(10051), 1302-1310.
- Booth, F. W., Roberts, C. K., & Laye, M. J. (2012). A falta de exercício é uma das principais causas de doenças crónicas. Comprehensive Physiology, 2(2), 1143-1211.
- Patterson, R., et al. (2018). Comportamento sedentário e risco de mortalidade por todas as causas, cardiovascular e por cancro, e diabetes tipo 2 incidente: uma revisão sistemática e uma meta-análise de resposta à dose . European Journal of Epidemiology, 33(9), 811-829.
- Owen, N., et al. (2010) Too much sitting: the population-health science of sedentary behavior (Demasiado sentado: a ciência do comportamento sedentário na saúde da população), Exercise and Sport Sciences Reviews, 38(3), 105-113.
- Schuch, F. B., et al. (2016). o exercício como tratamento para a depressão: uma meta-análise ajustada ao viés de publicação. Journal of Psychiatric Research, 77, 42-51.






































