Tabla de contenidos
A digestão é algo presente nas nossas vidas e indispensável para nos mantermos vivos. Tudo corre bem até que "algo corre mal" e começamos a sentir-nos doentes. Se este problema não for tratado, pode tornar-se complicado e levar a outras doenças. Na Farmaciasdirect falamos consigo sobre como melhorar a digestão através dos melhores hábitos saudáveis para o sistema digestivo.
O que é a digestão
A digestão é um processo vital para o nosso organismo e o mecanismo pelo qual o nosso corpo obtém nutrientes dos alimentos. Em cada uma das fases da digestão, diferentes proteínas e mecanismos intervêm para quebrar os alimentos em nutrientes para que possam ser absorvidos.
Este processo envolve vários órgãos: boca, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas, intestino grosso, esófago...
Benefícios da digestão
Os nutrientes que obtemos através da digestão são absorvidos pelo nosso organismo e utilizados pelas nossas células para realizar todas as funções do corpo, o que implica que o nosso corpo funcione como um todo, pelo que é muito importante seguir uma boa dieta. Se mantivermos uma boa digestão, obteremos nutrientes de qualidade nas quantidades corretas que são necessárias para a nossa saúde.
Factores que afectam a digestão
Existem vários factores que afectam o nosso processo de digestão, alguns dos quais são
- Não seguir uma alimentação saudável, variada e equilibrada: abusar de açúcares, fritos, alimentos ultra-processados ou álcool.
- Comer depressa: o nosso corpo não se apercebe que começou a comer, não se sente saciado e faz-nos comer mais.
- Não mastigar bem.
- Stress, nervosismo e ansiedade: alteram o microbiota intestinal e a sua funcionalidade.
- Sedentarismo: o exercício físico favorece o trânsito intestinal.
O que é uma má digestão?
A expressão "má digestão" refere-se aos sintomas que podem surgir durante o processo de digestão se este não for efectuado corretamente: sensação de peso no estômago, inchaço, gases, refluxo, azia, náuseas, dores de estômago, dores intestinais.
Pode ser temporária e ser causada por um dos factores acima mencionados. Mas se persistir ao longo do tempo e/ou se os sintomas se agravarem, deve consultar o seu médico.
10 hábitos saudáveis para o sistema digestivo
Na Farmaciasdirect, oferecemos-lhe 10 dicas para alcançar uma óptima saúde digestiva.
- Faça uma dieta saudável, variada e equilibrada. Opte por vegetais e frutas para obter um bom suprimento de fibras.
- Limite o consumo de molhos, alimentos ultra-processados e condimentados.
- Evitar as grandes refeições. Recomenda-se a ingestão de 5 refeições por dia, em pequenas quantidades, divididas em pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
- Mastiguebem, coma devagar e não tenha pressa.
- Beba muita água, o que facilita a absorção dos nutrientes.
- Não se deite ou durma logo após comer.
- Pratique exercício físico regularmente para melhorar o esvaziamento gástrico e o funcionamento do intestino.
- Evitar o consumo de álcool e tabaco.
- Gerir o stress, tentar relaxar, pode utilizar técnicas de relaxamento.
- Cuide do seu microbiota, para que a absorção de nutrientes possa ocorrer corretamente, bem como para evitar a obstipação. A toma de probióticos pode ajudar.
O que tomar para a digestão?
Se quiser saber o que é bom para a digestão, eis a nossa recomendação farmacêutica:
Vitae Oliovita Gastro
É um suplemento alimentar que protege e regenera a mucosa intestinal, graças à sua composição rica em:
- Beta-glucanos: melhora a atividade da microbiota e do sistema imunitário. Proporciona benefícios prebióticos para a nossa microbiota ou flora intestinal.
- Óleo de espinheiro marítimo: repara, reidrata, regenera, protege... por outras palavras, reduz a inflamação.
Vitae Oliovita Gastro é altamente recomendado em casos de doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, colite ulcerosa, inflamação digestiva associada a intolerâncias ou doença celíaca. Pode também ser utilizado para aliviar os efeitos negativos dos medicamentos na mucosa intestinal. 2 cápsulas por dia (ou 4 cápsulas por dia em caso de crise) podem ser tomadas em duas doses separadas.
Gavinatura
O suplemento alimentar ideal para utilizar em caso de indigestão, dores de estômago, azia e hiperacidez gástrica. Protege a mucosa gástrica, combate a acidez e previne a irritação. E fá-lo naturalmente graças à sua composição rica em aloé vera, malva sylvestris e camomila.
É muito fácil de tomar, pois os comprimidos dissolvem-se diretamente na boca. São também muito agradáveis de tomar graças ao seu sabor a limão. Recomenda-se a toma de um comprimido após cada refeição principal e outro antes de deitar.
Gavinatura pode ser tomado por adultos e crianças a partir dos 6 anos de idade. É igualmente adequado durante a gravidez e a amamentação.
Aboca Colilen SII
Suplemento alimentar recomendado para tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável, para aliviar os sintomas de dor, inchaço abdominal e irregularidade intestinal. O seu ActiMucin patenteado (composto por resinas, polissacáridos e polifenóis) forma uma película sobre a mucosa intestinal, protegendo-a assim das substâncias irritantes.
Tomar 2 cápsulas antes do pequeno-almoço, 2 cápsulas antes do almoço e 2 cápsulas antes do jantar. Recomenda-se continuar o tratamento com Aboca Colilen IBS durante 2-6 semanas e voltar a tomar se os sintomas reaparecerem.
Pranarom Oleobiótico Saúde Intestinal
Este é um suplemento alimentar que melhora o funcionamento do nosso intestino e, com ele, o desconforto associado. É particularmente recomendado em viagem, pois alteramos o nosso ritmo e a nossa alimentação, o que pode afetar o comportamento intestinal.
Oleobiotic da Pranarom contém óleo essencial de orégãos, canela e anis estrelado, princípios activos que aliviam o desconforto, regulam o trânsito e reduzem os gases. Tomar 1 cápsula antes ou durante as refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar) durante 5 dias.
Se tiver dúvidas sobre qual o suplemento a tomar em função do seu caso, pode consultar a nossa equipa de farmacêuticos especialistas através do nosso formulário de atenção farmacêutica. Lembre-se também que, sempre que os sintomas persistirem ou se agravarem, deve consultar o seu médico em .




































