Tabla de contenidos
Já alguma vez sentiu que, numa situação de stress, apareceram manchas ou vergões? É mais comum do que parece, afinal de contas, as emoções manifestam-se na pele. Na Farmaciasdirect dizemos-lhe como identificar, prevenir e tratar a urticária de stress.
O que é a urticária na pele?
A urticária é uma doença de pele que provoca o aparecimento súbito de vergões, manchas ou pápulas de diferentes tamanhos e formas. Trata-se de lesões inchadas e elevadas, de cor avermelhada e que podem ser acompanhadas de comichão.
A doença ocorre em resposta à libertação de histamina e de outras células pelo sistema imunitário. Trata-se, portanto, de uma resposta de defesa a um agente considerado uma ameaça.
Tipos de urticária
Dependendo do agente desencadeante e da duração, os tipos mais comuns de urticária são
- Urticária aguda: O agente desencadeante é geralmente um alergénio presente num alimento, agente externo, medicamento ou picada de inseto.
- Urticáriacrónica: O agente desencadeante é desconhecido, mas a duração da urticária é prolongada no tempo.
- Urticária física: Frio, calor, pressão... são os agentes desencadeantes deste tipo.
- Urticária de stress: o agente desencadeante é o stress causado por estímulos emocionais intensos. Pode ocorrer de forma intermitente ou ao longo do tempo e tornar-se crónica.
O que é o stress e como afecta a nossa saúde?
O que conhecemos como stress é, na verdade, uma resposta natural do nosso corpo a uma situação de risco, ameaçadora ou desafiante para ele.
Quando esta situação de "risco" é percebida, o nosso corpo começa a libertar cortisol e adrenalina, hormonas que nos preparam para responder rapidamente à ameaça percebida. O problema surge quando estas quantidades se mantêm elevadas durante muito tempo, podendo tornar-se prolongadas e crónicas ao longo do tempo, com efeitos negativos para nós:
- As nossas defesas são reduzidas, tornando-nos mais susceptíveis a infecções.
- Problemas digestivos, como gases, gastrite, diarreia, obstipação, dores, perda de apetite...
- Alterações do humor: cansaço, fadiga, problemas de sono, irritabilidade...
- Alteraçõescutâneas, como acne, psoríase, rosácea ou urticária.
Urticária de stress, o que é?
A urticária de stress é um tipo de urticária que se origina quando o nosso sistema imunitário detecta uma emoção ou uma situação de ansiedade como perigosa, desencadeando esta afeção cutânea.
Sintomas de urticária
Podemos identificar a urticária porque:
- Aparecem vergões vermelhos ou esbranquiçados, com um bordo irregular.
- Há irritação, comichão, ardor e sensação de picada.
- Os sintomas aparecem de repente e desaparecem ao fim de pouco tempo, embora haja casos em que podem durar muito tempo e tornar-se crónicos.
Como identificar a urticária de stress
Por outro lado, para saber que a urticária é causada pelo stress, é necessário verificar se estamos a sofrer de urticária relacionada com o stress:
- Estamos a atravessar um período difícil do ponto de vista emocional.
- Sentimos frequentemente uma pressão psicológica.
- Vivemos com uma ansiedade constante.
Por conseguinte, o stress não afecta apenas a nossa mente ou o nosso ritmo de vida, pode também afetar o nosso corpo como um todo. Por isso, gerir as emoções e o stress é essencial para a nossa saúde e bem-estar.
Tratamento da urticária de stress
Uma vez que a histamina é libertada, os anti-histamínicos são idealmente utilizados para a neutralizar. Estes podem ser tomados por via oral ou aplicados topicamente diretamente na zona.
Um bom tratamento tópico para a urticária de stress é o Fenistil, um medicamento de venda livre. O seu ingrediente ativo é o maleato de dimetindeno, um anti-histamínico que alivia a comichão ao mesmo tempo que atenua a urticária ou as erupções cutâneas em áreas pequenas e localizadas. O Fenistil é também um medicamento para a comichão e a irritação associadas a reacções alérgicas da pele, como as causadas por picadas de mosquitos e outros insectos. Pode ser utilizado por adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade, 2 a 4 vezes por dia.
Em alguns casos, pode ser necessário utilizar corticosteróides orais ou tópicos para tratar a urticária e os seus sintomas.
Lembre-se que o tratamento com corticosteróides orais e anti-histamínicos deve ser prescrito por um médico. Sempre que os sintomas persistirem ou se agravarem, deve procurar aconselhamento médico. Pode também procurar o apoio do seu alergologista para monitorizar a condição e a sua recorrência, e procurar ajuda psicológica para o ensinar a gerir as suas emoções.
Como se pode prevenir a urticária de stress?
A urticária de stress pode ser prevenida desde que se controle o agente desencadeante; para tal, Farmaciasdirect sugere
- Melhorar o seu estilo de vida: dormir o suficiente, seguir uma dieta equilibrada e fazer exercício físico regular.
- Atuar na gestão do stress, das emoções e da rotina diária.
A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social. Assim, compreendermo-nos a nós próprios e a forma como gerimos o nosso dia a dia, as nossas emoções e tudo o que nos acontece é essencial para manter a nossa saúde... e pode ser aprendido e posto em prática todos os dias com a ajuda certa.













